Seguro celular

O Que É O Sinistro do Seguro Celular E Como Funciona?

Se você já buscou por um seguro de celular, já deve ter se deparado com a apólice do seguro. Nesse documento, constam todas as informações necessárias para você entender a contratação. O sinistro do seguro celular é uma delas. 

Esse e outros termos podem ser confusos para a pessoa que não está muito por dentro do mundo dos seguros. Porém, é muito importante que você entenda tudo aquilo que está contratando para ter a autonomia de escolher com consciência um produto ou serviço. 

Acompanhe o texto para entender o que é um sinistro e como funciona. No final, você estará com a consciência tranquila de quem sabe o que está fazendo. 

Leia mais: O que é apólice de seguro celular?

O que significa a palavra sinistro no seguro de celular?

Ao contratar um seguro para celular, você checou todas as coberturas que irão proteger o seu dispositivo, certo? 

Roubo, furto e danos acidentais são as coberturas principais. Então, quando um desses casos previstos na sua apólice ocorre, chamamos de sinistro.

Por isso, quando você avisa para a sua seguradora o que aconteceu, você está abrindo um processo de sinistro. Assim, eles poderão organizar o procedimento para a sua indenização. 

Qual o objetivo do sinistro?

O objetivo do sinistro é garantir a execução da cobertura prevista no contrato de seguro. Ao acionar a seguradora, você tem o direito de receber a indenização ou assistência que você contratou, desde que cumpra com as exigências estabelecidas. 

Dessa forma, o processo de sinistro inclui: acionamento do seguro, envio de documentos, análise do ocorrido, solicitação de informações ou documentos faltantes e, por último, a indenização.

Leia mais: Benefícios do seguro celular: Saiba porque você não pode viver sem

Como faço a abertura do sinistro no seguro celular?

Para abrir um sinistro, você precisa seguir as seguintes etapas:

Verificar as condições do contrato

Verifique as condições do contrato de seguro para saber quais são os eventos cobertos e quais são exigências para acionar a cobertura.

Notificar a seguradora

Entre em contato com a seguradora para informar o que aconteceu e todas as circunstâncias em que ocorreu. A seguradora geralmente disponibiliza um canal de atendimento para isso, como telefone, e-mail ou chat online. Verifique como deve ser feito com a sua!

Fornecer informações

Você deve fornecer informações detalhadas sobre o ocorrido como data, hora, local, causa, extensão dos danos, entre outras. É importante que as informações sejam precisas e completas para que a seguradora possa avaliar a ocorrência e dar início ao processo.

Documentar os danos

No caso de ter ocorrido um dano ao aparelho, que ainda está com você, documente os tudo por meio de fotos, vídeos ou outros registros. Essa documentação é importante para comprovar a ocorrência e a extensão dos danos.

Cumprir as exigências da seguradora

 A seguradora pode exigir que você apresente documentos adicionais ou realize outras providências para dar início ao processo. É importante que você cumpra tudo certo para evitar atrasos ou indeferimento da cobertura.

Mas, é importante sempre lembrar: cada seguradora tem suas particularidades em relação ao processo de abertura de sinistro. Por isso, consulte as condições específicas do seu contrato de seguro e siga as orientações.

Leia mais: Seguro celular ou garantia estendida: qual é a diferença?

Tem prazo para abrir sinistro no seguro celular?

Sim, é importante que o sinistro seja comunicado à seguradora o mais breve possível, preferencialmente dentro do prazo estabelecido no contrato de seguro. Esse prazo pode variar de acordo com as condições específicas de cada contrato.

A notificação tardia do sinistro pode prejudicar a avaliação e o processamento do caso, além de poder resultar na recusa da cobertura pela seguradora. Isso porque a demora na comunicação pode dificultar a comprovação da ocorrência do sinistro e da extensão dos danos, além de aumentar o risco de fraudes ou agravamento dos prejuízos.

Conclusão

O sinistro, apesar do nome estranho, é muito importante para que você garanta o uso do seguro que você contratou. Seguindo os passos corretamente, você não terá nenhum problema e o seu aparelho estará sempre protegido. 

Que tal fazer uma cotação de seguro no site da Juros Baixos para manter seu celular seguro? 

Deixe um comentário abaixo se ficou alguma dúvida ou nos siga nas redes sociais para mais informações.

pedro

Share
Publicado por
pedro

Posts recentes

Banco Matone – Crédito Pessoal e outros empréstimos

Certamente você não deve estar assimilando o nome a instituição e nós vamos explicar porque.…

5 meses atrás

Os Custos Ocultos de Não Ter Seguro para Celular: Um Alerta Financeiro para os Entusiastas de Tecnologia

Em dúvida se compensa contratar um seguro para celular? Veja aqui as principais razões para…

9 meses atrás

Startup faz primeira venda de precatórios totalmente em blockchain do Brasil

Matéria publicada em 20/12/2020 no site Criptofácil. Acesse aqui. A startup brasileira Preks realizou a…

9 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimo com garantia: vantagens, requisitos e cuidados a tomar

O empréstimo com garantia é uma modalidade financeira que pode oferecer diversas vantagens aos consumidores.…

10 meses atrás

Pagamento por Aproximação de Celular: É Seguro?

Desde a pandemia, várias formas de pagamento começaram a surgir para facilitar o dia a…

12 meses atrás

Seguro Celular PicPay: Veja Como Funciona E Se Vale A Pena

Recentemente, o PicPay lançou o seu seguro celular. Além das opções de cobertura, ele possui…

12 meses atrás

Cote Seguro para Celular Online Grátis

Fazer cotação

Buscando empréstimo online?

Simular empréstimo