Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O planejamento é o ato de se preparar e se organizar para atingir um ou mais objetivos. Todo empresário deve ter o planejamento estratégico, tático e operacional como pilares da empresa.

Você sabe a diferença entre estes tipos de planejamento? Vamos explicar.

Planejamento

Se a empresa quer aumentar sua participação no mercado, lançar um novo produto, aumentar o número de filiais ou simplesmente sair do vermelho e conseguir pagar as contas, precisa se organizar e se preparar para atingir suas metas. É aí que entra o planejamento.

Vamos imaginar que você quer viajar para o exterior nas suas férias. Se você fizer um planejamento adequado, poderá conseguir passagens e hospedagem com preços mais acessíveis. Mas, se por outro lado, deixar para comprar na última hora, faltando algumas semanas para viajar, com certeza pagará mais caro.

O planejamento empresarial pode ser divido em 3 diferentes níveis: estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico

É o planejamento de longo prazo, que deve durar em torno de cinco anos (no mínimo).

O planejamento estratégico determina o rumo que a empresa irá tomar, quais seus principais objetivos e linhas de atuação seja em relação ao mercado ou ao produto.

A responsabilidade pelo planejamento estratégico é dos proprietários e dos diretores da empresa. Em empresas de grande porte é responsabilidade de um Conselho.

Pode envolver grandes somas de recursos e investimentos e os responsáveis irão determinar se estes virão dos sócios, de investidores externos ou de empréstimos e financiamentos bancários.

É neste nível de planejamento que são tomadas decisões como:

  • Aumento de participação no mercado
  • Introdução ou retirada de produtos
  • Aquisição de outras empresas ou abertura de filiais
  • Expansão da fábrica
  • Substituição de equipamentos

Planejamento tático

Enquanto o planejamento estratégico é de longo prazo, o planejamento tático é de curto prazo e médio prazo.

Powered by Rock Convert

Este nível de planejamento é de responsabilidade de Diretores e Gerentes e envolve ações para alavancar os resultados, buscando oportunidades dentro do mercado em que a empresa atua.

São ações de:

  • Marketing
  • Campanhas publicitárias
  • Comunicação institucional
  • Qualidade e prazo de entrega de produtos
  • Qualificação de mão de obra.

O planejamento tático responde a perguntas como: O que será feito? Quando será feito? Por quem será feito?

Planejamento operacional

É o planejamento de curto prazo, que envolve a rotina, o dia a dia da empresa.

O objetivo é maximizar os resultados, ou seja, obter o melhor retorno para os recursos da empresa.

O planejamento operacional trata de:

  • Planos como vendas do período (semestre, ano)
  • Orçamento
  • Captação de clientes

É de responsabilidade de gerentes e coordenadores, sua execução envolve prazo para entrega e os recursos necessários para execução e, de acordo com o professor e consultor Masakazu Hoji (autor de livros como Administração Financeira na Prática): “Envolve decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior flexibilidade quanto aos ajustes durante o período de implementação.”

O plano operacional segue o tático que, por sua vez, segue o estratégico.

Fazer o planejamento é uma tarefa da mais alta importância. Para os pequenos empresários a orientação é não tentar “abraçar o mundo”, ou seja, não tente fazer todos os níveis de planejamento sozinho.

Enquanto as grandes empresas contam com um quadro de Diretores e Gerentes, as empresas de menor porte têm outra realidade. Por isso, empresas pequenas devem procurar a ajuda de profissionais como Consultores, Contadores, Administradores e Economistas para fazer o planejamento da empresa.

Agora que você conhece os três tipos de planejamento, confira estas 10 dicas para acertar um planejamento financeiro empresarial simples

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares