O cartão de crédito pode ser um grande aliado do bolso quando utilizado conscientemente, sem exageros. No entanto, apesar de ser um facilitador em grande parte dos casos, é necessário atentar-se a alguns cuidados e responsabilidades.  

Encontrar uma senha forte e única, por exemplo, é uma das principais etapas para garantir a sua segurança. Mas como criar um código realmente seguro? Separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

Continue a leitura e confira como criar uma senha forte para o seu cartão de crédito.

Cuidados ao criar senhas para o seu cartão de crédito

Quando criamos algum tipo de senha, a tendência é pensar em números fáceis de serem lembrados, para que não seja necessário passar por todo o processo de recuperação de senha.

“Vale reforçar alguns cuidados que reduzem as chances de cair em fraudes e golpes com o cartão de crédito. A primeira delas é evitar emprestar o cartão para outras pessoas, mesmo familiares. Não compartilhe dados do cartão, caso receba chamadas telefônicas, mensagens via SMS, e-mail ou WhatsApp.”, explica Helen Lemucchi, líder de Customer Experience da Foregon.

Por isso, no momento de escolher a senha do seu cartão de crédito, é necessário tomar alguns cuidados e evitar as possibilidades que listamos abaixo: 

Datas de aniversário

Utilizar a data de aniversário é um grande erro, já que é uma informação presente em diversos lugares na internet. Essa costuma ser uma das primeiras tentativas de invasores e golpistas. 

O mesmo vale para datas de aniversários de parentes, como pais, cônjuges e filhos. Se a senha não for a sua data, com certeza as próximas tentativas dos golpistas serão as datas de pessoas próximas a você.

Sequências numéricas

Outro erro comum é criar senha com números sequenciais, como “1234” ou “4321”, por exemplo. Essa também é uma das primeiras tentativas dos golpistas, portanto, dê preferência a senhas sem esse tipo de sequência.  

Números repetidos

Os números repetidos também não são uma opção interessante e podem facilitar o acesso de golpistas ao seu cartão de crédito. Por isso, tente usar números diferentes e não sequenciados para ter uma senha mais segura. 

O ideal é optar por números aleatórios e que não estejam relacionados a nenhum tipo de data, seja ela qual for.

Dica Foregon: senha forte, mas que deve ser lembrada

Apesar da senha do cartão de crédito deva necessariamente ser forte, ela deve ser fácil de memorizar. Por isso, caso você esteja com dificuldade de memorizá-la, não anote-a no bloco de notas do seu celular e nem a deixe salva em alguma conversa do WhatsApp. 

Escolha um lugar seguro para guardá-la, de preferência em sua residência, para que ela não seja encontrada. 

Como fortalecer a senha do seu cartão de crédito?

Para garantir ainda mais segurança para o seu bolso, alguns hábitos que fazem a diferença também podem ser inseridos em sua rotina. Entenda quais são eles:

Troque a senha de tempos em tempos

Grande parte da população não têm o hábito de alterar suas senhas após determinado período, mas essa troca pode ser muito vantajosa. Se o seu cartão de crédito permite a troca, faça isso para garantir mais segurança.

Não deixe senha de cartão de crédito salva automaticamente

Deixar a senha salva automaticamente no aplicativo ou site do banco é um hábito comum, no entanto, pode ser bastante prejudicial. 

Isso porque se você perde o seu celular ou é assaltado, o aplicativo do banco pode ser facilmente acessado. Sendo assim, escolha a opção de digitar a senha toda vez que for utilizar o aplicativo ou utilize a biometria. 

Compartilhamento de senhas: um passo errado

Em parceria com o Google, o instituto The Harris Poll, realizou uma pesquisa que apontou que 66% das pessoas reutilizam as senhas em diversos cadastros distintos, ou seja, usam a mesma senha sempre.

Mas o que isso significa? Vamos pensar juntos, se você divide a senha de alguma plataforma de streaming com um amigo por mensagem, por exemplo, e ele sofre um golpe ou assalto, a sua senha cairá nas mãos de uma pessoa mal intencionada.

Aí que está o perigo, pois o criminoso pode tentar adivinhar sua senha em outros sites a partir da senha em questão e, caso obtenha êxito, pode acessar seus aplicativos bancários, redes sociais, entre outros.

Esqueci minha senha, e agora?

Se você é prevenido e utiliza uma senha tão forte e segura, que nem lembra mais qual é, saiba que o processo de recuperação costuma ser simples e sem grandes complicações. Em grande parte dos casos, dentro do próprio aplicativo do seu banco você consegue realizar a redefinição da senha.

No entanto, vale frisar que em alguns casos é preciso entrar em contato com o atendimento da instituição e solicitar uma segunda via do cartão. Tudo dependerá da política estabelecida pelo banco.  

Conclusão

Como vimos até aqui, utilizar a mesma senha ou optar por aquelas mais fáceis de serem lembradas pode ser uma grande furada, já que os fraudadores sempre estão alertas a qualquer tipo de deslize. 

Além de encontrar diversas dicas sobre educação financeira, no Portal da Foregon você também confere como evitar cair em golpes e fraudes. Dessa forma, você pode garantir mais segurança para o seu bolso e evitar grandes dores de cabeça no futuro. 

Escrito por: Foregon

Comentários

// Adicionar na ultima linha do footer antes do fechamento do