Está na dúvida sobre comprar um carro à vista ou financiado? Confira nossas dicas antes de optar por uma forma de pagamento.
Comprar um carro à vista quando se tem o valor completo do veículo é sempre a melhor vantagem.
Comprar um carro é um sonho de todos os brasileiros. Quem possui um veículo a seu dispor ganha em mobilidade para diversas tarefas particulares e também profissionais, além de ter mais autonomia para fazer passeios, viagens e se divertir mais com a família e os amigos.
Na última década, um dos fatores que fez as vendas de veículos aumentam no mercado é a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a venda de automóveis. Com a redução do IPI, qualquer cidadão passou a querer e ter mais possibilidades de comprar o seu carro com descontos e através de diversos formas de financiamento.
Esse incentivo deu tão certo para as concessionárias e montadoras de veículos baterem recordes de vendas de veículos novos e também usados, muito por conseguirem estimular os clientes a comprarem um carro através de descontos e outras vantagens.
Mas é preciso ficar atento, até por que escolher um modelo de carro para comprar é a parte mais fácil do processo. Porém, deslumbrados pelas vantagens, os consumidores não dão atenção a diversos aspectos importantes. Comprar um carro novo com IPI reduzido se tornou mais importante do que considerar as condições de vendas, as taxas de juros e outros encargos operacionais que comprometem sua renda.
Nesse cenário, essa é a pergunta mais realizada pelos consumidores. Se a pessoa já tem um dinheiro reservado ou aplicado em qualquer tipo de investimento, não precisa ter dúvidas, é simples: compre o carro à vista, essa é a melhor forma de adquirir um veículo, por poder ter maior possibilidade de negociação e conseguir descontos maiores.
Fora que a compra de um carro à vista gera a eliminação de uma série de encargos embutidos nas parcelas do financiamento como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Se você não tem o dinheiro completo para comprar o veículo, pode optar pelo financiamento mais vantajoso, basta ficar atento aos detalhes da operação.
O Banco Central do Brasil (BC) suspendeu a cobrança de taxa de abertura de crédito (TAC), exceto as concessionárias, é comum encontrar essa taxa atrelada ao custo do veículo, com nomes diferentes mas com o mesmo efeito.
Outro problema é o carnê do financiamento, muitos boletos continuam sendo impressos com a Tarifa de Emissão de Carnê (TEC), outra taxa suspensa pelo BC a muito tempo. A nossa dica é entender o que é mais vantajoso no momento da compra do carro: se é o financiamento total, financiamento parcial com entrada, financiamento com 50% do valor de veículo dado na entrada ou a compra do carro à vista.
Outro ponto importante para comprar um carro, independente do veículo ser comprado à vista ou financiado é ter uma noção precisa do valor que vai sobrar no seu orçamento para manter o carro. Não se esqueça que um carro gera custos com periodicidade recorrente como combustível, manutenção periódica, impostos anuais e seguro auto.
Estar negativado não significa necessariamente ficar sem opções de crédito. Em 2025, diversas instituições financeiras…
Descubra como conseguir empréstimo para negativado com aprovação rápida, mesmo com nome sujo. Veja opções…
Começar um negócio é, sem dúvida, uma das experiências mais emocionantes e desafiadoras que um…
O Crédito do Trabalhador é o novo consignado para empregados CLT, com juros mais baixos…
Com a popularização dos serviços financeiros digitais, os golpes online têm se tornado cada vez…
Construir a casa dos seus sonhos pode parecer um projeto desafiador, mas muitas pessoas enfrentam…
Buscando empréstimo online?