O planejamento é o ato de se preparar e se organizar para atingir um ou mais objetivos. Todo empresário deve ter o planejamento estratégico, tático e operacional como pilares da empresa.
Você sabe a diferença entre estes tipos de planejamento? Vamos explicar.
Planejamento
Se a empresa quer aumentar sua participação no mercado, lançar um novo produto, aumentar o número de filiais ou simplesmente sair do vermelho e conseguir pagar as contas, precisa se organizar e se preparar para atingir suas metas. É aí que entra o planejamento.
Vamos imaginar que você quer viajar para o exterior nas suas férias. Se você fizer um planejamento adequado, poderá conseguir passagens e hospedagem com preços mais acessíveis. Mas, se por outro lado, deixar para comprar na última hora, faltando algumas semanas para viajar, com certeza pagará mais caro.
O planejamento empresarial pode ser divido em 3 diferentes níveis: estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico
É o planejamento de longo prazo, que deve durar em torno de cinco anos (no mínimo).
O planejamento estratégico determina o rumo que a empresa irá tomar, quais seus principais objetivos e linhas de atuação seja em relação ao mercado ou ao produto.
A responsabilidade pelo planejamento estratégico é dos proprietários e dos diretores da empresa. Em empresas de grande porte é responsabilidade de um Conselho.
Pode envolver grandes somas de recursos e investimentos e os responsáveis irão determinar se estes virão dos sócios, de investidores externos ou de empréstimos e financiamentos bancários.
É neste nível de planejamento que são tomadas decisões como:
- Aumento de participação no mercado
- Introdução ou retirada de produtos
- Aquisição de outras empresas ou abertura de filiais
- Expansão da fábrica
- Substituição de equipamentos
Planejamento tático
Enquanto o planejamento estratégico é de longo prazo, o planejamento tático é de curto prazo e médio prazo.
Este nível de planejamento é de responsabilidade de Diretores e Gerentes e envolve ações para alavancar os resultados, buscando oportunidades dentro do mercado em que a empresa atua.
São ações de:
- Marketing
- Campanhas publicitárias
- Comunicação institucional
- Qualidade e prazo de entrega de produtos
- Qualificação de mão de obra.
O planejamento tático responde a perguntas como: O que será feito? Quando será feito? Por quem será feito?
Planejamento operacional
É o planejamento de curto prazo, que envolve a rotina, o dia a dia da empresa.
O objetivo é maximizar os resultados, ou seja, obter o melhor retorno para os recursos da empresa.
O planejamento operacional trata de:
- Planos como vendas do período (semestre, ano)
- Orçamento
- Captação de clientes
É de responsabilidade de gerentes e coordenadores, sua execução envolve prazo para entrega e os recursos necessários para execução e, de acordo com o professor e consultor Masakazu Hoji (autor de livros como Administração Financeira na Prática): “Envolve decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior flexibilidade quanto aos ajustes durante o período de implementação.”
O plano operacional segue o tático que, por sua vez, segue o estratégico.
Fazer o planejamento é uma tarefa da mais alta importância. Para os pequenos empresários a orientação é não tentar “abraçar o mundo”, ou seja, não tente fazer todos os níveis de planejamento sozinho.
Enquanto as grandes empresas contam com um quadro de Diretores e Gerentes, as empresas de menor porte têm outra realidade. Por isso, empresas pequenas devem procurar a ajuda de profissionais como Consultores, Contadores, Administradores e Economistas para fazer o planejamento da empresa.
Agora que você conhece os três tipos de planejamento, confira estas 10 dicas para acertar um planejamento financeiro empresarial simples
Comentários