Categorias: Investimento

Será que vale a pena usar o Cheque Especial?

Já entrou na sua conta corrente e percebeu que você tinha mais dinheiro do que imaginava? Em seguida, porém, você notou que aquele valor não era realmente seu, mas sim do cheque especial. Esse é um erro comum: afinal, o crédito funciona como um empréstimo pré-aprovado ao consumidor.

Uma das principais vantagens do cheque especial, também conhecido como LIS, é seu fácil acesso. Quando precisa de dinheiro extra, o consumidor precisa apenas sacar o montante, ou utilizá-lo para transferência ou pagamento de uma fatura. Sem a necessidade de solicitar o empréstimo ao banco.

É por isso que a opção é tão utilizada em emergências. Esse momento, aliás, deve ser o único para o uso dos valores: um contratempo, em que a necessidade de crédito é imediata. Isso porque, os juros do cheque são muito altos, e podem gerar uma dívida preocupante. Especialmente porque as taxas são cobradas de forma diária.

Segundo o Banco Central do Brasil, o juro dessa alternativa de crédito pode chegar a até 327% ao ano. O custo é alto porque, como citado, os valores ficam pré-aprovados ao cliente. Ou seja, o banco não faz nenhuma avaliação do seu momento financeiro atual.

Quando utilizar o cheque especial?

Existem apenas duas situações em que é indicado utilizar o crédito pré-aprovado. A primeira ocorre quando o consumidor precisa do dinheiro em espécie, mas não tem valores em sua conta. Nesse caso, ele poderá sacar os valores e utilizá-los para a compra necessária. Aqui, também há a possibilidade de uso do saque com cartão de crédito, um outro empréstimo emergencial com alta taxa de juros.

O segundo caso para o uso do LIS é o pagamento de uma fatura ou a transferência de valores, em que o indivíduo não possui montantes suficientes. Nessa situação, para não deixar o débito em aberto, a solução mais indicada será utilizar o empréstimo imediato.

Independentemente da situação, porém, é fundamental que o crédito utilizado seja restituído ao banco o mais rápido possível. Afinal, os encargos são cobrados por dia corrido. Isso pode ser feito pelo depósito de valores na conta, que vai suprir os gastos com o cheque e deixar o saldo “no azul” novamente.

Caso a necessidades de valores não seja uma emergência, é mais interessante entrar em contato com o banco e negociar um empréstimo. O crédito comum, ou mesmo o consignado, tem taxas e prazos bem mais atrativos do que o especial. Além disso, os valores disponibilizados como LIS são pequenos, e não poderão suprir um grande gasto.

Evite o acúmulo da dívida

Percebendo o acúmulo de dívidas no LIS, o Banco Central do Brasil estabeleceu em julho de 2018 novas regras para o pagamento do débito. Segundo a resolução, os consumidores que utilizarem mais de 15% do limite do seu crédito especial durante 30 dias consecutivos têm o direito de parcelar a dívida.

Esse parcelamento deverá cobrar juros mais baixos. A credora também poderá diminuir o limite do empréstimo imediato na conta corrente de seu cliente.

Normalmente, o banco entra em contato para negociar o parcelamento. Tomar a iniciativa do atendimento, porém, pode facilitar a negociação.

Antes de aceitar a proposta de parcelamento, contudo, é fundamental que o consumidor avalie o Custo Efetivo Total (CET) da operação. O valor inclui taxas que vão além dos juros e, para valer a pena, o CET do parcelamento deve ser menor do que o custo original da dívida.

Redação Juros Baixos

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Share
Publicado por
Redação Juros Baixos

Posts recentes

Cuidados Importantes ao realizar um Financiamento Imobiliário

Confira os cuidados essenciais para contratar um financiamento imobiliário, comparar taxas e planejar suas finanças…

2 semanas atrás

Por que o Empréstimo com Garantia de Celular tem Juros Baixos?

Descubra por que o empréstimo com garantia de celular oferece taxas de juros mais baixas…

1 mês atrás

Onde fazer empréstimo com garantia de imóvel? Qual a melhor instituição financeira?

Encontre os melhores bancos para empréstimo com garantia de imóvel. Compare taxas, prazos e escolha…

1 mês atrás

Empréstimo para Negativado sem Taxa Antecipada

Encontre empréstimo para negativado sem taxa antecipada de forma segura e rápida. Compare opções confiáveis…

1 mês atrás

Cheque Especial Bradesco: Entenda Como Funciona e Otimize seu Uso

Entenda como funciona o cheque especial do Bradesco: taxas de juros, prazo de pagamento, vantagens…

1 mês atrás

Empréstimo com Garantia de Celular Xiaomi: Tudo o que você precisa saber

Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Xiaomi. Obtenha crédito rápido, com taxas…

2 meses atrás

Buscando empréstimo online?

Simular empréstimo