Todo mundo precisa abastecer a casa com alimentos e outros produtos encontrados nos mercados. E os mercados, contando com isso, estão sempre usando táticas para aumentar o nosso consumo, fazendo com que o consumidor gaste mais do que o necessário. Como evitar essas armadilhas e economizar?
Antes de mais nada, pare para pensar em como está o seu consumo:
Reavalie de tempos em tempos a sua lista, conheça outras marcas, dê chance a novos produtos. Você pode se surpreender com alguns produtos que são mais baratos, mais modernos e atenderão melhor suas necessidades. O que pode ser substituído por algo novo e mais barato, com certeza vai gerar a você uma bela economia.
Algumas sugestões:
Antes de pensar na sua lista de compras, o mais importante é definir o quanto você pode gastar mensalmente com as compras do supermercado, da padaria, das feiras livres, etc. Divida esse valor pelo número de semanas do mês e saiba qual é o valor semanal que você tem para gastar. Isso ajudará você a ser mais seletivo na hora das compras, ao definir o que é importante e não pode faltar. Foque no que é necessário!
Use sua criatividade e faça pratos com os ingredientes que você já tem na sua despensa e geladeira e compre somente o que falta para completar a execução desses pratos. Conheça os produtos da estação, eles sempre estão com preços melhores e costumam ser mais frescos. Reveja as quantidades compradas habitualmente e muita atenção aos perecíveis, aí é que está nosso maior desperdício. Será que você tem jogado alimentos no lixo, porque não consegue consumi-los antes que se estraguem? Jogar alimentos fora é o mesmo que jogar o seu dinheiro fora!
Com ajuda do cardápio semanal crie sua lista de alimentos e complete com os materiais de limpeza e de higiene que você precisa na semana. No mercado, siga com foco e não se iluda com as promoções. Sabe aquele famoso: “Leve 3 e pague 2”? Faça a conta antes e confira se vale mesmo a pena. Se o produto for perecível, atenção redobrada! Você pode perdê-lo antes de consumir e a promoção vira desperdício. Esse tipo de promoção pode funcionar bem com produtos de higiene e limpeza, que possuem um prazo de validade maior. E atenção! Muitos mercados usam as promoções para desovar produtos encalhados ou com vencimento próximo.
Não fique refém dos mesmos produtos! Conheça as marcas próprias do mercado, pois elas costumam ser até 25% mais baratas que as marcas conhecidas. Vale a pena experimentar e avaliar qual a relação custo-benefício que esse produto tem para você. Siga a lista e vá direto ao setor do produto que você precisa.
Já sentiu aquele cheirinho de pão quentinho… humm! Difícil de resistir, não é mesmo? Essa é uma tática que funciona muito bem: estimulação dos sentidos dos clientes. Pesquisas mostram que, quem vai ao mercado com fome, compra mais e compra coisas que não precisa e não estão na lista. A fome tira nossa concentração na hora das compras e acabamos colocando no carrinho muito mais coisas do que precisamos.
O cadastro normalmente é bem simples e você consegue acumular pontos, ganhar brindes, descontos, participar de sorteios e, se você tem que gastar mesmo, melhor aproveitar esse benefício.
Pesquisar os preços e acompanhar os dias das ofertas nos supermercados, mesmo que seja preciso ir mais de uma vez às compras, também está valendo. Normalmente, há o dia de promoção de frutas e legumes, dos produtos de limpeza e de carnes. Aproveitar esses dias pode significar uma boa economia. Desenvolva o hábito de sempre fazer boas pesquisas em relação ao preço dos produtos antes de realizar suas compras. Isso ajuda a poupar seu dinheiro.
Fique atento à posição do produto nas prateleiras. Para determinar um local de destaque, grandes empresas pagam ao mercado para posicionarem melhor o seu produto. Os produtos que ficam à vista, na altura dos olhos do consumidor, normalmente são os produtos mais caros ou aqueles cuja margem de lucro do mercado é maior. Não deixe de comparar com produtos das prateleiras de baixo e de cima. Repare que os doces, chocolates e balas são colocados sempre na altura dos olhos das crianças, ou seja, nas prateleiras mais baixas. Nada é por acaso.
Qual a sensação que você tem ao ver na prateleira poucos produtos de uma marca e muitos de uma marca similar? A sensação é de que aquele produto está acabando, está vendendo mais, certo? Essa é a jogada para despertar no consumidor uma urgência em também adquiri-lo. Essa é a tal demanda artificial. Funcionários retiram uma certa quantidade do produto para que você sinta uma necessidade de tê-lo, mesmo que ele não esteja na sua lista de compras. Normalmente essa técnica é usada para desovar produtos.
A verdade é que isso depende das necessidades de cada um. Portanto, você é que deve definir o que é melhor, baseando-se na dinâmica da sua casa. Para muitos funciona melhor as compras semanais, já que alguns perecíveis como as frutas e verduras estragam mais facilmente e a compra semanal ajuda a você poder variá-los e tê-los sempre frescos na geladeira. Não esqueça: o ideal é que se façam compras conscientes!
Portanto, programe-se!!
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