Blog

Como calcular o impacto da inflação alta no orçamento doméstico

O encarecimento de produtos e serviços tem desafiado as famílias brasileiras. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, encerrou 2020 em 4,52%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde janeiro de 2021, ele vem acumulando altas mensais, sendo o maior registro observado em setembro (1,16%).

Diante desse comportamento, a projeção do Banco Central (BC) para a inflação em 2021 vem sendo reajustada sempre para cima. No mais recente Relatório Focus, a informação é que o IPCA deve encerrar o ano em 9,17%, cada vez mais distante do teto inicial, estimado em 5,25%.

O aumento de preços da energia elétrica, dos combustíveis e dos alimentos são apontados como os principais fatores que têm pressionado a inflação. Esse impacto é observado no dia a dia das famílias, que viram a conta de luz, as compras no supermercado e as despesas com transporte pesarem no bolso.

Impactos para o orçamento familiar

Conhecer os impactos da inflação no orçamento familiar é uma forma mais segura de realizar o planejamento financeiro, definindo como é possível economizar e remanejar despesas para que a renda consiga suprir o encarecimento dos produtos e serviços.

O uso das derivadas é uma forma de fazer o cálculo da variação de preços, considerando que serão observados os valores no decorrer dos meses. Trata-se de uma tarefa simples para quem tem familiaridade com esta área da matemática e já domina as teorias, as fórmulas e os postulados, como a regra do produto e do quociente.

Mas para quem não sabe por onde começar, a orientação dos órgãos de defesa do consumidor e de especialistas da área financeira é iniciar com as anotações. Para saber a inflação das compras do supermercado, a orientação é anotar todos os itens comprados durante o mês, as quantidades e os valores. Isso deve ser repetido mensalmente.

Ao final de dois meses, será possível fazer a primeira comparação. Para isso, será necessário somar o valor total gasto no segundo mês e dividir pelo gasto total do primeiro mês. Feito isso, para obter o valor em percentual, é necessário subtrair o número 1 e, em seguida, multiplicar por 100. É possível usar o mesmo cálculo para avaliar a inflação de apenas um produto.

Cuidados com a inflação real

Ao realizar o cálculo anterior, os consumidores podem se surpreender, pois a inflação real tende a apresentar percentuais bem maiores do que o IPCA. Um produto que dobra de preço, por exemplo, tem uma inflação de 100%. 

De acordo com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), a diferença entre a inflação oficial e a real ocorre porque o IPCA representa uma média de preços de diferentes produtos. Já as famílias sentem o impacto de acordo com a cesta de consumo que possuem.

Por isso, conhecer os impactos da inflação real na renda familiar é necessário. Os órgãos de defesa do consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Fundação Procon-SP), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Proteste – ssociação Brasileira de Defesa do Consumidor disponibilizam materiais gratuitos – cartilhas, vídeos e textos – com orientações sobre como realizar o planejamento financeiro familiar.

De acordo com o Idec, ter uma planilha de orçamento doméstico ajuda a organizar e gerenciar as contas do dia a dia, permitindo equilibrar ganhos e gastos no mês. Fazer pesquisas de preços é considerada uma atividade imprescindível no controle do orçamento, segundo a Proteste.

Escrito por: Experta Media

Redação Juros Baixos

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Share
Publicado por
Redação Juros Baixos

Posts recentes

Banco Matone – Crédito Pessoal e outros empréstimos

Certamente você não deve estar assimilando o nome a instituição e nós vamos explicar porque.…

5 meses atrás

Os Custos Ocultos de Não Ter Seguro para Celular: Um Alerta Financeiro para os Entusiastas de Tecnologia

Em dúvida se compensa contratar um seguro para celular? Veja aqui as principais razões para…

10 meses atrás

Startup faz primeira venda de precatórios totalmente em blockchain do Brasil

Matéria publicada em 20/12/2020 no site Criptofácil. Acesse aqui. A startup brasileira Preks realizou a…

10 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo com garantia: vantagens, requisitos e cuidados a tomar

O empréstimo com garantia é uma modalidade financeira que pode oferecer diversas vantagens aos consumidores.…

10 meses atrás

Pagamento por Aproximação de Celular: É Seguro?

Desde a pandemia, várias formas de pagamento começaram a surgir para facilitar o dia a…

1 ano atrás

Seguro Celular PicPay: Veja Como Funciona E Se Vale A Pena

Recentemente, o PicPay lançou o seu seguro celular. Além das opções de cobertura, ele possui…

1 ano atrás

Buscando empréstimo online?

Simular empréstimo