Desde a pandemia, várias formas de pagamento começaram a surgir para facilitar o dia a dia dos brasileiros. O pix, por exemplo, foi um sucesso. Mas, para facilitar ainda mais, o pagamento por aproximação de celular começou a se disseminar pelo país.
Não demorou muito para que o pagamento por aproximação do celular também passasse a ser uma opção. Graças a essas mudanças, o Brasil diminuiu significativamente a circulação de dinheiro vivo. Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, o volume de dinheiro caiu em 8,5% entre 2020 e 2021.
Mas, apesar de toda essa facilidade. É seguro ativar o pagamento por aproximação no celular? Acompanhe o texto até o final para entender melhor como funciona e de que maneira você pode proteger melhor o seu dispositivo.
É seguro usar NFC?
A sigla NFC significa Near Field Communication e é uma tecnologia implantada nos celulares para que possa ocorrer o pagamento através do dispositivo. É a mesma funcionalidade existente nos cartões de crédito, quando você ativa a opção por aproximação.
Por ser uma tecnologia já existente nos cartões de crédito, ela já é muito segura. Mas, não é só por isso. Para realizar a transação, é necessário que você autorize o pagamento. Isso vai depender da forma que você escolher, que pode ser por biometria, senha ou até mesmo pelo Face ID.
Para evitar fraudes, a maioria dos bancos estabeleceu um limite de valor para pagamentos nessa modalidade. Assim, é possível reduzir os danos no caso de algum golpe chegar a ocorrer.
Além disso, os pagamentos por NFC são criptografados, ou seja, não é possível fazer a transferência de nenhum dado durante as transações financeiras.
Como proteger o NFC do celular?
Apesar da segurança garantida nos pagamentos por aproximação de celular, ainda é possível tomar alguns cuidados. Dessa forma, você pode garantir a sua total segurança.
Confirme o valor na maquininha
Pela dinâmica do pagamento, muitas pessoas acabam não conferindo o valor que está sendo cobrado na maquininha.
Nunca deixe de olhar antes de aproximar o seu celular. Isso não quer dizer que você corre risco de golpes. Eles podem acontecer, mas também pode ocorrer o erro do vendedor de estar cobrando a mais ou a menos sem perceber.
Confira os extratos
Apesar da facilidade, acaba sendo mais fácil perder o controle financeiro. Por isso, confira sempre os extratos das suas transações.
Lembre-se de todos os pagamentos que você realizou e confira se estão todos ali. Caso identifique uma transação que não foi sua, contate o seu banco.
Ative as notificações
Toda transação é notificada no celular. Por isso, quando você ativa as notificações, você recebe um aviso que a sua transação foi realizada com sucesso.
Caso ocorra de outra pessoa estar fazendo uma compra pelo cartão, você receberá a notificação e poderá tomar uma atitude o quanto antes. Nessas situações, agir o mais cedo possível faz evitar maiores dores de cabeça.
Faça um seguro celular para proteger seus dados bancários
Você já conhece as vantagens de contratar um seguro para celular?
Com o seguro, você mantém a segurança do seu dispositivo de diversas formas: contra roubo, furto e os mais variados danos que podem ocorrer.
Além disso, garante o bloqueio do seu celular de forma que nenhuma pessoa tem acesso, o que permite a segurança de todos os seus dados pessoais e bancários.
Ao passar por uma situação de roubo ou furto, antes de acionar o seguro, eles exigem que você bloqueie o IMEI do seu celular. Esse bloqueio torna o dispositivo totalmente inútil para quem estiver com ele.
Não deixe o seu celular desprotegido, faça uma cotação de seguro para celular no site da Juros Baixos e garanta a sua proteção e a dos seus dados.