Para você fazer uma boa gestão de sua empresa e administrar todo o dinheiro que sai do caixa, conhecer a diferença entre despesas e custos é fundamental!
Os gastos relativos à administração de sua empresa, que estão ligados a manutenção da empresa, são considerados despesas. Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para a produção ou geração de novos itens.
As despesas que não estão ligadas a produção como, aluguéis, propaganda, comissões de vendedores, material de escritório, salário da administração são considerados gastos.
Custos são todos os investimentos que estão diretamente ligados à produção como, materiais e insumos, salários de funcionários, eletricidade gasta na produção. Esse mesmo conceito se aplica para comércios e serviços.
Para o varejo, é toda aquisição de mercadoria para a venda e serviços. Pode ser o transporte para visitar clientes, salários e encargos de colaboradores que prestam serviços.
Tudo aquilo que tem que pagar para obter o produto final para venda, seja um produto fabricado, uma mercadoria para revenda ou um serviço prestado é considerado como custo.
Para saber se um gasto da empresa é considerado uma despesa ou um custo, imagine o que aconteceria se a empresa eliminasse esse gasto dentro do processo? A sua obtenção de estoques seria diretamente afetada? Se houver impacto direto na formação de estoques, é um custo; se não, é uma despesa.
Por exemplo, se você tem uma empresa de doces e não comprasse o açúcar, sua empresa não conseguiria fabricar seus produtos, pois a compra do açúcar é uma matéria-prima essencial para manter sua empresa funcionando e, portanto, um custo.
Ma se sua empresa reduzir a compra de papel para impressões em seu escritório estaria cortando uma despesa, pois o corte de papel não afeta sua produção de doces, apenas sua administração.
Os custos e despesas também podem ser classificados em Fixos ou Variáveis:
Uma empresa também pode ter outros gastos que devem ser considerados como, por exemplo, as perdas. As perdas são gastos que sua empresa precisa fazer e que não serão revertidos em receitas. Na prática, é dinheiro desperdiçado, por exemplo, para compensar um acidente de trabalho ou com mercadoria que passou do prazo de validade.
E se você quer investir na compra de móveis, equipamentos, imóveis, veículos, softwares, essas aquisições são considerados como investimentos e não como gastos ou custos. Na visão econômica, o investimento significa aplicação de capital para ampliação da capacidade produtiva da empresa.
Todo gestor deve monitorar constantemente todos os gastos de sua empresa para melhorar o controle de despesas e custos. Além de controlar melhor os valores e entender a situação da empresa, esse processo evita problemas de fluxo de caixa e de projeções de médio e longo prazo.
Não se esqueça! Separe gastos pessoais dos gastos de sua empresa! Isso também pode te auxiliar na organização financeira do seu negócio!
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