Graças ao serviço de internet banking, milhões de pagamentos são feitos de forma eletrônica todos os dias. Mas, basta errar um só número ou código na hora de inserir os dados para que você acabe enviando um pagamento para a conta errada e, infelizmente, esses pagamentos feitos de forma errada não podem ser automaticamente desfeitos, pois os bancos funcionam como facilitadores de transações, mas não podem realizá-las sem o consentimento dos clientes.
O que acontece então? Isso quer dizer que não é possível recuperar a quantia? Calma, existem situações nas quais o seu dinheiro pode ser recuperado. Nós explicamos como neste artigo.
Vamos falar sobre os erros mais comuns que podem acontecer quando realizamos depósitos ou transferências, e como agir em cada uma dessas situações.
Quando vamos fazer uma transferência bancária via TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou DOC (Documento de Ordem de Crédito), precisamos inserir vários dados para que a segurança seja garantida. Depois que inserimos os dados de agência e conta e CPF (no caso de transferência entre diferentes bancos), e o nome do remetente aparece, dessa forma, se ele estiver incorreto, é possível não continuar com o processo.
Se mesmo assim você realizou uma transferência via TED ou DOC e errou na hora de inserir os dados, saiba o que fazer:
Caso o número da conta que você inseriu ao realizar a transferência ou depósito não exista, o dinheiro voltará à sua conta automaticamente.
A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o banco. Ligue para a central de atendimento do seu banco ou vá até sua agência e comunique o ocorrido. Se a pessoa que recebeu o dinheiro for correntista do mesmo banco, a agência entrará em contato e tentará fazer com que essa pessoa devolva o valor. Quando o correntista é de outro banco, sua agência provavelmente apenas irá se dispor a fornecer informações básicas sobre a pessoa (número de contato, banco, agência, etc).
Caso o beneficiário não queria devolver a quantia, você pode fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) através do site da Secretaria de Defesa ou Segurança da sua cidade ou uma delegacia.
Outro erro comum nas transferências e depósitos, é a confusão no valor a ser transferido. Muitas vezes, colocamos todos os dados de identificação corretamente, mas acabamos colocando um zero a mais ou uma vírgula errada. Em casos como esses, o correntista também deve comunicar ao banco e tentar fazer com que a pessoa que recebeu o valor maior que o esperado faça a devolução.
Você fez uma transferência e o valor voltou para sua conta? O estorno é uma situação comum que pode acontecer quando há um pequeno erro na inserção das informações, quando os dados não são necessários para completar a transferência. Nesses casos, o que você precisa fazer é encontrar o erro e realizar uma nova transferência.
Um problema como esse tipo de erro está nas transações de depósito. Se você fez um pagamento no dia do vencimento e ele voltou por falta de dados, o banco não pode ser responsabilizado pelo atraso no pagamento e você terá que arcar com os juros referentes ao atraso.
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