Palavra muito utilizada nos telejornais, câmbio de um modo geral significa troca e facilita bastante a vida das pessoas na hora de viajar ou realizar transações comerciais.
Câmbio de forma direta significa troca de moedas.
Se você for viajar para fora do Brasil, saiba que vai precisar trocar a sua moeda real pela do país que pretende conhecer. Para realizar esse câmbio, também se tem que pagar uma taxa de câmbio. Abaixo vamos explicar melhor o assunto.
No Brasil é o Banco Central a autarquia responsável por fiscalizar o mercado de câmbio, que pode ser intermediado por bancos e casas de câmbio. Ou seja, vai precisar trocar sua moeda por uma de outro país? Procure algum banco ou casa de câmbio para fazer isso.
Mas aqui vai duas dicas preciosas nossas:
Usamos como exemplo a moeda dos Estados Unidos por ser considerada de uso padrão internacional. Então, se o seu objetivo é investir em produtos importados para sua empresa, gerando, consequentemente, mais renda para o país, o dólar será mais barato. Agora se pretende viajar a Miami para se divertir e gastar muitos dólares, saiba que terá que pagar um pouco mais numa casa de câmbio ou agência bancária autorizada.
Essa diferenciação tem lógica, já que adquirindo produtos fora, você vai estar investindo na geração de renda no país e viajando por diversão o dinheiro vai ficar no país visitado.
Explicando de uma forma mais simples e direta, taxa de câmbio reflete o custo básico de uma moeda em relação à outra. No Brasil e no mundo ocidental, a moeda mais utilizada é o dólar. Então vamos supor que a taxa de câmbio para você que pretende comprar dólares esteja custando R$ 2,20. Isso significa que para cada dólar comprado, você gastará R$ 2,20.
As taxas de câmbio são negociadas entre clientes e agentes, e divulgadas pela imprensa. No site do Banco Central, você encontra os valores de várias taxas para as diferentes moedas. Vale salientar que esses valores mudam todo dia. Por isso é bom ficar sempre atento(a).
No regime de câmbio fixo é o Banco Central quem decide o valor da taxa de câmbio. Já no flutuante, o valor dessa vai depender das oscilações do mercado.
O Brasil já adotou o regime de câmbio fixo durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A sua vantagem é a previsibilidade do câmbio. A desvantagem é que em eventuais ocasiões o Banco Central precise colocar mais moedas em circulação para manter a taxa de câmbio no valor idealizado. Com isso a inflação vem à tona.
O regime de câmbio flutuante é o melhor para ser utilizado pelos países, já que são as regras do mercado que determinam o valor da taxa de câmbio. Ou seja, determinam o valor real, sem interferências, da taxa. Inclusive, segundo especialistas foi a implantação da responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante, que possibilitou ao Brasil ascender de fato economicamente e socialmente.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, envia para a gente e seja sempre bem-vindo (a)!
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Buscando empréstimo online?