Ao fazer um saque de dinheiro com cartão de crédito, o banco irá considerar esse ato como um empréstimo, que consequentemente irá vir com taxas. A razão para isso é que a pessoa que sacou está usando dinheiro que ainda não tem.
Em geral, os consumidores recorrem a essa alternativa em momentos de urgência, quando precisam de dinheiro em um curto espaço de tempo.E é justamente por ser uma alternativa para imprevistos que torna-se algo perigoso, pois o momento pede uma solução rápida e sem muita análise.
Basicamente, o banco vê esse procedimento como um empréstimo. Por isso, as taxas cobradas são consideráveis, assim como ocorre no caso de um empréstimo. Uma vez que você está solicitando um dinheiro que você não tem, deverá não apenas retornar esse valor ao banco, como também pagar juros e a tarifa do saque.
Nos saques com o cartão de crédito, você paga os mesmos juros do rotativo, ou seja, quando paga somente o valor mínimo da fatura. Então, na prática, é como se você pagasse ao banco três vezes. É possível fugir dos juros no crédito rotativo se pagar o valor total da fatura e na data do vencimento.
O ideal é programar-se para pagar toda a fatura para fugir dos juros no parcelamento da fatura. E para evitar os juros cobrados no parcelamento da compra, o aconselhável é optar por lojas que oferecem essa facilidade sem juros.
Vale a pena também ficar atento ao fato de que como a dívida só pode ser quitada no momento de recebimento da fatura, os juros serão contados até este dia, quando a fatura fechar.
Sacar dinheiro é um dos processos mais simples e básicos na gestão de sua vida financeira. Para sacar com o cartão, é só ir ao caixa eletrônico do seu banco e seguir os passos dispostos no menu. Também é possível sacar com o cartão de um banco em outra instituição (por exemplo, se você for cliente do Banco do Brasil pode sacar nos caixas do Itaú), mas neste caso existem ainda mais taxas.
Em quase todos os bancos o processo é o mesmo: deve-se inserir o cartão, selecionar a opção “saque” e, em seguida, selecionar “cartão de crédito”. Depois, insira o valor que você deseja retirar.
A senha para saque é a mesma utilizada em compras com o seu cartão. Fique atento apenas aos horários de funcionamento dos bancos e caixas. Muitos fecham as portas às 17h, e outros até mesmo às 16h. Portanto, programe-se antes caso precise deste recurso.
O valor disponibilizado pelos bancos para saques costuma ser bem menor do que o seu limite para gastos normais com o cartão de crédito. Isso ocorre porque, conforme foi dito antes, o montante que você deverá retornar para o banco é sempre maior do que o que você sacou.
Então, colocando um limite para saque abaixo do seu limite de compras, o banco tem uma garantia de que, mesmo que você tenha que pagar mais do que sacou, ainda assim terá dinheiro.
As taxas para o processo variam conforme os bancos, e são um dos fatores a serem levados em conta no momento, por exemplo, que você escolhe em qual banco irá abrir sua conta.
Confira abaixo as taxas de saque nos principais bancos:
Note que na maioria dos casos a taxa para saques no exterior é bem maior, então programe-se caso você vá fazer uma viagem a outro país e pense em eventuais situações em que pode precisar sacar algum dinheiro.
Além da própria taxa do saque, o consumidor é cobrado pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e pode ser cobrado pela utilização da rede credenciada em terminais estrangeiros. Detalhe: os valores são cobrados em dólar.
Além de procurar não fazer saques, evite também pagar as contas da casa (luz, água, etc) com o cartão de crédito. Isso porque o banco também cobra tarifas especiais para elas. Confira abaixo.
Na maioria dos casos, não. Esse é realmente um procedimento feito em último caso e, se possível, é mais recomendável até mesmo pedir dinheiro a amigos ou parentes.
No geral, o saque é feito por quem está em desespero financeiro ou tem total desconhecimento das taxas impostas nesse procedimento, já que os encargos cobrados estão entre os maiores do mercado.
Talvez a comodidade de simplesmente não ter que falar com ninguém e apenas retirar o dinheiro no caixa eletrônico pareça uma opção melhor e uma tarifa mais alta, mas a realidade é que esse montante sai muito mais caro do que parece.
Você também pode procurar outras formas de empréstimos que contenham menos juros ou que ofereçam melhor condições de pagamento. De qualquer maneira, procure se planejar para não precisar recorrer a essa alternativa.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique a vontade para contar suas experiências ou apenas deixar um comentário. Aproveite para tirar dúvidas e sugerir novas pautas e não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular. Obtenha crédito rápido, seguro e acessível,…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
Solicite cartão de crédito sem anuidade agora!
Buscando empréstimo online?