Garantia de veículo

Refinanciamento de carros usados: é possível?

Meu carro é antigo, é possível refinanciá-lo? Entenda!

Sim, é possível refinanciar um carro usado, mas muitos bancos não aceitam carros a partir de 10 anos de fabricação. Quer saber mais sobre o refinanciamento de carros usados? Então é só continuar lendo. 

Essa questão é muito recorrente para pessoas que têm um carro e querem aproveitá-lo para conseguir essa modalidade de empréstimo. Os veículos muito antigos não são interessantes para os bancos porque são muito difíceis de vender e apresentam um valor baixo.

Boa parte das instituições financeiras só aceitam como garantia os automóveis com até 10 anos de fabricação. Mesmo assim, alguns bancos são mais flexíveis e concedem o empréstimo para carros de até 15, ou até 20 anos de existência. 

Ou seja, se o seu veículo está nessa faixa, vale a pena você pesquisar bastante as opções para encontrar algum banco que aceite a sua situação. Isso se tornou mais fácil com o simulador de refinanciamento de veículos da Juros Baixos. Nele você consegue encontrar as melhores ofertas para você. 

Nesse texto você vai encontrar: 

Como funciona o refinanciamento de carros?

Antes de entender o porquê seu carro pode ou não ser aceito, é interessante entender como funciona essa linha de crédito. 

Esse refinanciamento é como uma modalidade de empréstimo em que a pessoa pega um valor com o banco e deixa um carro como garantia caso aquela quantia não seja quitada.

Esse é um procedimento bem simples e menos burocrático do que outros modelos, na prática. Primeiramente, o banco avaliará quanto vale aquele carro e concederá ao seu dono um valor que, geralmente, não ultrapassa 70% do total. 

Ou seja, quanto mais caro o carro, maior o valor que você tem disponível. 

Por que meu carro não é aceito?

Primeiramente, como dissemos anteriormente, você deve ter em mente que o crédito varia de acordo com o valor de mercado do veículo.

Nesse contexto, o banco irá avaliar o seu carro para identificar o seu preço. A partir disso, ele definirá quanto será emprestado. Geralmente, quando o carro tem mais de 10 anos esse valor não ultrapassa 50% do preço do carro.

Veículos elegíveis: até 10 anos de fabricação

Na maior parte dos casos, os veículos aceitos devem ter até 10 anos de fabricação, salvo algumas exceções.

Assim, se o seu automóvel se encaixa nessa exigência, você já tem uma chance muito maior de a sua solicitação de empréstimo ser aceita.

Quais os documentos necessários?

Os documentos necessários para o seu refinanciamento de veículo podem variar de acordo com a instituição financeira, mas normalmente eles seguem um padrão de documentos pessoais e documentos do carro, confira a lista a seguir dos documentos mais pedidos nessa linha de crédito. 

  • RG e CPF
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão de casamento (caso seja aplicável)
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Lembrando que a lista pode variar de acordo com o banco ou financeira, por isso é sempre importante se informar.

Quando vale a pena refinanciar um veículo usado

Diferentemente dos imóveis, os carros perdem valor com o tempo. Aliás, só de sair da concessionária um veículo já tem um preço bem inferior do que o original. 

Por isso, conseguir utilizar um carro como forma de garantir um empréstimo pode valer bastante a pena, principalmente se o objetivo for vantajoso, como substituir uma dívida cara por esse empréstimo mais barato, por exemplo.

Mesmo assim, você precisa ter muito cuidado e só pedir o empréstimo se tiver a certeza de que conseguirá arcar com as parcelas mensais. Do contrário, o banco pode tomar o carro de você, fazendo com que fique sem esse bem que pode ser essencial em sua rotina.

Corro risco de perder o veículo?

Existe este risco, já que o carro é exatamente uma garantia de que o banco não sairá no prejuízo se você não pagar as mensalidades.

Cada instituição financeira tem a sua política. Mas, de maneira geral, se você ficar três meses com essa dívida em atraso, o banco já pode ficar com o carro.

Busque e compare opções

Assim, busque e compare opções. Com o open banking, os bancos oferecem vantagens cada vez mais atraentes para conquistar clientes e conceder empréstimos.

Claro que isso é mais difícil no caso do refinanciamento, porque você ainda nem acabou de pagar o carro. Mesmo assim, se o outro banco tiver benefícios bem mais interessantes, procure, primeiramente, finalizar as despesas do carro para, depois, usá-lo como garantia em outra transação com a sua empresa de preferência.

Considerações finais

Esse texto buscou explicar melhor como funciona o refinanciamento de veículos e em quais casos ele é uma opção para você.

Se você se interessou por essa modalidade clique no link abaixo e faça já uma simulação gratuita de refinanciamento de automóvel. 

SIMULAR MEU REFINANCIAMENTO GRATUITAMENTE

Assim, esperamos que você possa aproveitar ao máximo essa modalidade de empréstimo para desfrutar dessas baixas taxas de juros, maiores prazos de pagamento e mensalidades mais baixas.

Redação Juros Baixos

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Share
Publicado por
Redação Juros Baixos

Posts recentes

Banco Matone – Crédito Pessoal e outros empréstimos

Certamente você não deve estar assimilando o nome a instituição e nós vamos explicar porque.…

4 meses atrás

Os Custos Ocultos de Não Ter Seguro para Celular: Um Alerta Financeiro para os Entusiastas de Tecnologia

Em dúvida se compensa contratar um seguro para celular? Veja aqui as principais razões para…

9 meses atrás

Startup faz primeira venda de precatórios totalmente em blockchain do Brasil

Matéria publicada em 20/12/2020 no site Criptofácil. Acesse aqui. A startup brasileira Preks realizou a…

9 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo com garantia: vantagens, requisitos e cuidados a tomar

O empréstimo com garantia é uma modalidade financeira que pode oferecer diversas vantagens aos consumidores.…

9 meses atrás

Pagamento por Aproximação de Celular: É Seguro?

Desde a pandemia, várias formas de pagamento começaram a surgir para facilitar o dia a…

11 meses atrás

Seguro Celular PicPay: Veja Como Funciona E Se Vale A Pena

Recentemente, o PicPay lançou o seu seguro celular. Além das opções de cobertura, ele possui…

12 meses atrás

Buscando empréstimo com veículo em garantia?

Simular empréstimo

Buscando empréstimo online?

Simular empréstimo