Você escolheu um produto ou solicitou um determinado serviço. Escolheu o melhor método de pagamento para você no momento: o cartão de crédito.
Tudo caminha mil maravilhas, produtos escolhidos, serviço solicitado, chega na hora de realizar o pagamento. O seu cartão de crédito simplesmente “não passa”. Jargão para dizer que o seu cartão foi recusado no momento da compra.
Existem inúmeros motivos que podem resultar na tão indesejada “transação não autorizada”. O seu cartão pode ser recusado em compras feitas pela internet ou em lojas físicas.
Não importa a modalidade de compra (online ou presencial), ambas não apresentam grandes diferenças nos motivos que levam a possível recusa do seu cartão no momento da compra. Nas duas ocasiões o que acontece é basicamente a mesma coisa e os procedimentos para resolução do problema são concomitantemente aos mesmos.
Ter o cartão bloqueado para a realização de pagamentos certamente já deve ter acontecido com você. É mais comum do que parece e apesar de habitual pode ser extremamente constrangedor. Mas afinal, você sabe por que isso acontece?
O principal motivo que leva a instituição financeira ou o banco a bloquear o cartão de um cliente é o atraso no pagamento da fatura.
Por exemplo, você tem o fechamento da sua fatura prevista para o dia 27 de cada mês. Após o fechamento a fatura é mandada para sua casa com vencimento para o dia 3, hipoteticamente.
Caso você não efetue o pagamento até a data limite estimada você não poderá realizar novas compras, sejam elas presencialmente ou online. O bloqueio do seu cartão por falta de pagamento é um direito do emissor, mesmo que você possua limite para outras compras.
A única forma de conseguir o desbloqueio é efetuando o pagamento da fatura vencida em sua totalidade ou pelo menos no valor mínimo determinado. Feito o pagamento, o seu cartão estará apto para novas compras (dentro do limite estabelecido) em um prazo limite de até 3 dias úteis.
Agora se mesmo com as faturas em dia o seu cartão foi bloqueado, as causas para que isso tenha ocorrido podem ser as mais diversas. Saber o que de fato ocorreu pode determinar o que você deve fazer para voltar a utilizar o seu cartão normalmente o mais rápido possível.
Além do não pagamento da fatura, exceder o limite é uma das causas mais comuns que pode fazer com que o cartão seja bloqueado no momento de uma determinada transação.
Todo cartão, independente da sua bandeira, banco emissor ou modalidade de crédito (gold, platinum, institucional, corporativo, co-branded) apresenta um limite determinado pelo banco de acordo com o seu perfil, isso tendo como base as informações prestadas por você.
Até que haja um novo limite aprovado é esse o valor que você terá disponível para fazer as suas compras.
Muita gente não entende como o limite do seu cartão funciona, nós vamos explicar como são as diretrizes desse limite.
Por exemplo; se você apresenta um limite de R$ 2.500,00 e realiza a compra de um eletrodoméstico no valor de R$ 1.800,00 em 10 vezes, o seu limite disponível é de R$ 700,00.
Esse é o seu novo valor de compra, valor este que vai sendo acrescido a cada pagamento feito. No primeiro mês da compra o seu limite será de R$ 700,00, com o pagamento da primeira parcela o seu limite passará a ser R$ 880,00.
Nesse caso, você poderia ter o cartão recusado se tentasse efetuar a compra de um sofá com valor de R$ 1.000,00. Em alguns casos a operadora do cartão pode acabar liberando a compra, mas fique atento, você está provavelmente contratando o crédito emergencial.
Desta forma o banco autoriza que você realize compras acima do seu limite de crédito mas cobra algumas taxas sobre esse serviço. Por isso fique atento aos limites disponíveis.
Imagine que você está realizando um compra e acaba digitando a senha incorretamente, você não percebe mas o problema está no botão da máquina e novamente você digita sua senha incorretamente.
É possível que seu cartão seja bloqueado pela instituição e você descubra isso no momento em que o vendedor tenta trocar de máquina para finalizar a operação.
Essa é apenas uma das práticas antifraudes que o seu banco pode acabar realizando para proteger você de possíveis transtornos.
Outra técnica antifraude leva em consideração o seu perfil de compra. Você sempre realiza compras presencialmente no valor máximo de R$ 100,00, mas encontra uma promoção imperdível para comprar aquele sapato que você tanto queria pelo site de uma loja que lhe pareceu confiável.
O sapato em questão custa R$ 350,00. É provável que o banco realize o bloqueio da operação, uma vez que não parece ser uma transação comum ao seu perfil de compra.
No caso de compras online é possível que você tenha digitado o código de segurança errado ou mesmo o número do seu cartão.
O seu cartão não estar disponível durante a viagem com a família pode ser resultado de duas situações distintas.
A primeira delas: o seu cartão é de uso internacional? Caso o seu cartão seja intitulado como “nacional” ele não poderá ser utilizado em viagens internacionais. Algumas instituições financeiras podem realizar o desbloqueio dos cartões nacionais para eventuais compras no exterior. Contudo é possível que esse benefício seja coberto por taxas
A segunda: alguns bancos podem realizar o bloqueio do cartão para uso somente no estado de emissão. Mesmo que você esteja viajando dentro do país o seu cartão pode ser recusado.
Você provavelmente já tentou realizar uma operação por meio do caixa eletrônico e a operação não pode ser concluída porque o sistema estava indisponível. Com o cartão de crédito a situação não é diferente.
O sistema integrado do seu cartão de crédito pode não conseguir comunicação com o sistema de pagamento utilizado pelo vendedor. Neste caso não há muito o que fazer, vocês terão de tentar novamente o pagamento alguns minutos depois. Outra opção é que você troque o cartão utilizado.
Um pouco mais incomum de acontecer, mas não impossível, é que você tente utilizar um cartão vencido. Quando você recebe um cartão de crédito da sua instituição financeira, no próprio cartão há um indicativo de qual é a validade para utilização.
Caso você tente utilizar o cartão após essa data a transação será bloqueada pelo banco emissor. Esteja atento a data de expiração e solicite um novo cartão assim que o prazo estiver prestes a expirar.
De ordem mais prática, outro fator que pode comprometer o uso do seu cartão é um eventual defeito no chip ou na tarja magnética, o que acaba comprometendo a leitura do cartão deixando-o bloqueado para uso até sua substituição.
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