Seu objeto é auxiliar a pessoa a poupar dinheiro, além de participar de sorteio, com prêmios em dinheiro.
O serviço de Capitalização existe em diversos bancos. Se está interessado no serviço, procure a melhor proposta para você! Leia:
Quando um cliente compra um título de capitalização, ele pode escolher pagar de três diferentes maneiras:
Pagamento único, mensal ou periódico. No valor da parcela, já fica incluso os custos do prêmio e as despesas administrativas. Além disso, esse valor também sofre uma correção através da Taxa Referencial ou de um índice de inflação.
Saiba as verdades sobre os Títulos de Capitalização e se vale a pena adquirir um.
Ao contratar um título de capitalização, é importantíssimo entender as vantagens e desvantagens de resgatar o valor aplicado.
Ao solicitar o resgate antes do prazo de vigência, só será possível resgatar uma parte do valor aplicado.
Esse tipo de parcelamento não é muito oferecido pelas instituições financeiras, mas com ele é possível solicitar o resgate de apenas uma parte do valor investido, embora geralmente existam regras bastante restritas referente ao valor mínimo e o valor máximo que precisa permanecer aplicado.
Quando o prazo de vigência do título é encerrado, é possível resgatar o total do valor aplicado, com a correção da Taxa Referencial ou de um índice de inflação.
Caso você queira resgatar o valor investido em um título de capitalização, é mais aconselhável que parte desse valor seja aplicado em algo mais rentável.
Para atender diferentes perfis de consumidores, as instituições financeiras dividem os títulos de capitalização em quatro tipos:
Nesse capital, só é realizada a restituição total para os clientes que não estão em déficit no pagamento. A maior parte das pessoas que escolhem esse tipo de título, tem a intenção de aguardar até o final do prazo para realizar o resgate, principalmente porque caso o cliente queira realizar essa operação mais cedo, conseguirá resgatar um valor muito menor do que o capital investido.
Nessa modalidade, o objetivo é atrair clientes através do sorteio de prêmios atrativos, mesmo sem a devolução do valor integral aplicado. É realizado no mínimo um sorteio semestral durante a validade do título.
Quando se adquire um título desse tipo, é necessário preencher uma ficha de cadastro onde é possível escolher se você deseja receber o capital aplicado ou um serviço no fim do prazo de vigência. Os clientes que forem sorteados durante o prazo de vigência receberão o valor total do título além do valor que já foi aplicado.
Esse tipo de título é vinculado a um evento promocional de incentivo, visando que o cliente efetue o pagamento das parcelas em dia para continuar participando dos sorteios.
Um Título de Capitalização passa todos os meses por uma atualização monetária no seu valor. Geralmente essa atualização é feita pela TR – que é a mesma taxa aplicada a poupança. Além disso também incide juros no valor do título, que é definido quando o cliente adere ao título.
Essa taxa de juros pode ser variável, mas de acordo com as regras da SUSEP essa taxa deve representar a pelo menos 20% da taxa mensal que incide na poupança.
Vale ressaltar que a rentabilidade do Título de Capitalização não incide todos os meses sobre o produto. Parte do dinheiro pago pelo título destina-se aos sorteios, geralmente mensais. Assim vale saber que nem todo o pagamento mensal rende 0.5% mais a TR.
Há 3 tipos de prazos envolvidos no pagamento do Título de Capitalização. Veja quais são:
– Prazo de pagamento: é o prazo que o comprador do produto financeiro se compromete a realizar os pagamentos do título;
– Prazo de vigência: trata-se do período que o comprador tem de respeitar para resgatar seu dinheiro investido do título;
– Prazo de Carência: prazo que determina o período mínimo que o investidor necessita deixar o valor aplicado no título. Se a pessoa quiser retirar o dinheiro antes pode estar sujeita a pagar multa de até 10% sobre o valor total que aplicou no título.
Como mencionados, o Título de Capitalização conta com sorteios, geralmente mensais. O investidor participa dos sorteios durante o prazo de vigência do título.
Leia: 5 desvantagens de fazer uma Capitalização
Se você está pensando em adquirir um Título de Capitalização, é bom prestar atenção nas desvantagens que esse produto oferece:
1 – Título de Capitalização não é investimento, é um jogo;
2 – O rendimento não é igual ao da poupança;
3 – Especialistas da área dizem que adquirir um Título de Capitalização é o mesmo que guardar dinheiro em casa;
4 – Ao adquirir um Título de Capitalização você terá de pagar imposto de renda sobre ele;
5 – Você não pode desistir e resgatar o dinheiro do Título de Capitalização, devendo esperar o fim do contrato;
6 – Existem produtos financeiros muito melhores para se poupar dinheiro;
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Buscando empréstimo online?