Powered by Rock Convert

Quando uma empresa decide conceder crédito, na forma de financiamento ou empréstimo, por exemplo, é necessário fazer uma avaliação de quem está solicitando este crédito.

Uma das ferramentas utilizadas para ajudar as empresas a conceder crédito é o score.

Vamos explicar o que é score e para que serve.

O que é?

Score é uma ferramenta de avaliação estatística, que analisa uma série de informações do consumidor e indica, por meio de uma pontuação, o grau de risco de inadimplência deste consumidor.

O score é utilizado por instituições financeiras, lojas, prestadores de serviços, operadoras de tv por assinatura, empresas de telefonia entre outras.

O score é medido por uma escala de 0 a 1.000 que utiliza várias informações públicas como estado civil, emprego, renda, pontualidade de pagamentos, atrasos e inadimplências, obtenção e quitação de empréstimos e financiamentos, histórico de inclusão em entidades de proteção ao crédito como SPC e SERASA e se você já foi vítima de fraudes com documentos roubados ou clonados.

Powered by Rock Convert

As empresas utilizam a pontuação obtida no score de diferentes maneiras, dependendo de critérios como o histórico de compras do cliente, o valor pretendido etc. Quem tem pontuação de até 300 pontos é considerado de risco alto e pode até ter seu pedido negado. Entre 300 e 700 pontos é considerado de risco médio ou aceitável e pode conseguir empréstimos e financiamentos como cartão de crédito e financiamento de veículo com as taxas praticadas no mercado. Quem tem acima de 700 ponto é considerado de baixo risco e consegue negociar valores maiores e/ou taxas mais baixas.

Como consultar e como melhorar?

Para consultar seu score você precisa procurar empresas especializadas em análise de crédito como, por exemplo, SERASA e Boa Vista.

Geralmente, esta consulta é gratuita. Basta ter em mãos o número do seu CPF.

Se você acha que sua pontuação é baixa, verifique seu histórico de pagamentos, se teve ou tem algum protesto ou negativação e seu histórico de empréstimos e financiamentos.

Você pode melhorar seu score incluindo seu nome no cadastro positivo. O cadastro positivo avalia todo seu histórico com base em informações fornecidas por lojas, operadoras de cartão de crédito, bancos, financeiras etc. Ao solicitar sua inclusão no cadastro positivo, você autoriza que as empresas forneçam detalhes de toda movimentação financeira juntos às mesmas, o que permite uma avaliação mais precisa e detalhada quando você solicitar crédito.

Mas a melhor maneira de manter um score elevado é não se endividar, pagar as contas em dia e não utilizar o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, ou seja, controlando suas finanças você só tem a ganhar!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares