Muita gente se pergunta qual a diferença do cartão de crédito para o cartão de débito. É o seu caso? Pois aqui está a resposta definitiva!

A grande diferença entre esses dois cartões é que, com um, você faz o pagamento a prazo; com o outro, o pagamento é à vista.

E ainda existem os cartões múltiplos. Nesses casos, o cartão tem as opções de débito e crédito, e aí o usuário escolhe qual usar na hora de fazer sua compra. Veja mais a seguir.

Entenda a diferença entre cartão de crédito e débito

Um cartão de crédito funciona para compras a prazo. Com ele, você faz uma compra e só paga no dia do vencimento da fatura.

Já com o cartão de débito, você faz uma compra à vista. Só que, em vez de pagar com dinheiro vivo, você faz o pagamento da compra com o cartão. Então, o dinheiro é descontado direto da sua conta no banco.

Cartão de crédito: como funciona 

Um cartão de crédito permite o pagamento a prazo das suas compras. Ou seja, você faz sua compra hoje, mas só paga o valor realmente no dia do vencimento da fatura. Ou antes, se você antecipar o pagamento da fatura.

Para permitir isso, a operadora do cartão faz o pagamento para o vendedor de quem você comprou. Por isso, quando você faz o pagamento da fatura, está pagando a operadora, e não exatamente o comerciante de quem você comprou.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de um cartão de crédito é que, com ele, você não precisa ter dinheiro imediato para fazer sua compra. Afinal, seu pagamento será feito apenas no vencimento da fatura, não no momento da compra.

Essa possibilidade a prazo facilita a aquisição de bens e serviços, uma vez que você não precisa ter o dinheiro em mãos para a compra. 

Também há a vantagem de que é possível fazer o parcelamento dos valores. Muitas vezes, inclusive, esse parcelamento é sem juros. Então, você pode dividir o preço do que comprou em 3 vezes, por exemplo, e vai pagar essas parcelas nos três meses seguintes, sem qualquer adicional por esse parcelamento.

Mas aí, vale destacar que algumas compras cobram, sim, juros. Por isso, é essencial conferir isso na hora de pagar com o cartão de crédito. Com juros, você vai pagar parcelado mais do que pagaria pelo bem à vista.

Falando ainda das vantagens do cartão de crédito, podemos citar a praticidade dele, uma vez que você não precisa ter dinheiro na mão para fazer sua compra. O cartão também garante mais segurança, pois só pode ser usado com senha; e ainda é possível, muitas vezes, usar programas de pontos e milhas.

O cliente também consegue fazer um maior planejamento financeiro, pois conseguirá acompanhar no aplicativo do cartão os seus gastos.

Mas sem planejamento financeiro, o cartão de crédito pode se tornar um grande problema. Pode acontecer um descontrole financeiro e então, na hora de pagar, o usuário pode não ter dinheiro suficiente.

O cartão também favorece as compras por impulso, pois mesmo sem dinheiro o cliente consegue comprar. E ainda há os juros altos, que vão ser difíceis de quitar se você deixar os débitos em aberto.

Cartão de débito: como funciona 

Um cartão de débito funciona para o pagamento à vista. Assim que o cartão é usado, o valor é descontado direto da conta corrente do cliente. 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do cartão de débito é a facilidade que ele oferece para as compras à vista. Com ele, o pagamento será feito na hora, mas sem que o usuário precise andar com dinheiro vivo na carteira.

Esse tipo de cartão também favorece o controle financeiro. Sem dinheiro, o consumidor não consegue comprar. Se ele não consegue comprar e não faz compras a prazo, os riscos de acumular dívidas são nulos.

Já as desvantagens do cartão de débito incluem, por exemplo, a impossibilidade de parcelar a compra. O valor é descontado automaticamente, ao todo, direto da conta do cliente. Enquanto que o cartão de crédito permite esse parcelamento.

Além disso, o cartão de débito limita as compras. Afinal, se o cliente não tiver dinheiro em conta, a compra não será aprovada.

Cartão múltiplo: crédito e débito no mesmo cartão

Agora que você já sabe qual a diferença do cartão de crédito para o cartão de débito, deve estar se perguntando o que é o cartão múltiplo. Ele é uma “terceira via” bem popular.

O cartão múltiplo nada mais é do que um cartão que tem tanto a opção de crédito, quanto a opção de débito.

Assim, na hora de fazer o pagamento, o consumidor precisa indicar se vai pagar em crédito ou débito. Assim, o operador do caixa poderá selecionar a opção na maquininha de cartão.

O cartão múltiplo é o tipo mais comum para quem tem conta em um banco e um cartão de crédito associado a ela. Em vez de ter, então, um cartão de crédito e um de débito, o usuário passa a contar com um único cartão para as duas alternativas de pagamento.

Qual a melhor opção? 

A melhor opção, entre cartão de crédito e débito, vai depender do perfil do cliente. Se você tem um perfil com bom controle financeiro, qualquer tipo de cartão será interessante. 

Se o objetivo for comprar a prazo, o cartão de crédito vai trazer exatamente o que você precisa. Seja ele apenas de crédito ou um cartão múltiplo.

Agora, se você tem pouco controle financeiro, prefira um cartão de débito. Com ele, suas compras ficarão limitadas: se não tiver dinheiro em conta, você não vai adquirir nada. Essa limitação pode ser incômoda, mas vai evitar que você acumule dívidas.

Como e quando usar cada um?

Na hora de pagar uma compra, o cartão de crédito costuma ser a melhor opção para casos de um grande valor. Com ele, você poderá parcelar a compra, desafogando o seu orçamento.

Já o cartão débito é indicado para compras menores. Ele também é ideal para quando você perceber contas acumuladas no crédito. Para evitar que elas saiam do controle, você pode optar pelo débito e então, quando seu dinheiro acabar em conta, não vai conseguir mais comprar. Isso pode evitar dívidas.

Como saber se meu cartão é crédito ou débito?

Quando o cartão é de apenas crédito, ele não costuma ter nada escrito na sua frente. Quando é de débito, o número da conta no banco vai aparecer nele.

Mas, para ter certeza se seu cartão é de crédito ou débito, confira seu contrato com a financeira. Vale a pena também tirar essa dúvida com o banco, ligando para ele.

Onde encontrar e contratar 

Na dúvida de como conseguir cartão de crédito ou débito? Para conseguir o seu, basta entrar em contato com o banco ou financeira desejado e solicitar o cartão.

Essa solicitação pode, na maioria das vezes, ser feita pela internet. As empresas também permitem a solicitação pelo app, agência ou por telefone. Basta conferir as opções no site da empresa escolhida.

Comentários