Garantia de veículo

É possível refinanciar um veículo financiado?

Afinal, é possível refinanciar um automóvel ainda financiado? 

Sim, é possível refinanciar um veículo já refinanciado. 

Se você tem essas dúvidas e quer saber, também, o que acontece se solicitar esse empréstimo e não conseguir arcar com as parcelas, nós vamos ajudar esclarecendo tudo sobre este assunto nesse artigo.

Veja abaixo o que iremos abordar nesse texto:

Realmente é possível refinanciar um veículo financiado?

Refinanciar um veículo ainda financiado não é tão simples, mas é possível. Isso facilita se faltarem poucas parcelas para a quitação total da dívida

Se você tentar o empréstimo com garantia de veículo em um banco diferente do que fez o financiamento, dificilmente a sua solicitação será aceita. Isso acontece porque existe uma cláusula no financiamento que dá ao banco o poder de ficar com o carro se você não pagar as mensalidades do financiamento.

Assim, não vale a pena para outra instituição financeira aceitar um carro como garantia se ele nem está totalmente no nome do cliente e pode voltar para as mãos de um banco.

Diante dessa realidade, você só consegue refinanciar um veículo quando faz a transação com o mesmo banco que fez o financiamento. E, de qualquer forma, a sua situação será analisada pela empresa considerando o seu histórico de pagamentos, salário e score de crédito. 

Caso você seja um bom pagador das parcelas do financiamento, pode usar isso a seu favor como empréstimo para conseguir o refinanciamento.

Qual a documentação necessária?

Os documentos necessários para o seu refinanciamento de veículo podem variar de acordo com a instituição financeira, mas normalmente eles seguem um padrão de documentos pessoais e documentos do carro, confira a lista a seguir dos documentos mais pedidos nessa linha de crédito. 

  • RG e CPF
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão de casamento (caso seja aplicável)
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Também vale lembrar que cada banco funciona de um jeito. Assim, pode ser que a sua instituição financeira peça alguns documentos extras que não foram citados aqui.

Quais as etapas do processo?

Primeiramente, recomendamos que você faça uma pesquisa de mercado para identificar quais são as condições de empréstimo de outros bancos quando o assunto é refinanciamento de veículo antes de solicitar o seu.

Isso é importante para você ter argumentos caso precise negociar alguma taxa ou prazo de pagamento, por exemplo.

Depois disso, entre em contato com o mesmo banco que você pediu o financiamento do veículo para solicitar o refinanciamento. Ele exigirá alguns documentos e vai analisar o seu caso. Sendo aprovado, é importante você entender como funciona o processo.

Depois de a instituição financeira avaliar o valor do seu carro e o montante que pode ser emprestado, que não costuma superar 70% do valor do veículo, ela retirará a quantidade ainda pendente do financiamento e irá lhe conceder o restante.

Vamos mostrar um exemplo prático para ficar mais simples de entender. Considerando que o seu carro foi avaliado em 30 mil reais e você ainda deve 5 mil das parcelas do financiamento, o banco irá emprestar 25 mil reais. Com isso, você não tem mais a dívida antiga e o carro passa a ser seu. Mas, precisará pagar 30 mil reais ao banco em várias parcelas, mesmo só tendo recebido 25 mil.

E tenha a certeza de que você conseguirá arcar com essa despesa para não correr o risco de perder o automóvel se não pagar as mensalidades corretamente.

Estou com as parcelas atrasadas, ainda consigo refinanciar?

Isso vai depender de banco para banco. Porém, é muito mais difícil o empréstimo ser aprovado nesse caso porque o banco não vai considerar você um bom pagador.

Mesmo assim, se faltarem poucas parcelas, pode ser que a solicitação seja aprovada. Mas, na maior parte dos casos, vale mais a pena você se organizar financeiramente para conseguir pagar as parcelas atrasadas primeiramente.

Não consegui aprovação do empréstimo, o que faço?

Se o seu banco não aceitou refinanciar carro, então você pode procurar outro tipo de empréstimo. Uma das opções de melhor taxa do mercado é o empréstimo com garantia de imóvel. Então, se você tiver uma casa em seu nome, pode considerar essa opção.

Outra opção possível é o Empréstimo Antecipação Saque Aniversário FGTS. Essa opção de crédito utiliza seu saldo do FGTS como garantia. Você pode sacar até 10 anos/parcelas do seu saldo disponível de contas ativas e inativas. O processo é 100% digital, sem consulta ao SPC ou Serasa, não compromete a sua renda e o dinheiro cai direto na sua conta em até 1 dia útil para usá-lo como quiser

A vantagem das outras modalidades de empréstimo é que você pode fazer uma pesquisa em vários bancos e identificar aquele que oferece as melhores condições, principalmente depois do open banking.

Não subestime a organização financeira

Nosso último recado e recomendação deste artigo é: não subestime a organização financeira.

Assim, estabeleça prioridades e identifique quais são as suas despesas mensais essenciais para entender quais custos podem ser cortados.

Além disso, procure fazer uma reserva financeira para estar protegido no caso de imprevistos.

Se você se interessou por essa linha de crédito e quer simular as melhores ofertas disponíveis no mercado clique no link abaixo e confira nosso simulador gratuito de refinanciamento de veículos.

SIMULAR MEU REFINANCIAMENTO DE VEÍCULO GRATUITAMENTE

Redação Juros Baixos

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Share
Publicado por
Redação Juros Baixos

Posts recentes

Banco Matone – Crédito Pessoal e outros empréstimos

Certamente você não deve estar assimilando o nome a instituição e nós vamos explicar porque.…

3 meses atrás

Os Custos Ocultos de Não Ter Seguro para Celular: Um Alerta Financeiro para os Entusiastas de Tecnologia

Em dúvida se compensa contratar um seguro para celular? Veja aqui as principais razões para…

8 meses atrás

Startup faz primeira venda de precatórios totalmente em blockchain do Brasil

Matéria publicada em 20/12/2020 no site Criptofácil. Acesse aqui. A startup brasileira Preks realizou a…

8 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo com garantia: vantagens, requisitos e cuidados a tomar

O empréstimo com garantia é uma modalidade financeira que pode oferecer diversas vantagens aos consumidores.…

8 meses atrás

Pagamento por Aproximação de Celular: É Seguro?

Desde a pandemia, várias formas de pagamento começaram a surgir para facilitar o dia a…

11 meses atrás

Seguro Celular PicPay: Veja Como Funciona E Se Vale A Pena

Recentemente, o PicPay lançou o seu seguro celular. Além das opções de cobertura, ele possui…

11 meses atrás

Buscando empréstimo com veículo em garantia?

Simular empréstimo

Buscando empréstimo online?

Simular empréstimo