A relação entre franqueador e franqueado costuma ser simples, especialmente porque há uma série de regras e obrigações estabelecidas para cada um. Você sabe quais são as responsabilidades do franqueado? E as responsabilidades do franqueador?
Saber das regras sobre o assunto é fundamental, especialmente se você for um franqueado. Afinal, esse cuidado vai garantir que seus negócios decolem, inclusive com o auxílio da franchsing. Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa saber!
Antes de tudo, um franqueado precisa ser um bom gestor. Claro que, para desenvolver seu negócio, ele terá auxílio do dono da marca. Isso facilita o processo, inclusive porque a empresa já possui um plano de negócio estabelecido. Contudo, de nada adianta um ótimo plano, se o franqueado não tiver “talento” empresarial.
Assim, apesar de não estar propriamente entre as responsabilidades do franqueado, é interessante que o gestor tenha uma veia empreendedora. Conhecer o dia a dia de uma empresa e aspectos contábeis, mesmo que de forma básica, é ter maior chance de sucesso. Para isso, aliás, o empresário pode realizar cursos, disponíveis inclusive de forma gratuita pelo Brasil. Organizações como o Sebrae podem ajudar.
A seguir, listamos as responsabilidades do franqueado que adquire uma franchising.
Visando uma relação simples entre franqueador e franqueado, o contrato de uma franquia é completo e detalhado. Nele, ficam listadas as obrigações de ambas as partes, regras para o uso da marca, marketing, metas de resultados e diversos outros. Conhecer cada norma antes da contratação da franquia, e seguir todas as cláusulas, é essencial.
Entre as responsabilidades do franqueado, seguir o acordo é uma das mais importantes. Todo o desenvolvimento da empresa, e até os demais tópicos que serão citados no texto, dependem deste cuidado.
Ao colocar sua marca sob custódia de outra pessoa, o franqueador deseja que a nova loja se desenvolva. E, principalmente, que se mantenha fiel aos valores e produtos da empresa. Para garantir isso, então, ela solicita dados contínuos sobre a “filial” — dados, estes, que devem ser oferecidos de forma completa pelo franqueado.
Por meio das informações fornecidas, o franqueador pode avaliar os resultados do negócio. Tanto em relação à franquia, quanto considerando todo o espectro do grupo da franchising. Assim, a empresa pode desenvolver novos métodos e aprimorar seus serviços.
Como citado, ao adquirir uma franquia, o franqueado obtém também o plano de negócio da empresa. Isso significa, inclusive, que ele “herda” o modo de fazer da companhia. Por isso, é fundamental que ele treine a sua equipe de acordo com as diretrizes da franchising. Deve, ainda, coordenar com dedicação o dia a dia do negócio, para que a marca continue a oferecer um bom trabalho.
Tal como citado no tópico anterior, o franqueado precisa zelar pela qualidade dos serviços da empresa. Os produtos e serviços comercializados, e o modo de fazer da marca, precisam ser seguidos. Isso independentemente de o empresário concordar ou não com o método.
Afinal, ao assinar o contrato de franquia, ele se comprometeu com todos os seus aspectos. Trabalhar do modo adequado é essencial para tornar a empresa cada vez mais conhecida e reconhecida em seu setor.
Na hora de garantir que todas as suas franquias sigam o mesmo padrão, o franqueador precisa passar o seu conhecimento para a frente. Não apenas de modo escrito, nas cláusulas do contrato, mas oferecendo treinamento da equipe. É comum, por exemplo, que a franqueadora envie profissionais para uma nova franquia, responsáveis, então, por esses treinamentos.
Materiais de capacitação também devem fazer parte “do pacote”. Bem como seus métodos de administração e de gerência da empresa. Tudo isso vai garantir que a “filial” tenha impulso para se desenvolver.
Durante o dia a dia de um negócio, as dúvidas podem surgir. Assim como imprevistos. Por isso, é fundamental que o canal entre franqueado e franqueador esteja sempre aberto.
Deste modo, a “empresa matriz” pode auxiliar no crescimento da sua loja menor, garantindo, ao mesmo tempo, a ampliação da sua marca. Não apenas com os clientes, mas a outros interessados em empreender. Quando uma companhia é reconhecida por seu trabalho, tende a atrair novos empresários, em busca do mesmo projeto de negócio.
Outro tipo de suporte ao franqueado é o marketing. A franqueadora é responsável por todas as campanhas publicitárias da marca. O objetivo deste cuidado é garantir a uniformidade entre todas as “filiais”. Assim, a empresa é mais facilmente reconhecida pelos seus consumidores.
Para garantir tudo citado até aqui, é essencial que o contrato seja bem desenvolvido e seguido pelo franqueador. Mais do que facilitar a relação entre as partes, as cláusulas permitem que o máximo de lucro seja obtido pela dona da marca, mas sempre respeitando o crescimento do empresário iniciante.
Considerando o número de gestores franqueados que a companhia pode contar, o acordo deve ser extremamente detalhado. Deste modo, não ocorrerão problemas que poderiam findar a parceria.
As responsabilidades do franqueador precisam sempre incluir o gerenciamento macro das suas filiais. Afinal, é o nome da empresa que está em jogo.
Finalmente, o franqueador precisa fiscalizar o negócio do franqueado. A qualidade dos seus serviços, seus preços, balanços financeiros, opiniões dos consumidores e atuação no dia a dia. Uma franquia deve manter o padrão da franqueadora, em todos os aspectos.
Fiscalizando a “filial”, a empresa “matriz” pode exigir mudanças e/ou a manutenção de algumas práticas. Inclusive, porque, isso afeta a sua marca como um todo.
Quantas vezes você já não ouviu, por exemplo, notícias do mau atendimento em uma franquia? E quantas vezes quem divulgou uma “nota oficial” foi a franqueadora? Essa prática é bastante comum! Qualquer ação pode afetar a empresa de forma geral, e o cuidado do empresário “principal” é redobrado.
As responsabilidades do franqueado e responsabilidades do franqueador não mudam muito. É preciso, apenas, que ambos cumpram o acordado, e trabalhem ao máximo para manter a qualidade e a reputação da empresa. Assim, todos são beneficiados — incluindo as demais filiais da marca.
Agora que você já sabe tanto, pode investir na sua franquia. Seja adquirindo ou criando uma. Qual será a sua nova empresa?
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