Powered by Rock Convert

Nos momentos de necessidades recorremos a alternativas de crédito que proporcionem a menor burocracia possível, como é o caso das linhas de crédito pessoais. Para entender mais sobre Empréstimo Pessoal, leia:

Mas nem sempre sabemos o que enfrentaremos no futuro por usar uma dessas linhas, já que algumas situações da nossa vida pedem medidas drásticas.

Dentre as linhas de crédito pessoal, o cheque especial é a que apresenta a menor quantidade de burocracia, pois você passa a utilizá-lo assim que sua conta bancária fica no vermelho. Mas isso não significa que essa linha de crédito seja a melhor nas situações de emergência, pois há um alto preço a se pagar por utilizar o cheque especial. Confira tudo que você precisa saber sobre o cheque especial e o empréstimo pessoal:

Cheque especial

Essa linha de crédito é um serviço bancário oferecido pelas instituições financeiras. Esse serviço fica atrelado a conta bancária, podendo ser utilizado pelo usuário toda vez que sua conta fica negativa. Quando o usuário abre uma conta, a instituição financeira realiza uma análise de crédito e determina através de uma análise do perfil do cliente qual será o valor do cheque especial disponível. O valor será equivalente a credibilidade financeira de cada usuário.

Agora chegaremos a parte que muita gente se confunde! O valor do cheque especial é somado automaticamente ao saldo da conta bancária. Ou seja, para saber exatamente o saldo de sua conta bancária você precisa descontar o valor do cheque especial, que é o serviço disponibilizado pelo banco. Ao somar o valor do cheque especial ao saldo do usuário, os bancos delimitam uma estratégia de confundir os usuários a ponto do serviço ser utilizado despercebidamente.

Sendo assim, a dica para quem possui esse tipo de crédito pré-aprovado é manter-se atento sempre ao valor exato do saldo na conta para não acabar utilizando o crédito sem saber. Ao visualizar o extrato o usuário consegue observar que há uma discriminação do valor real em conta e o valor do cheque especial. Contudo, se o usuário visualiza apenas o saldo total tem a errônea visão de que há mais valores em sua conta do que imaginava.

Empréstimo pessoal

Já o empréstimo pessoal possui um pouco mais de burocracia para ser contratado, pois precisa de uma análise de crédito para ser aprovado. Esse tipo de empréstimo é muito utilizado por pessoas que precisam de dinheiro para pagar dívidas maiores ou que precisam comprar determinado bem que não pode ser financiado. Através da avaliação de crédito, o banco determina o valor máximo a ser emprestado e os juros que serão cobrados pelo empréstimo.

Hoje em dia esse tipo de empréstimo pode ser feito através da internet, o que facilita muito a vida das pessoas que não têm tempo de visitar uma agência bancária. No caso da solicitação pela internet, a burocracia é menor e mais simplificada do que os empréstimos pessoais realizados diretamente nas agências bancárias.

Características do cheque especial e empréstimo pessoal

Que os dois são diferentes, nós já sabemos, confira agora quais são as maiores características que diferem o cheque especial do empréstimo pessoal:

Regras gerais do cheque especial

Neste tipo de crédito pessoal o usuário não possui uma data em específico para o pagamento do valor utilizado, o que difere do empréstimo pessoal. Contudo, os juros dessa linha de crédito aumentam conforme o cheque especial é utilizado pelo cliente.

Alguns bancos oferecem a opção de cheque especial sem juros dentro de alguns dias, o que permite aos usuários emprestarem dinheiro rápido e pagarem dentro daquele prazo sem a cobrança de juros. Mas saiba que esse prazo para o pagamento sem juros é pequeno, por isso esteja sempre atento às peculiaridades da sua linha de crédito.

Regras gerais do empréstimo pessoal

Essa linha de crédito é mais burocrática, fazendo com que o solicitante tenha que aguardar um tempo para conseguir o dinheiro, o que é bastante diferente do cheque especial que conta com o dinheiro já pré-aprovado.

O empréstimo pessoal possui as mesmas características de outros empréstimos, pois ele possui data certa para pagamento, parcelas já definidas e taxa de juros estipulada no ato da contratação.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares