CTA para simulação de empréstimo

Provavelmente, todo mundo já se perguntou ao comprar um produto ou até um serviço de alto valor se valia a pena pagar parcelado ou à vista.

Porém, essa resposta nunca é simples de se responder, até porque não existe uma opção necessariamente mais vantajosa do que a outra.

A decisão sempre depende da análise da própria situação e do ponderamento das opções, principalmente quando o dinheiro disponível é suficiente.

No entanto, os cálculos só valerão a pena se houver a possibilidade de conseguir um descubro nos casos de pagamentos a vista do exame histopatológico veterinário.

Pensando em ajudar os leitores a descobrirem qual decisão tomar nesses casos, o artigo a seguir apresentará as vantagens e desvantagens, explicará as diferenças das duas opções e dará muito mais detalhes sobre compras parceladas e à vista.

Compra à vista: prós e contras

A compra à vista, na maioria das vezes, é a escolha mais indicada por educadores financeiros e especialistas em finanças.

A decisão sempre vai depender da situação financeira de cada um e de outros fatores, mas, no geral, o pagamento à vista traz muito mais vantagens do que o pagamento a prazo.

Até porque quando se tem dinheiro em mãos, ou mesmo na conta bancária, se torna possível negociar bons descontos no pagamento de uma consulta no oftalmo de cachorro. Portanto, alguns dos maiores benefícios para quem prefere comprar seus itens a vista, são:

Descontos maiores

O mesmo produto pode custar bem mais barato para as pessoas que decidirem comprá-lo à vista, isso porque juros na operação não serão incluídos.

Além disso, o lojista poderá ter acesso ao dinheiro imediatamente, por isso, nunca deixe de pedir um desconto quando for pagar por um serviço ou produto à vista.

Maior controle financeiro e menos consumismo

Quando o cliente compra acessórios para caminhão Mercedes à vista, ele fica menos suscetível a comprar produtos por impulso e consegue se controlar mais.

Isso porque ele pesquisa muito antes de fazer a compra e organiza as suas finanças para conseguir comprar aquele item que deseja.

Não corre o risco de ficar inadimplente

Quando o cliente faz a compra de um produto à vista, ele não precisa ficar depois se preocupando com as dívidas, faturas ou datas de vencimento.

Por não existirem valores em aberto e a compra ter sido finalizada totalmente, o consumidor pode ter uma sensação maior de tranquilidade.

Contudo, mesmo que essa opção de pagamento tenha muitos benefícios, ela pode trazer algumas desvantagens. São exemplos:

Sensação de estar sem dinheiro

Quando quantias altas são usadas para pagar um produto à vista, o consumidor fica sem dinheiro para comprar outros itens que precisa ou que gostaria.

Por isso, é essencial ter uma reserva de emergência, pois, assim, se torna possível ter dinheiro caso apareça algum imprevisto como a necessidade de uma instalação de pelicula de vidro da janela de casa.

Precisar juntar dinheiro para ter produtos caros

Às vezes, o consumidor pode precisar comprar algo mais caro de repente, sem ter a chance de se planejar antes para uma compra tão alta.

Mas, ao mesmo tempo, isso pode ser visto como algo positivo, já que ao juntar dinheiro, as pessoas criam o hábito de investi-los em algo para que eles possam render mais.

Compra a prazo: prós e contras

Uma pesquisa feita no ano de 2021 pelo Serasa revelou que o cartão de crédito é o principal meio de endividamento dos consumidores atualmente.

Mais de 50% das pessoas que foram entrevistadas confirmaram que já deixaram de pagar um cartão em algum momento da vida.

Essa pesquisa mostrou que fazer compras a prazo ou parceladas com o cartão de crédito aumentam as chances das pessoas se endividarem.

Portanto, é essencial que um planejamento seja feito antes de realizar a compra de um kit completo de suspensão a ar de carro parcelado com o cartão de crédito.

Em contrapartida, existem pontos positivos para quem precisa realizar uma compra parcelada, e alguns deles são:

Antecipar consumo

Quando o consumidor compra um produto e não pode pagar por ele à vista, o consumo está sendo antecipado, usando algo que só poderia usar depois que tivesse o dinheiro para comprá-lo.

E isso é algo bom, desde que seja algo que caiba no seu bolso e não leve ao endividamento que será impossível de sair.

