Elas surgiram com o objetivo de eliminar as filas nas praças de pedágio e melhorar o controle dos pagamentos. Atualmente as tags são utilizadas também em outros setores e oferecem diversos serviços para motoristas e empresas de transporte. Conheça o funcionamento, as principais opções disponíveis e quando é vantajoso utilizá-las.
Para não ter que parar nas cabines dos pedágios e perder tempo em suas viagens, os motoristas têm a opção de contratar um serviço de identificação e cobrança automática.
Nele, o veículo é equipado com uma tag (adesivo interno com tecnologia de radiofrequência) capaz de se comunicar com a central da empresa responsável.
Essa central emite sinais que fazem a identificação das tags e a instantânea liberação da cancela para a passagem do veículo, em uma faixa exclusiva da pista. O valor da tarifa é lançado de forma automática na fatura para que o motorista pague posteriormente.
Esse sistema apareceu no Brasil no ano 2000 e hoje já está presente em 20% dos veículos que rodam em nossas estradas, sejam eles particulares ou integrantes de frotas corporativas.
No início o serviço era prestado somente em pedágios, mas hoje ele possibilita também o pagamento automático em outros estabelecimentos como postos de combustíveis, estacionamentos, lava-rápidos e drive-thrus.
O sistema de pagamento automático para veículos é basicamente o mesmo, independente de qual empresa presta o serviço. Porém, existem algumas particularidades nos valores cobrados, na forma de pagamento e nas facilidades oferecidas.
Parceria entre o banco C6 e a empresa de tecnologia Veloe, a C6 Tag está disponível apenas para clientes do banco (a abertura de conta não tem custo).
Seu serviço é aceito em pedágios e estacionamentos conveniados e não há cobrança de qualquer mensalidade ou taxa, mas como o débito ocorre diretamente na conta, é necessário ter saldo suficiente para não ter o serviço bloqueado.
A empresa também oferece um seguro (contratado a parte) que cobre entre outras despesas, táxis, hospedagem e guincho no caso de um acidente.
Controlada pelo banco Itaú, a ConectCar tem um sistema que pode ser utilizado em pedágios, estacionamentos, shoppings e aeroportos e está disponível para veículos particulares ou de empresas.
São quatro opções de planos que vão do Básico (onde o motorista faz recargas de acordo com sua necessidade) até o Completo (R$ 17,90 por mês com as 12 primeiras mensalidades grátis).
Os planos cobram taxa de adesão que varia de R$ 30,00 a R$ 40,00 e, com exceção do plano Básico, todos são isentos das taxas de recarga e inatividade.
Pioneira no serviço de pagamento automático para veículos no país, a Sem Parar tem quase 80% de participação nesse mercado. Porém, vem tentando se reinventar nos últimos anos para frear o avanço da concorrência que chegou forte oferecendo isenção de taxas e mensalidades.
Pedágios e estacionamentos são os principais locais onde a empresa atua, mas também há drive-thrus, lava-rápidos e postos de combustíveis.
Os planos disponíveis vão desde o Pré-pago (recargas de R$ 30,00 a R$ 250,00 livres de mensalidade, mas com taxa de adesão e tarifa de manutenção) até o plano Em Todo Lugar (R$ 32,90 por mês com 6 meses grátis). O pagamento é feito no cartão de crédito ou débito em conta, dependendo do tipo de plano escolhido.
As vantagens que as tags de pedágio podem oferecer dependem principalmente da frequência de utilização do serviço. Se o motorista está a todo momento rodando pelas estradas, o simples fato de não precisar parar nos pedágios acaba diminuindo o tempo de viagem e o gasto de combustível, assim como reduz a exposição a assaltos.
Isso sem falar na comodidade de não precisar andar com dinheiro em espécie no carro e poder controlar todos os gastos através de um site ou aplicativo.
Há também a questão do monitoramento do orçamento, haja vista que muitas pessoas não têm o hábito de registrar os valores gastos com pedágios, estacionamentos, lavagens e outros serviços referentes ao veículo.
Com o extrato ou fatura dos serviços de tags, fica muito mais fácil acompanhar os custos com transporte e fazer o planejamento financeiro das próximas viagens.
Nesse ponto as empresas que possuem veículos de frota também se beneficiam bastante, uma vez que o controle das despesas de transporte é otimizado e o planejamento logístico se apoia em dados financeiros mais confiáveis.
Já quem possui o serviço, mas não usa com regularidade pode estar gastando dinheiro atoa. Como existem empresas que cobram mensalidades, taxas de inatividade e manutenção, o usuário casual acaba assumindo um custo totalmente desnecessário.
Se você está pensando em colocar uma tag de pedágio em seu veículo, analise antes quantas vezes por semana ou mês você vai precisar do serviço, porque a utilização esporádica pode não valer a pena.
Também é importante pesquisar e comparar preços e condições de cada empresa, assim como as facilidades de cada plano. Ao contrário do início do século, quando um único player tocava o mercado, hoje existem diversas opções de tags.
Bancos e empresas de tecnologia têm se unido para dar alternativas mais atraentes aos motoristas, inclusive isentando taxas e mensalidades e oferecendo benefícios exclusivos.
As novas tecnologias trouxeram uma série de comodidades para o nosso dia a dia, mas temos que saber aproveitá-las da forma mais inteligente possível. E isso inclui o controle do nosso dinheiro através de pesquisas de preços e comparação de benefícios entre as diversas marcas e empresas disponíveis e até mesmo verificar se um determinado produto ou serviço será mesmo útil ou não.
Com as tags não é diferente, hoje elas possibilitam uma série de serviços além do pagamento de pedágios e o mercado foi democratizado com a chegada de novos entrantes, inclusive refletindo em serviços mais ou menos acessíveis.
Cabe a cada motorista fazer a lição de casa e estudar de forma detalhada o que cada uma das empresas faz de diferente para ganhar sua preferência e confiança.
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