Fazer um curso técnico é ótima oportunidade para entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Mais curtos que graduações, e bastante práticos, as disciplinas são cada vez mais procuradas no Brasil – foram 3,4 milhões só em 2014, número registrado em estudo divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Mesmo conhecendo os benefícios da modalidade, 26,8% dos entrevistados do mesmo estudo disseram nunca ter feito um curso técnico. O motivo? A falta de recursos para pagar as aulas. Mas você não precisa ser um destes 26,8% – hoje, existem três grandes tipos de financiamento que podem te ajudar a pagar todos os custos!
Conheça as opções e comece já seu técnico!
O PraValer é um tipo de crédito gerenciado por instituições privadas e que permite pagamento parcelado das prestações dos cursos.
Funciona assim: enquanto estuda, o usuário arca com metade do valor das parcelas mensais, e após sua formatura tem o mesmo tempo que durou o ensino para quitar o restante. É o sistema do dobro do tempo, que barateia as prestações mensais.
Muitas escolas técnicas espalhadas pelo Brasil aceitam a alternativa.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa gerida pelos governos estaduais, que financia cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S, como Senai e Senac). A aprendizagem pela opção é gratuita, financiada pelo Estado, e garante aulas também em algumas instituições privadas.
Cursos técnicos do Pronatec são gerenciados pelos estados, e atendem estudantes do ensino médio e pessoas já formadas.
Os cursos de qualificação profissional ofertados têm duração mínima de 160 horas (cerca de dois meses), e podem ser iniciados sempre que houver oferta no Senai, Senac ou demais. A seleção é realizada por prova de múltipla escolha elaborada por cada estado.
As vagas são disponibilizadas para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente em redes públicas; alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); e para aqueles que já concluíram o Ensino Médio.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já virou conhecido dos brasileiros quando o assunto é financiamento da graduação superior. Mas você sabia que cursos técnicos também podem contar com os recursos?
Recentemente estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), a alternativa deverá iniciar suas inscrições no primeiro semestre de 2018. As instituições interessadas em contar com a possibilidade inscrevem seus cursos no site do programa e, logo devem disponibilizar a facilidade de pagamento.
O processo seletivo dos alunos será feito por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados deverão se inscrever nos cursos pela página do Pronatec, e assinalarem a opção de financiamento estudantil.
Antes disponível apenas para a graduação superior, Fies vai financiar vagas para curso técnico.
Existem ainda outras formas de financiamento técnico. Os bancos também costumam ter taxas para empréstimos estudantis mais baratas, e condições favoráveis ao pagamento.
Antes de escolher o mais indicado para você, pesquise as opções e os cursos técnicos disponíveis na sua cidade. Assim, os seus gastos serão bem planejados, e seu futuro emprego vai estar ainda mais próximo!
Este texto foi útil? Para ler artigos semelhantes, e ter várias dicas sobre a saúde financeira e boas idéias para garantir suas finanças, acesse nosso blog!
Descubra como conseguir empréstimo para negativado com aprovação rápida, mesmo com nome sujo. Veja opções…
Começar um negócio é, sem dúvida, uma das experiências mais emocionantes e desafiadoras que um…
O Crédito do Trabalhador é o novo consignado para empregados CLT, com juros mais baixos…
Com a popularização dos serviços financeiros digitais, os golpes online têm se tornado cada vez…
Construir a casa dos seus sonhos pode parecer um projeto desafiador, mas muitas pessoas enfrentam…
Confira os cuidados essenciais para contratar um financiamento imobiliário, comparar taxas e planejar suas finanças…
Buscando empréstimo online?