Manter o dinheiro que tem aplicado

Se o preço à vista de uma extratora para chopeira for o mesmo que o preço parcelado, e a loja não permitir nenhum desconto na compra a vista, é indicado fazer a compra parcelada.

Isso permite que o dinheiro que o consumidor tem disponível fique aplicado rendendo e que ele pague com mais tranquilidade o que deve.

Porém, assim como o pagamento à vista tem suas desvantagens, o pagamento parcelado também tem as suas, e maior de todas é:

Maior risco de se endividar

Muitas pessoas podem acabar desenvolvendo um vício em comprar, por isso é preciso se atentar para não ser mais uma vítima disso.

O cartão de crédito que permite a compra de produtos parcelados, pode dar a falsa sensação de que as pessoas têm muito dinheiro e podem comprar várias coisas.

Contudo, nem sempre é esse o caso, quando a conta chega se a pessoa não pagá-la no dia correto pode entrar para a enorme lista de brasileiros endividados e com nome sujo.

Quando é melhor pagar à vista ou parcelado?

Se uma pessoa tem clareza sobre a necessidade de se planejar para os meses seguintes, fica muito mais fácil decidir se deve comprar algo à vista ou parcelado.

Isso porque a pessoa poderá saber se terá dinheiro suficiente para arcar com o valor total à vista, sem ficar sem dinheiro para fazer algo importante.

Mas, para garantir que a escolha realmente é a opção certa, é preciso considerar uma opção de investimento ao invés de aproveitar os descontos oferecidos para o pagamento à vista. É possível entender melhor isso com o seguinte exemplo:

Nem sempre se consegue descontos no pagamento à vista de uma estrutura metálica para estufa, principalmente, quando o parcelamento da loja é sem taxas.

Nesse caso, é mais interessante escolher o parcelamento, pois além de reduzir o impacto do pagamento à vista sobre a renda do mês, se torna possível investir o valor e deixá-lo rendendo.

Por outro lado, quando existe a vantagem de desconto para pagamentos à vista e juros a prazo, é preciso calcular o custo desses juros e decidir qual a melhor opção para a sua realidade financeira.

Diferença entre comprar parcelado e à vista

Existem algumas diferenças no pagamento à vista para o pagamento a prazo. Como mencionado, à vista o valor total é dado de uma só vez e naquela hora.

Já o pagamento parcelado é feito, geralmente, com o cartão de crédito, o que permite que o pagamento da compra seja dividido em várias vezes.

Entenda o pagamento à vista

O pagamento à vista é feito de maneira integral na hora da compra, sem nenhum parcelamento, e mesmo optando por ele é preciso ter um bom plano financeiro.

Tendo em vista que depois da compra pode acontecer do consumidor precisar de dinheiro para alguma emergência. Por isso, a dica é pagar contas necessárias à vista, como:

  • Alimentação;
  • Água e luz;
  • Internet;
  • Revisão de automóvel (para quem tem um).

Afinal, são despesas essenciais para a qualidade de vida e sobrevivência de qualquer pessoa. Assim, esse orçamento pode ocorrer tendo dinheiro em mãos ou no cartão de débito.

Entenda o pagamento parcelado 

Já no pagamento parcelado, o cliente pode dividir o valor da compra de uma engrenagem de aço em inúmeras prestações , uma opção usada através de cartões de crédito.

Muitas vezes, as pessoas não se atentam a ele e ao invés de ser uma ajuda o cartão de crédito acaba sendo um problema para o fluxo financeiro do consumidor.

Também existe a possibilidade de pagar mais do que no pagamento à vista, pois não será possível negociar um valor menor e em algumas situações será obrigatório o pagamento de juros nas parcelas.

Considerações finais

Em suma, tanto o pagamento à vista quanto o pagamento parcelado possuem as suas vantagens e desvantagens, que podem compensar para algumas pessoas e nem tanto para outras.

Por isso, para decidir qual a mais indicada para o seu caso, é preciso analisar bem as duas opções, seu prós e contras, suas diferenças e chegar a um consenso.

Depois de decidido, se planeje bem para evitar ficar sem dinheiro em casos de pagamentos à vista ou cuide para não atrasar as parcelas em caso de pagamentos a prazo.

Escrito por: Guia de Investimento

Escrever comentário