Todos os dias podemos correr o risco de passar por uma situação indesejável nas ruas. Por essa razão, o que fazer quando o celular for roubado é algo que precisa estar bem claro para você tomar as medidas necessárias.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo publicou um dado alarmante. Em Junho de 2022, o índice de roubo cresceu em 13% comparado ao ano anterior.
Isso significa que, em apenas um mês, foram registrados 20.251 casos de roubo na cidade.
Por esse motivo, e pela quantidade de dados pessoais armazenados nos dispositivos e até mesmo com a importância que o aparelho tem no cotidiano, separamos algumas dicas do que fazer e como prevenir danos maiores ao seu celular.
O roubo e o furto de celular podem acontecer sem a gente perceber. Porém, algumas coisas podem ser feitas para evitá-los, como: não andar pela rua com ele nas mãos, estar sempre em alerta com o que está acontecendo à sua volta, entre outros.
Ainda assim, em algumas ocasiões, não é possível evitar todos os riscos. Por isso, siga as seguintes dicas para proteger o celular antes que algo aconteça.
Pode parecer um pouco cansativo ter que usar uma senha toda vez que você pensar em abrir algum aplicativo.
Porém, tente fazer isso com aqueles que podem conter mais informações pessoais, como: agenda, aplicativos de banco, galeria de fotos e bloco de notas.
Esses são alguns exemplos, mas você vai entender melhor conforme for vendo os pontos vulneráveis no seu dispositivo.
Essa é uma forma de dificultar o acesso às suas informações, que podem ser valiosas. Além disso, você diminui o risco de sofrer algum golpe, como o do PIX, por exemplo.
O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é como se fosse a identidade de todo aparelho celular. Ele é um número único que representa cada dispositivo conectado a uma rede móvel.
Através dele, as operadoras podem identificar os dispositivos conectados e ter um certo controle sobre eles.
Assim que adquirir o seu celular novo, não deixe de anotar e guardar o número, que você pode encontrar na caixa original do aparelho.
Mais abaixo, você verá o que fazer com o número do IMEI para proteger seu celular de roubo.
Independente do que você faça, um seguro para celular é a melhor forma de se proteger contra roubo.
Você não consegue evitar que ele aconteça, mas, caso ocorra, terá uma assistência da seguradora e poderá ter o celular reposto ou até receber o dinheiro da indenização para comprar outro.
Além disso, um seguro também pode cobrir alguns danos que possam ocorrer no aparelho como: quebras acidentais, oxidação, danos causados por líquidos, entre outros.
Você pode fazer uma cotação de seguro para celular na Juros Baixos. Assim, será possível entender melhor como funciona e quanto você pode pagar por ele.
Caso seu celular seja roubado, não se desespere. Você precisa tomar algumas atitudes para certificar a sua segurança e a segurança das informações armazenadas nele.
Veja abaixo o que fazer logo após o roubo:
Segundo os dados publicados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio), houve uma subnotificação de roubos e furtos no Brasil.
As pessoas não estão procurando ajuda das autoridades, o que pode ser pior para a resolução do problema.
Você deve usar o boletim de ocorrência como comprovante do ocorrido para conseguir bloquear o celular e as contas bancárias, por exemplo.
Além disso, as autoridades precisam ter um registro do número dos acontecimentos, os locais e as maneiras que os roubos ocorrem, pois podem garantir uma melhoria nos planos de segurança pública.
Já falamos sobre o número do IMEI acima. Agora, você irá descobrir como ele pode te ajudar em caso de roubo do celular.
Ao dar o número do IMEI para a sua operadora, ela pode bloquear o dispositivo. Dessa forma, o aparelho ficará inútil para a pessoa que estiver com ele.
O bloqueio é feito de forma remota, e não precisa de nenhuma autorização ou acesso pelo aparelho para conseguir realizá-lo.
Caso consiga recuperar o telefone, basta ligar para a operadora novamente e seguir as instruções que passarem para desbloqueá-lo.
No caso de um iPhone roubado, ainda é possível fazer o bloqueio através do iCloud. Nesse caso, existem três alternativas: apagar o aparelho, ativar o Modo Perdido ou trocar a senha do ID Apple e das contas cadastradas no iOS.
O comando de apagar o aparelho, que remove todos os dados internos do celular, é indicado para quando o iPhone estiver sem internet ou com o localizador de “Buscar iPhone” desligado. Depois de acionado o comando de apagar, não é permitido desfazer a ação.
Se a internet estiver conectada ao iPhone, ele pode ser rastreado pelo Modo Perdido, que suspende os servidores da Apple Pay. O usuário pode, também, alterar as senhas do ID Apple, bloqueando o acesso de terceiros ao iCloud.
Ao perder o celular, todas as suas informações, senhas e conversas ficam vulneráveis. Por isso, é muito importante que você logo desconecte todas as redes sociais que puder.
É possível fazer isso entrando nas suas contas pelo computador e pedir para deslogar de todos os aparelhos conectados. Assim, você reduz ainda mais o risco de acesso indevido às suas informações.
Um dos maiores riscos de perder o celular, além das informações pessoais, é o de perder o dinheiro guardado nas contas bancárias, ou a utilização do cartão de crédito cadastrado no aparelho.
Isso pode trazer um prejuízo financeiro enorme à vítima. Por isso, assim que algo ocorrer, informe aos bancos que você usa pelo celular o quanto antes. Eles devem fazer o bloqueio imediato das contas e dos cartões.
O principal destino do celular roubado é a revenda do aparelho. Existem alguns pontos onde a venda ocorre, que podem ser no meio de camelôs ou até mesmo em shoppings.
Geralmente, o público que faz essa compra está buscando um celular mais barato. Porém, esse comércio incentiva e financia esse tipo de conduta. Então, até mesmo a compra de um aparelho roubado pode ser considerada crime.
No caso do celular ser recuperado pelas autoridades, ele pode ser devolvido imediatamente ao dono ou ficar guardado na delegacia por um tempo.
Nesses casos, o boletim de ocorrência e o número do IMEI do aparelho podem te ajudar a pegá-lo de volta. Já que precisa de uma comprovação que ele te pertence.
No geral, quando o celular é roubado, você tem um prejuízo muito grande. Por isso, independente das medidas que você tomar, fazer um seguro para celular é a melhor forma de se proteger.
O gasto que você terá pagando um seguro será muito menor do que comprar um aparelho novo.
Se ainda não se convenceu, veja como funciona e se vale a pena contratar um seguro para celular. Você, com certeza, não vai se arrepender de saber um pouco mais sobre essa modalidade de seguro.
Se ainda tiver alguma dúvida, procure a Juros Baixos nas redes sociais, ou deixe um comentário abaixo.
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Cote Seguro para Celular Online Grátis
Buscando empréstimo online?