Leasing é um contrato de arrendamento mercantil, ou em termos mais simples, o aluguel do carro por um período estabelecido em contrato.
É uma espécie de aluguel de veículo, porém, onde o banco oferece a opção de compra do mesmo ao final do contrato noa valores de tabela FIPE .
Tem um prazo máximo que geralmente gira em torno de dois anos. Após o prazo, é possível a quitação, devolução, compra ou renovação.
No pagamento mensal são inclusos as parcelas do aluguel e o VRG (Valor Residual Garantido), que é o valor pago para a aquisição do veículo. O banco ainda te dá a opção de colocar o VRG como “valor de entrada”, sendo assim parte do valor será diluído nas parcelas mensais ou abatido ao fim do contrato.
Existem três formas de Leasing que podem ser usadas: Operaciona, Leasing Back, Financeiro.
Qual a diferença entre os tipos de Leasing?
Operacional
O arrendador arca com os custos de manutenção dos produtos. Já o arrendatário pode desfazer o contrato em no mínimo 90 dias após o início do mesmo, com aviso prévio para a empresa ou contratante.
Financeiro
Se assemelha com um aluguel, tendo como um diferencial o poder de compra do bem ao final do prazo do contrato, com o valor já pré-estabelecido.
Leasing Back
Ocorre no meio empresarial, ou seja, é usado quando uma corporação necessita de capital de giro. Portanto, ela vende seus bens que aluga de volta os mesmos.
Isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O mesmo não incide nas operações de Leasing, pois o imposto que será cobrado no contrato se trata do ISS (Impostos Sobre Serviços)
Em casos de contrato de arrendamento mercantil, a vantagem é a rápida aprovação de crédito. Já que o veículo é registrado como propriedade do banco, se tornando assim uma garantia de pagamento.
Como é possível o financiamento de 100% do valor, o Leasing se torna uma boa proposta para quem não possui o valor de entrada total exigido num financiamento.
Desvantagens
As principais ações movidas por consumidores contra os bancos surgem por causa da devolução do carro, uma vez que os bancos pressionam os clientes a pagar as parcelas até o fim do contrato para não ter prejuízos.
Quando os clientes devolvem o veículo e pedem a restituição do VRG ao banco, que se recusa a pagar. Nesse ponto, o ganho de causa é do cliente, já que a lei incita que se há pagamento de VRG, esse valor deve ser devolvido ao consumidor, por ter pago uma prestação de compra, sem obter o veículo.
Em caso de rescisão ou não cumprimento dos termos acordados por uma das partes, é uma medida justa, legal e comum a aplicação de uma multa contratual. A multa deve ser proporcional e razoável, caso seja abusiva, é possível recorrer a justiça para que um juiz determine a mudança no valor.
O veículo fica registrado como propriedade do banco, durante o período do contrato. O que não lhe dá o direito, por exemplo, de vender o carro antes do fim do contrato.
Leasing X Financiamento
O leasing foi uma opção mais barata do que o financiamento de veículo, principalmente por conta nas taxas menores. O Leasing geralmente têm valores melhores para clientes que não tem tanto dinheiro para investir e nem pode reservar uma parcela de 20% do salário, por exemplo, é mais vantajoso do que o financiamento.
Principal Diferença
No leasing o carro fica em nome do banco e caso não haja pagamento da sua parte, o prejuízo é do banco e não seu. Em diversas concessionárias, os vendedores sempre tentar empurrar o leasing e mesmo que você o questione pelas semelhanças com o financiamento você tende a achar muito vantajoso.
Já no financiamento, o bem sempre é adquirido pela pessoa que contratou o serviço.
Redação Juros Baixos
Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.