Você é daqueles que vive atrasando contas e depois é o maior transtorno para acertá-las? Acabou atrasando também o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do seu veículo?
Não precisa se desesperar, pois aqui responderemos a pergunta que deve estar passando agora pela sua cabeça: Como pagar o IPVA atrasado sem transtornos?
IPVA atrasado? Saiba como regularizar essa conta!
1 – Você deve entrar no site do Detran (Departamento de Trânsito do seu Estado);
2 – Nos campos indicados no site, insira os dados que serão pedidos: o número da placa do veículo e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);
3 – Ao preencher esses dados, o site oferecerá a opção de emitir uma guia para pagamento. Mas atenção, o novo boleto para o pagamento do IPVA atrasado irá incluir os valores de juros e correções monetárias, como multa por atraso;
4 – Com a nova guia de pagamento em mãos você escolhe a melhor forma de pagar: agência bancária, Internet Home Banking ou agência lotéricas.
Se você está com IPVA atrasado também de anos anteriores, provavelmente não conseguirá obter a segunda via pelo site. Nesse caso, você deve procurar o posto de atendimento da Secretaria da Fazenda de seu município.
Vale lembrar que não há possibilidade de parcelamento para os tributos em atraso.
Não são poucas as pessoas que deixam de pagar o IPVA, mas atenção! Não deixe de pagar você também.
Se você fica sem pagar o IPVA não poderá fazer o licenciamento do seu carro. E sem o licenciamento do seu veículo, se você em uma blitz, por exemplo, corre o risco de ter o carro apreendido.
Caso você não pague o IPVA pode esperar para começar a receber carta de cobrança. E mais, deixar o IPVA do carro faz com que você fique dentro da dívida ativa do país e quando for regularizar, terá de arcar com correções monetárias como juros e multas.
Você até pode andar por aí com o seu veículo estar sem o IPVA em dia. Mas como já mencionamos, você pode ser parado por uma blitz policial e pode correr sérios riscos de ter o carro apreendido se não cumprir com as orientações para a regularização do seu carro.
Além disso, sem pagar o IPVA você não faz o licenciamento – e sem estar com o carro devidamente licenciado não poderá vende-lo, se quiser. Primeiro deverá fazer o acerto.
O IPVA em atraso não pode ser parcelado. O contribuinte terá de arcar com os custos à vista.
Mesmo sendo fácil pagar o IPVA atrasado do seu veículo, procure sempre mantê-lo pago em dia – para evitar problemas.
Lembre-se que o IPVA dos veículos vence sempre em janeiro. Portanto, já se prepare para pagar o tributo no ano anterior – assim você fica com a taxa em dia.
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Motorola. Saiba os valores, taxas, prazos…
Aprenda como sair das dívidas em 5 passos com este guia completo e prático. Conheça…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Samsung. Saiba os valores, taxas, prazos…
O Internet Banking do Bradesco oferece diversas facilidades para quem busca praticidade e rapidez no…
Descubra como fazer um planejamento financeiro eficaz com dicas práticas para organizar seu orçamento, definir…
A Comparabem, plataforma especializada em comparar planos de saúde e produtos financeiros, acaba de anunciar…
Buscando empréstimo online?