Saiba como funciona o Score Serasa e SCPC na hora de realizar uma compra parcelada ou um empréstimo financeiro.
As empresas que fornecem o crédito utilizam um sistema de pontos para classificar candidatos. Isso acontece pois o credor não conhece o perfil de pagamento do contratante, e ninguém empresta dinheiro para quem não conhece, não é mesmo?
Essa pontuação, o chamado Score, é que vai indicar se o consumidor paga ou não suas contas em dia.
Muita gente que tem o nome limpo pode ter o crédito recusado devido a essa colocação no Score. Entenda como funciona e de que forma você pode aumentar essa pontuação e reverter esse quadro!
O Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 pontos, e é baseado no comportamento de compra do consumidor. Essa ferramenta é usada em diversos países como Estados Unidos e Alemanha.
Esses pontos são computados através do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito. Ela é uma ferramenta estatística utilizada para classificar candidatos, e assim avaliar os riscos de inadimplência.
Esse serviço utiliza informações públicas disponíveis na base de dados da Serasa.
Pontuação Score Serasa e SCPC.
Quanto mais próximo de 1000 for essa pontuação, menor é a chance de inadimplência por parte do consumidor. O resultado é que dá mais segurança para a financeira que oferece o crédito.
É possível avaliar e prever o comportamento do consumidor consultado a partir do perfil de um determinado grupo em que ele se insere, de acordo com o resultado do Score.
Para quem consegue atingir até 300 pontos, existe um alto risco de descumprimento de suas dívidas; de 300 a 700 pontos, esse risco é médio e para quem acumula pontuação acima de 700 pontos, o risco é baixo.
Arquivo: Site da Serasa
Score | Risco de pessoas não pagarem suas contas |
2 a 100 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 96 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
101 a 200 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 93 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
201 a 300 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 83 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
301 a 400 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 45 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
401 a 500 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 33 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
501 a 600 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 25 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
601 a 700 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 19 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
701 a 800 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 15 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
801 a 900 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 10 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
901 a 1000 | Em média, a cada 100 pessoas com este perfil, 5 poderão deixar de pagar as suas contas em dia durante o ano. |
Fatores negativos e questões regionais são levados em conta na hora de calcular o risco que um cliente pode oferecer, e cada um desses dados é analisado de maneira particular por cada credor. Confira alguns dos itens considerados:
RG, CPF, endereço, idade, escolaridade, comprovante de renda, profissão, entre outros.
Registro de dívidas atrasadas, existência ou não de execuções judiciais, protestos, cheques sem fundo, ação de busca e apreensão, participação em empresas falidas, etc.
Censo, índice de inadimplência de uma determinada região, pesquisa sobre o mercado de trabalho.
Com base nos resultados das avaliações, cabe à empresa decidir pela concessão ou não do crédito. Um consumidor poderá ter seu financiamento negado por um banco e aceito por outro banco, mesmo que o perfil de score dele seja igual em ambos.
Ou seja, o poder de decisão é sempre da empresa.
Agora você pode consultar seu Score Serasa gratuitamente pelo site www.serasascore.com.br, e acompanhar seu histórico através de sua linha do tempo. Também é possível consultar nos postos de atendimento dos operadores em todo Brasil.
Este é um grande benefício para o brasileiro que queira entender seu crédito, e com isso poder controlar seu currículo financeiro e organizar suas contas.
A pontuação pode aumentar se o consumidor melhorar seu relacionamento com o crédito e seu comportamento financeiro. Veja algumas atitudes que você pode tomar para aumentar essa pontuação:
Você pode autorizar o seu cadastro positivo e com isso melhorar seu currículo financeiro, pois as informações de contas pagas em dia também podem trazer benefícios.
Nesse cadastro poderão ser verificados os pagamentos efetuados e em andamento e, ainda, o valor de eventuais empréstimos. São informações de serviços como contas de água, luz, gás, assinatura de TV, internet, instituições de ensino, entre outros, que podem resultar em condições mais vantajosa para o consumidor.
O Score é apenas uma das ferramentas que a empresa pode utilizar para avaliar o seu cadastro, sendo que a empresa analisa o consumidor de acordo com suas próprias regras. O importante é procurar sempre melhorar essa pontuação e assim aumentar suas chances de obtenção de crédito.
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