Dia após dia surgem tecnologias benéficas para as marcas e os clientes, como receber pagamento pelo WhatsApp Business.
A criação do WhatsApp Business, a versão profissional do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, abriu novas portas.
Com ele as empresas têm a possibilidade de construir relacionamentos mais próximos com os clientes e agilizar transações e pagamentos.
O WhatsApp se torna, então, um novo canal de comunicação e marketing digital a ser aproveitado.
Por isso, neste texto você vai conhecer as funções, benefícios, informações sobre formas de pagamento e dicas de segurança para não cair em golpes no WhatsApp Business, acompanhe.
Conheça o WhatsApp Business
O WhatsApp Business tem recursos extremamente úteis para pequenas e médias empresas.
A versão comercial do app de mensagens possibilita:
- Análise de métricas;
- Catálogo de produtos;
- Etiquetas;
- Envio de mensagens.
Isto posto, conheça melhor esses recursos a seguir.
Análise de métricas
Estratégias de marketing como anunciar no Google Ads dependem de dados para avaliar o sucesso ou fracasso da campanha.
No WhatsApp Business você tem acesso ao número de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas. Você sabe exatamente quantas e quais pessoas interagiram com o conteúdo.
Catálogo de produtos
A empresa pode cadastrar os produtos com foto, preço e descrição, por isso, o catálogo faz parte do perfil profissional.
Etiquetas
As etiquetas servem para organizar cada conversa de acordo com o perfil do cliente.
Com isso, é possível identificar quais são os clientes novos e quem está com pagamentos pendentes, por exemplo.
Envio de mensagens
O WhatsApp facilita o envio de mensagens padronizadas. É possível criar mensagens de saudação, mensagens de ausência e respostas rápidas.
Essa funcionalidade é de grande auxílio para aprimorar a velocidade das respostas.
As bonanças WhatsApp Business
As funcionalidades que o WhatsApp Business apresenta são muito importantes para a otimização do atendimento digital.
O WhatsApp é um aplicativo presente no dia a dia de muitas pessoas. Usá-lo para se comunicar com os clientes traz um senso de familiaridade à marca.
Com isso, fica mais fácil pensar em formas de fidelizar consumidores mais sutis do que anúncios no Instagram Ads.
O atendimento fica mais individualizado e direto. Os clientes podem entrar em contato diretamente com a marca caso queiram ter mais informações.
Essa agilidade é muito importante no meio digital e o WhatsApp Business é um bom mecanismo para alcançá-la.
Como se executa o pagamento por WhatsApp?
O WhatsApp Pay permite que usuários façam transações financeiras pelo aplicativo.
Pagamentos entre pessoas físicas só podem ser feitos por cartão de débito. Para empresas que usam o WhatsApp Business, há pagamentos por cartão de crédito e uma taxa de 3,99%.
Os bancos incluídos na nova função são Sicredi, Banco do Brasil e Nubank.
Para fazer um pagamento, abra uma conversa e clique no ícone de clipe de papel em celulares Android e no ícone “+” no IOS.
Informe o valor do pagamento e os dados do cartão, nome e CPF. Depois, o app envia um código de segurança para verificar que o cadastro corresponde ao autor do pagamento.
Dicas de segurança
Infelizmente, golpes digitais são muito comuns no Brasil, portanto, com a popularização do WhatsApp Pay é preciso ficar atento.
Desconfie de promoções imperdíveis demais. Em geral, os criminosos oferecem produtos gratuitamente em troca de dados pessoais.
Quando os dados são disponibilizados, o celular fica vulnerável à ação de terceiros.
Não repasse nenhum código que você receber por SMS. É possível clonar contas do WhatsApp tendo acesso a esse tipo de código.
Não à toa, casos de pessoas se passando por parentes e pedindo dinheiro a familiares são comuns.
A ativação da autenticação em dois fatores é uma atitude indicada para evitar golpes desse tipo.
Ela serve para identificar corretamente o usuário quando ele acessa a conta por um novo dispositivo.
Quando a pessoa faz login a partir de um novo celular, o app pede o PIN definido previamente para que o acesso seja completado.
WhatsApp, um novo canal de marketing
O WhatsApp cada vez mais se consolida como uma ferramenta primorosa para o atendimento de clientes. As funções do WhatsApp Business atestam essa característica.
Cabe às empresas identificarem as novas oportunidades e investirem em capacitação para as equipes de vendas.
Toda nova ferramenta precisa ser estudada para que entregue resultados, seja o WhatsApp ou como funciona o Facebook Ads.