Em caso de dificuldades de caixa ou capital de giro, antecipar recebíveis pode ser uma excelente alternativa a outras formas de crédito, mas tem seu preço. Saiba mais!
O que é Desconto de Duplicatas?
A fatura duplicata mercantil ou simplesmente duplicata é um título de crédito utilizado como prova de um contrato de compra e venda. É um documento nominal emitido pelo comerciante, ao vender uma mercadoria ou serviço que prestou, com o valor global e o vencimento da fatura, que deve ser paga pelo comprador das mercadorias ou pelo tomador dos serviços.
De forma parecida com a antecipação de fatura de cartão de crédito, o desconto de duplicatas antecipa valores que a empresa receberia no futuro. Com o desconto de duplicatas, é possível receber antecipadamente os recursos de vendas feitas à prazo.
Deve-se frisar, no entanto, que o recebimento desses recursos não será do seu valor total, pois sofrerá a dedução de despesas bancárias e outros encargos cobrados pela instituição que realizar a operação.
Vantagens e desvantagens do Desconto de Duplicatas
Vantagens
- Não é um empréstimo propriamente dito, o cliente apenas usando algo que já é do seu negócio (um pagamento a receber pré-datado no crediário ou compras no cartão de crédito, por exemplo);
- Maior rapidez na liberação de recursos.
Desvantagens
- A opção tira do comerciante parte do que ele receberia. Afinal, apenas uma porcentagem do seu título é paga pela outra empresa;
- A tendência é que se não forem tomadas medidas para se acertar o volume de entradas, isso se torne uma bola de neve porque, futuramente, o dinheiro não vai estar na conta.
Como fazer o Desconto de Duplicatas?
Para solicitar o desconto de duplicatas é possível recorrer aos principais bancos brasileiros, uma vez que as condições de contratação, tarifas e taxas vai variar de instituição para instituição. E para saber mais a respeito dessa modalidade de empréstimo, leia este conteúdo.
Fonte: Banco Central do Brasil