Por que incentivar funcionário a pensar sobre carreira e desenvolvimento?

Profissionais qualificados tornam a empresa qualificada.

A empresa que conta com uma equipe motivada e engajada tem mais eficiência e resiliência, está mais preparada para enfrentar diferentes desafios.

Por que incentivar funcionários a pensar sobre carreira e desenvolvimento? Porque todos ganham. Confira também o que fazer para motivar uma equipe de vendas de verdade

Equipe qualificada, empresa idem

Uma empresa pode vender os mais variados produtos, oferecer serviços complexos e levar sua marca para todo o país e até mesmo para todo o mundo.

Mas para isso acontecer, um item é fundamental: pessoas.

É a equipe que fará as coisas acontecerem. Seja o time de vendas, o pessoal do administrativo ou até mesmo a turma da manutenção e limpeza, são as pessoas que fazem a magia acontecer.

Pessoas desmotivadas e sem comprometimento, trarão resultados no máximo medianos e sua falta de engajamento pode até mesmo afetar o relacionamento com os clientes.

Por isso, os funcionários devem se sentir valorizados não apenas financeiramente como também profissionalmente.

Além disso, a empresa enfrentará diversos desafios ao longo de sua jornada. Crises, expansões, retrações, imagem da marca, tudo isso exige pessoas com criatividade, engajamento e motivação para trazer novas ideias e soluções.

Carreira e desenvolvimento

As pessoas têm diferentes pretensões para suas vidas pessoais e profissionais. Para alcançar objetivos como comprar uma casa ou um carro, casar, ter filhos ou viajar, as pessoas precisam de recursos que obtêm trabalhando. Quanto mais qualificado um profissional, quanto mais estudo e conhecimento, maior deve ser a sua renda.

Esta relação entre qualificação x renda x realização de sonhos, deve ser compreendida e apresentada ao funcionário.

Por isso, é importante que a empresa mantenha um diálogo com os colaboradores e saiba quais seus objetivos profissionais e o que esperam da empresa.

A empresa, por outro lado, também tem seus objetivos e depende de seus colaboradores para alcançá-los. Se quer aumentar as vendas, deve ter uma equipe comercial engajada. Se quer aumentar a participação de mercado, deve ter uma equipe de marketing criativa.

Ter um plano de carreira é o primeiro passo para motivar o funcionário. Faça uma relação dos postos de trabalho, da quantidade de funcionários, das funções necessárias, das exigências e conhecimentos necessários e pesquise a média salarial.

Defina objetivos concretos e prazos para promoções. Mas nunca prometa algo se não souber se será possível cumprir.

Estudos

Estimule os funcionários a estudar, sempre. Seja graduação, pós-graduação ou cursos de especialização.

Tenha sempre registrado o nível de escolaridade dos funcionários e peça que informem quando fizerem cursos, mesmo que não sejam pagos pela empresa.

Nem todas as empresas têm condições de oferecer bolsas de estudo, sejam totais ou parciais.

Mas as empresas podem pesquisar formas de oferecer cursos online, in company (na sede da empresa) ou fazer parcerias com instituições de ensino, sindicatos e associações para oferecer descontos.

Quando se sentem estimulados a estudar, as pessoas se sentem mais motivadas e criativas e todos ganham. Ganha o funcionário ao adquirir novos conhecimentos e ganha a empresa com um funcionário motivado e que pode trazer novas ideias e soluções.

Feedback

A empresa deve manter um canal de comunicação com seus colaboradores. O diálogo é fundamental. Uma das maneiras de se fazer este diálogo e entender as necessidades dos funcionários é através do feedback.

O feedback é processo de conversa, orientação e definição de metas entre empresa e funcionário.

O processo deve ser feito pelo gestor responsável pelo departamento, pelo superior imediato. A conversa deve ser feita somente entre gestor e colaborador, em uma sala reservada, sem a presença de outras pessoas, nem que sejam do mesmo departamento.

Eventualmente, alguém do RH poderá participar de alguma etapa para ajudar o gestor e intermediar ou orientar a conversa.

É com o feedback que o gestor irá entender o momento do(a) colaborador(a) e informar o que espera do mesmo. A conversa deve ser franca, sincera e ao mesmo tempo cordial e tranquila.

Com o feedback, empresa e colaboradores poderão chegar a um denominador comum e procurar traçar objetivos para ambos.

Empresas que adotam esta ferramenta aumentam a produtividade e a retenção de bons funcionários.

E você? O que está esperando para incentivar seus funcionários a pensar sobre carreira e desenvolvimento?

Redação Juros Baixos

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