Já é um fato bastante conhecido por empresários, comerciantes e profissionais autônomos que o relacionamento saudável com o cliente é muito importante. Isso é fundamental para a venda de produtos e serviços em pequena ou larga escala. Um serviço de qualidade e um produto notável se destacam na multidão competitiva do mercado e favorece o negócio de quem preza por isso. Mas esses são os únicos fatores para se posicionar bem diante de seus clientes?
A melhor forma de se posicionar bem diante de seus clientes é oferecer qualidade de um modo geral.
Por diversas vezes já ouvimos falar sobre Gestão da Qualidade e sua importância para o sucesso de um negócio. Seja um serviço ou um produto, prezar pela qualidade é extremamente fundamental na busca por um relacionamento saudável com seu cliente. Os produtos ou serviços oferecidos com extrema qualidade são divisores de água no mercado e acabam tornando-se referência naquele segmento a médio e longo prazo.
Mesmo que o preço dos produtos ou serviços oferecidos por você sejam os mais baixos da categoria, ainda assim as pessoas buscarão produtos mais caros que sejam de qualidade superior. Existe um conceito embutido no subconsciente das pessoas de que a qualidade vista em algo reflete confiança na hora de adquiri-lo. Mesmo que todos não pensem desta maneira, é comprovado pela ciência do Marketing que a grande maioria dos consumidores irão prezar pela qualidade em primeiro lugar.
Sabendo que sua marca é de extrema qualidade em comparação com outra em atividade no mercado, busque firmar-se ainda mais com sua clientela. Ou seja, a qualidade de seu produto será um divisor de água entre os diversos perfis de consumidores. Desta forma, você terá um público frequente que voltará a fazer negócio com você por várias vezes. Focalize essas pessoas e refine ainda mais a busca por esses indivíduos.
Além do público-alvo, conheça a persona que faz negócio com você, que usa e indica seu produto e serviço para outras pessoas. Sabendo detalhes sobre o que seus clientes desejam, você terá parâmetros específicos para oferecer o melhor para esses consumidores.
É ético buscar referência em outra empresa bem-sucedido. A receita do sucesso de uma marca com seus clientes também pode ser alcançado por você. Identifique a proposta de valor de seus concorrentes, os principais argumentos de venda, os pontos fortes e as fraquezas e você terá um parâmetro para se posicionar bem diante de seus clientes.
É importante deixarmos claro que não estamos falando de espionagem industrial ou qualquer forma de trapaça, estamos sugerindo uma abordagem amigável e instrutiva. Se coloque como um cliente de seu concorrente e veja o que faz a diferença nos produtos e serviços oferecidos por ele.
Estando certo de que aquilo que você oferece é referência de bom gosto e qualidade, expanda esse sucesso de forma específica para outros públicos. Vamos imaginar o melhor restaurante da região, o mais belo e confortável de todos. Os melhores pratos e bebidas de toda a região são encontrados neste estabelecimento, mas ele não oferece opção de alimentos veganos.
Faça uma pesquisa de mercado e focalize nesta persona, abra espaço no cardápio para opções veganas e busque se relacionar da melhor forma possível com esse novo público.
Uma estratégia de mercado tão antiga quanto o próprio comércio é reduzir o preço de produtos ou serviços para superar a concorrência. Isso é muito visto em promoções e descontos que ocorrem constantemente e conseguem atrair mais clientes. Isso pode funcionar, mas é uma estratégia limitada e deve ser utilizada com muita cautela e planejamento.
Antes de pensar em mexer no preço para atrair mais clientes, pense em melhorar cada vez mais sua relação comercial com eles. Quando a concorrência estiver forte, faça a diferença oferecendo um recurso diferente, algo novo e bem pensado. Mesmo que seja na experiência pós-venda, fidelizar cada vez mais seu público é um passo garantido para atrair mais clientes.
Disponha dos canais de comunicação necessários para comunicar-se com seu cliente.
Os canais de comunicação oferecidos pela sua empresa são portas diretas para expandir o seu negócio. Mas além dessas portas que podem captar novos clientes, como as redes sociais, rádio, TV e marketing impresso, você deve prezar por um SAC e atendentes que irão solucionar as dúvidas de seus clientes mais antigos oferecendo um suporte de qualidade.
Uma expressão derivada do inglês, o “follow up” é o mesmo que “acompanhamento”, uma forma de saber mais sobre sua relação com o cliente. É muito comum ver as empresas fazendo follow up junto ao seus clientes. Fazer follow up é muito importante para o sucesso das vendas e a conquista do cliente, pois se você não fizer, tenha certeza que seu concorrente fará.
Independente da natureza do negócio ofertado por você, ofereça sempre um cenário completo ao seu cliente antes de fazer negócio. Deixe bem claro sobre os riscos que ele corre ao utilizar o seu produto ou serviço.
Por exemplo, todo medicamento deve ter os efeitos colaterais bem especificados. Produtos alimentícios devem especificar se contém soja, glúten, sódio, transgênicos, dentre outros, a fim de informar sobre os riscos oferecidos. Produtos financeiros com risco de perda devem ser identificados pelas corretoras e bancos.
Todo o argumento embutido na proposta de seu negócio deve seguir uma estrutura concreta, com base na experiência de causa e efeito de sua marca ou de marcas concorrentes. Faça isso para se posicionar com clareza diante de seus clientes e tenha as respostas na ponta da língua.
A fidelidade na relação empresa/cliente é um dos maiores indicadores de um bom relacionamento comercial. Como foi dito no início do post, a fidelidade é a qualidade de tudo que você oferece. Ofereça o melhor possível ao seu cliente constantemente como o maior plano de fidelidade de sua empresa.
Além disso, oferecer um plano de fidelidade propriamente dito fortalece ainda mais a relação com seus clientes, principalmente os mais antigos, pois essa é uma via de duas mãos. Um exemplo disso é dar desconto no preço de produtos e serviços aos clientes mais antigos, independente do quanto eles gastam.
Agora que você já sabe como se posicionar bem diante de seus clientes veja outros artigos como esse no site e melhore cada vez mais a relação com seu cliente.
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