Existem alguns mecanismos que tornam mais segura a relação entre empresas e consumidores. Um deles é por meio da consulta ao CPF do cliente, prática regular no mercado e que visa informar o perfil financeiro de cada indivíduo. 

Neste artigo você entende quais os motivos que levam a consulta e confere como saber quais empresas consultaram o seu CPF. 

Por que a consulta do CPF é feita?

A consulta do CPF costuma ser feita após a solicitação de algum produto ou serviço financeiro, como cartões de crédito e empréstimos, a instituições e empresas. Nesse cenário, será feita uma análise para que o credor entenda se você é ou não um bom pagador. Afinal, é necessário entender se você tem condições de arcar com os pagamentos mensais. 

Em outras palavras, as consultas servem para avaliar o risco da disponibilização do crédito e evitar fraudes, pois com essa análise também é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos furtados, por exemplo. 

Como saber quem consultou o seu CPF?

Existem algumas maneiras de visualizar quem consultou o seu CPF, uma delas é com o CPF Protegido da Foregon, marketplace de produtos e serviços financeiros parceiro do birô de crédito Boa Vista.  

De acordo com Gustavo Marquini, CEO da fintech, o CPF Protegido chegou com uma forma de tornar mais acessível ao consumidor a realização da consulta de quais empresas consultaram o seu documento, visto que outras ferramentas cobram cerca de R$ 250 por ano para proporcionar a completa visualização.

“Resolvemos que o serviço de monitoramento da Foregon seria gratuito e acessível a todos os consumidores que desejam ter seu CPF protegido”, afirma Marquini.

Pela plataforma você consegue acessar um painel completo de monitoramento do seu CPF. A partir do momento em que você ativa o serviço, o sistema te notifica via SMS e e-mail quando e quais empresas consultaram o documento e também se houve inclusão ou exclusão de dívida em seu nome.

Confira o passo a passo e saiba como acessar o CPF Protegido:

  1. Acesse o Portal da Foregon
  2. Crie sua conta com e-mail e senha;
  3. Em seguida, abra uma nova aba e insira o seu e-mail cadastrado;
  4. Clique em “Proteger CPF Grátis” e insira a sua senha;
  5. Por fim, selecione a opção “Acessar Monitoramento” e pronto. As empresas que consultarem o seu CPF aparecerão na tela para você.

Importante: a Foregon é responsável apenas por fornecer as informações solicitadas sobre a consulta do CPF por empresas e instituições. 

CPF Protegido e fraudes

Complementando a fala anterior, Marquini afirma que, além do marketplace com produtos e serviços financeiros, um dos principais objetivos da Foregon é garantir maior segurança e transparência aos usuários.

“Todos nós conhecemos alguém ou já ouvimos histórias de vítimas de fraude. Na Foregon somos movidos pelo propósito de descomplicar os bancos e com este produto tornamos a informação mais acessível e as relações de consumo mais transparentes. Sem nenhum tipo de cobrança, qualquer pessoa pode criar uma conta na Foregon e ter acesso ao serviço sem pagar nada por isso”, finalizou o CEO.

Benefícios em saber quem consultou o seu CPF

Um dos benefícios que ganham destaque é a segurança. Confira um exemplo prático: se você não solicitou nenhum produto financeiro ou crédito no mercado e mesmo assim recebeu alertas de consulta de instituições financeiras ou operadores, provavelmente você será vítima de uma fraude.

A notificação funciona como um alerta, na qual você consegue prever a situação e entrar em contato com o banco ou empresa informando o ocorrido. Como consequência, você consegue evitar a fraude e futuros prejuízos financeiros.

Confira em detalhes qual o significado de cada um dos alertas:

  • Alerta de consulta: você será notificado quando alguma empresa, banco ou Pessoa Física consultar seu CPF ou seus dados pessoais;
  • Alerta de pendências: você será notificado sempre que houver uma notificação de protesto em cartório, pendência negativada nos órgãos de proteção ao crédito, dentre outras situações ;
  • Alerta de exclusão de dívida: você será notificado quando houver retirada de restrição de uma pendência, seja após o pagamento total da dívida ou da parcela da negociação.

Sobre a Foregon

A Foregon é uma fintech com sede em Presidente Prudente, interior de São Paulo, que tem como propósito auxiliar seus usuários a encontrarem o produto financeiro mais adequado ao seu perfil.

Ao solicitar um cartão de crédito ou uma conta digital no marketplace da Foregon, o cliente é redirecionado para a página do banco responsável pelo produto, para preencher a sua proposta, que será analisada única e exclusivamente por ele.

São mais de 600 opções de produtos financeiros, com suas características, para você comparar e escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Com a Foregon, você também descobre qual é o seu score de crédito e as suas chances de aprovação em um produto financeiro.

Escrito por: Foregon

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do