No ato da compra de um novo celular, você pode se deparar com a seguinte questão: seguro para celular ou garantia estendida?
Nessa hora, a confusão é certa. Muitas pessoas não sabem a diferença de um para o outro e se atrapalham em escolher aquele serviço que resolverá melhor o seu problema.
Por isso, acompanhe o texto para entender a diferença entre os dois e qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades.
A garantia do celular é um acordo entre a fabricante e o consumidor de que ele tem um direito, em determinado período, de solicitar o conserto, a troca ou a devolução do aparelho caso algo ocorra com ele.
Geralmente, existe um tempo de 7 a 90 dias para que isso possa ser feito gratuitamente, dependendo da empresa. No entanto, em vários casos, esse período não é o suficiente para que o aparelho tenha algum problema. Muitas vezes, mesmo que seja um defeito de fábrica, ele pode demorar a aparecer.
Por isso, a garantia estendida é uma opção que oferecem no ato da compra. Nesse caso, a cobertura se estende entre 1 e 2 anos e o cliente tem o direito de reclamar sobre o funcionamento de seu dispositivo por mais tempo.
O ponto principal que representa a melhor vantagem de contratar uma garantia estendida é o fato de ser um tipo de “seguro” concedido pela própria empresa fabricante do produto. Dessa forma, qualquer reparo necessário, troca de peça ou reposição será feito da melhor maneira possível, já que eles terão tudo em estoque.
Outro ponto importante é a segurança que te dá. Caso o seu aparelho tenha algum defeito, não será necessário gastar o valor de um novo mais uma vez, basta entrar em contato com a empresa que ela se encarregará de fazer todos os procedimentos de reparo. No entanto, é importante se atentar ao contrato. As coberturas podem não ser tão abrangentes quanto a de um seguro para celular.
Por exemplo, caso a tela do seu aparelho quebre por algum acidente, você pode não ter o direito de pedir o reparo pela garantia. Isso porque, na maioria das vezes, a cobertura só funciona para danos de funcionamento do próprio aparelho, não causados a ele.
Para fazer a escolha certa, você deve entender o que cada tipo de serviço irá cobrir e como eles podem te ajudar. Como citado anteriormente, a maioria das coberturas de garantia de celular não abrangem danos causados ao aparelho.
A proteção só é concedida caso seja provado que o celular apresentou defeito mesmo com o uso indicado e adequado pelo fabricante. Fora isso, não há o direito de pedir por reparos ou reposições do dispositivo.
Portanto, o que a garantia de um celular não cobre são: roubo, furto e danos acidentais.
Por outro lado, o seguro celular é um serviço vendido para garantir a proteção do seu celular em caso de roubo, furto e danos acidentais.
No entanto, também é importante ler o contrato e a apólice para entender quais são as coberturas que estão sendo contratadas. Cada seguradora irá vender o serviço de uma forma diferente. Em alguns casos, o foco será em roubo e furto, enquanto em outros pode ser danos acidentais. Isso varia para cada empresa.
Por esse motivo, é importante pesquisar e entender como funciona o seguro para celular e descobrir de que maneira ele pode ajudar você a manter o seu aparelho protegido.
Leia mais: Qual o Melhor Seguro Para Celular: Um guia Para Escolher o Seu
Contratar um seguro de celular pode ter diversas vantagens. Ao escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades, ele pode ser uma grande ajuda para manter a segurança do seu dispositivo.
Aqui estão algumas delas para você fazer uma avaliação.
Em caso de roubo ou danos, o seguro de celular oferece uma substituição ou reparo rápido do dispositivo, minimizando o seu tempo sem um aparelho funcional.
Você saberá exatamente o valor a ser pago todos os meses, o que auxilia no controle dos gastos e da sua vida financeira. No final, acaba sendo mais econômico do que pagar por possíveis reparos ou pela substituição do celular.
Existem diversas opções de seguros de celular disponíveis no mercado, permitindo que os você possa fazer uma escolha que atenda às suas necessidades e que esteja dentro do seu orçamento.
Leia mais: O Que É Apólice de Seguro Celular? Saiba Como Entender o Documento
Para contratar um seguro de celular, você deve escolher a cobertura que melhor atende às suas necessidades e fazer o pagamento, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
O seguro tem uma data de início e término da vigência, que geralmente é de um ano, podendo se estender até dois. Caso ocorra algum problema com o seu dispositivo que esteja previsto pela apólice, basta entrar em contato com a seguradora e informar o ocorrido para iniciar o processo de indenização.
Enfim, a empresa de seguros avalia a situação e verifica se o evento está dentro dos requisitos da apólice. Caso esteja tudo certo, a empresa irá lhe enviar o dinheiro da indenização de acordo com o valor estabelecido na apólice.
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