Apesar de o cartão de crédito ter várias vantagens, às vezes pode ser uma boa opção reduzir o limite, caso você precise. Entenda neste post, como baixar o limite do seu cartão de crédito.
Pode acontecer de os benefícios do cartão de crédito acabarem resultando em problemas para a sua conta, caso você não consiga administrar suas finanças. Por isso, a redução no limite é um caminho caso você queira organizar seu orçamento.
Dicas para baixar o limite do seu cartão de crédito
Muitas vezes o banco pode acabar te oferecendo um valor de limite maior do que o que você pode gastar. Isso não quer dizer que você precisa atingir esse limite todo mês. Fique atento a algumas dicas para abaixar o seu limite do cartão.
Avalie se o limite não fará falta
É importante pensar neste ponto para evitar que o banco baixe demais o limite de crédito. Caso queira um limite menor, você precisa se acostumar a gastar menos. Mas tenha em mente sempre como funciona o limite do seu cartão com compras parceladas, caso venha a querer parcelar alguma compra futuramente.
Pague suas faturas pendentes
Se você está usando todo o limite do cartão e quer diminuir essa quantia, terá que pagar as faturas até que ele volte ao valor máximo. Isso porque o banco não vai baixar o limite se ele estiver tomado com alguma compra.
Entre em contato com o banco
Em geral, a melhor opção é fazer o contato pessoalmente, na agência bancária. Assim, você conversa pessoalmente com o gerente e tem uma resposta em menos tempo.
O gerente vai pedir seus dados pessoais, como CPF e número do cartão de crédito. Geralmente essa transação é mais rápida do que quando você pede um aumento de limite porque, no caso de pedir um aumento, o banco precisa fazer uma análise de crédito e confirmar que você pode arcar com o novo saldo.
Caso você prefira, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do seu cartão pelo telefone e passar seus dados para que eles possam diminuir o limite. Esse procedimento é possível pelo telefone porque reduzir o limite é um processo simples para o banco.
Atenção: o banco pode baixar o limite do seu cartão de crédito sem você pedir.
Isso é permitido e pode acontecer porque as instituições têm o hábito de revisar as linhas de crédito dos clientes. Com isso, elas checam se o limite que você tem é alto demais para a sua renda. Se acharem que sim, podem diminuir esse valor.
Ainda não tem certeza essa é a melhor opção?
Existem outras atitudes que você pode colocar em prática para ter mais controle das suas compras, como desativar a opção de avaliação emergencial de crédito do seu cartão e o aumento de limite automático. Entenda mais sobre esses processos abaixo:
Avaliação emergencial de crédito
Essa é uma taxa cobrada quando a compra que você faz ultrapassa o limite permitido pelo cartão. Essa avaliação não garante que a compra será aprovada, apenas indica que será analisada e talvez liberada.
Aumento automático do limite
Alguns fatores contribuem para a aprovação do aumento do seu limite de maneira automática. Isso pode ocorrer se, por exemplo, você tiver contas em débito automático devidamente pagas, se usar o cartão constantemente e se pagar as faturas até o vencimento.
Saiba que, uma vez diminuído o limite do cartão, o processo para aumentá-lo novamente é mais complicado. Por isso, pense bastante antes de tomar essa decisão.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Fique a vontade para contar suas experiências ou apenas deixar um comentário. Aproveite para tirar dúvidas e sugerir novas pautas e não deixe de conferir os outros artigos do blog com dicas para organização financeira.