O IBGE divulgou nesta quinta-feira (9) um resultado positivo para o comércio: mesmo com queda de 4,5% em comparação com março do ano passado, graças aos setores de artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal, o volume de vendas no comércio subiu 0,3%.
Em relação ao mesmo período de 2018, o maior impacto negativo foi no setor de supermercados, alimentos e fumo, que recuou em 5,7%.
De acordo com especialistas, o crescimento está próximo da estabilidade, já que o país encontra-se em uma evolução modesta do mercado de trabalho. O feriado do Carnaval e da Páscoa também influenciaram no comércio, pois aconteceram mais tardiamente este ano.
Medida pelo IPCA (Inflação Acumulada Total), a inflação pressionou os preços dos hipermercados, o que trouxe um resultado negativo para o setor.
O varejo de veículos e materiais de construção teve uma alta de 1,1% em relação a fevereiro e o trimestre encerrou com 2,3% de crescimento, porcentagem maior que o primeiro trimestre de 2018.
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