Confira como calcular os juros a multa em caso de atraso no pagamento de boletos bancários.
Boleto bancário ainda é um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros.
Apesar do crescimento do débito automático, o boleto bancário ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. O uso do boleto é bastante frequente, principalmente no pagamento de mensalidade e financiamentos.
Como muitas pessoas só conseguem se organizar melhor com os pagamentos manuais, o boleto bancário é uma meio muito utilizado para manter o controle de gastos. Em compensação, a ferramenta pode causar muitos prejuízos ao consumidor em caso de atraso.
Ao atrasar o pagamento de um boleto bancário faz com que muitas pessoas esqueçam de calcular os valores dos juros cobrados, por não conhecerem os cálculos realizados para a aplicação dos acréscimos. Ao contrário do que muitos imaginam, o atraso no pagamento de um boleto também gera cobrança de multa.
Os juros do boleto bancário são chamados de juros de mora, o que indica que o cliente sofrerá multas caso não faça o pagamento do boleto até a data de vencimento. Como tanto os juros como as multas são atrelados ao Código de Defesa do Consumidor, há um teto máximo para a cobrança destes valores, em caso de atrasos no pagamento de um boleto bancário.
Os juros de mora do boleto bancário estão sujeitos ao teto de cobrança estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Por isso, o percentual não ultrapassa o valor de 1% ao mês. O valor de juros cobrados é devidamente proporcional ao tempo de atraso.
Um pagamento realizado após um mês do vencimento do boleto, gera portanto um acréscimo de 1% no valor total do pagamento. Para poder calcular o valor que será cobrado em alguns dias de atraso, é preciso saber como são aplicados os juros compostos, neste caso. Em cálculos de pouco menos de um mês atraso, basta fracionar os juros. Um atraso de 21 dias, por exemplo, gera um juros de 0,7% ao mês.
O cálculo é bastante simples, basta dividir a simples taxa mensal pelos dias do mês, ou seja, dividir 1 por 30. Também é possível encontrar diversas ferramentas na internet para calcular os juros do boleto.
Diferente dos juros, a multa não é estipulada pelos dias de atraso do pagamento. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, independente do tempo de atraso, a multa não deve exceder a porcentagem de 2% do valor total do boleto. Um boleto de R$ 100, por exemplo, alcançaria no máximo uma multa de R$ 2.
Depois de conseguir calcular os juros do boleto bancário, é mais simples identificar cobranças abusivas. Para saber o valor total do boleto, basta somar o valor total, com os valores calculados dos juros e da multa aplicada.
Apesar das nossas dicas, a indicação é que o consumidor se atente as datas de pagamento do boleto, se possível colocando todos os seus vencimentos no mesmo dia, para evitar esquecer as datas para pagamento.
Confira os cuidados essenciais para contratar um financiamento imobiliário, comparar taxas e planejar suas finanças…
Descubra por que o empréstimo com garantia de celular oferece taxas de juros mais baixas…
Encontre os melhores bancos para empréstimo com garantia de imóvel. Compare taxas, prazos e escolha…
Encontre empréstimo para negativado sem taxa antecipada de forma segura e rápida. Compare opções confiáveis…
Entenda como funciona o cheque especial do Bradesco: taxas de juros, prazo de pagamento, vantagens…
Descubra como funciona o empréstimo com garantia de celular Xiaomi. Obtenha crédito rápido, com taxas…
Buscando empréstimo online?