Planejar é preciso. Ter a casa própria, viajar, se aposentar. Para realizar estes e muitos outros sonhos é preciso saber administrar o dinheiro.
Por isso, educação financeira é fundamental. E quanto mais cedo se aprende, melhor se planeja.
Educação financeira: simplesmente fundamental.
Fazer o planejamento financeiro é fundamental para realizar nossos sonhos. Além disso, também temos que saber nos defender dos imprevistos da vida e do vai-e-vem da economia.
O ideal é que desde cedo, antes mesmo de começar a trabalhar, já começássemos a nos preparar para lidar com o dinheiro.
Seria interessante aprendermos como lidar com o dinheiro:
Estas e outras questões acabam não sendo respondidas na escola e muitas vezes a resposta vem da pior maneira possível, já na vida adulta.
Infelizmente, a educação financeira não é uma disciplina da grade curricular das escolas brasileiras.
Aliás, o G20 (grupo que reúne os ministros de finanças e chefes dos bancos centrais dos 19 países mais ricos mundo mais a União Europeia) e a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) já tratam a falta de alfabetização financeira como um dos principais problemas do século XXI, já que contribui para o desequilíbrio financeiro não só dos indivíduos como também dos países e do sistema financeiro.
A ENEF tem material para educação financeira voltado para o Ensino Fundamental e Médio.
Inserir uma nova disciplina, inovadora e não-convencional, é uma tarefa árdua que esbarra em muita burocracia e até mesmo rejeição.
Mas há várias iniciativas que buscam levar educação financeira para os estudantes brasileiros.
É bem verdade que muitas encontram-se em escolas particulares mas há também trabalhos sendo desenvolvidos em escolas públicas por todo o país.
São ações organizadas por instituições e empresas privadas ou iniciativas individuais que buscam levar conhecimento através de palestras, cursos e bate-papos.
O modelo pedagógico e o conteúdo foram concebidos com base no Documento de Orientação para Educação Financeira nas Escolas, construído em parceria pelo Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) além de outras instituições convidadas, com coordenação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
É bem verdade que a proposta, neste caso, não é tratar a educação financeira como disciplina e sim como um tema cujo conteúdo é distribuído entre as diversas disciplinas que já fazem parte da grade curricular do ensino fundamental e médio.
Sabemos que a qualidade da educação no Brasil ainda deixa muito a desejar, mas temos todo o incentivo e promoção a educação financeira sempre serão bem-vindos.
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Buscando empréstimo online?