Fintech

Empiricus pode estar suspensa de fazer propagandas

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) advertiu a empresa Empiricus Research para que seis de suas propagandas parassem de ser veiculadas na internet, incluindo o vídeo de patrimônio da funcionária Bettina.

Nesta terça-feira (21) em julgamento realizado pela 6º Câmara do Conselho de Ética do Conar,  foi aprovado por unanimidade uma recomendação de “sustentação agravada por advertência ao anunciante”. Em nota para o site da G1, a Empiricus informou que todos os vídeos foram retirados das plataformas por iniciativa própria, e não por irregularidade.

O processo no Conar teve abertura em março, após várias denuncias de consumidores por questionar a veracidade das afirmações contidas nos vídeos, que prometiam maiores rentabilidades para investimentos sem maiores explicações.  Nesta quarta-feira (22), o mais novo vídeo da empresa com título “O dobro ou nada” não aparece mais nas páginas da empresa ou em seus canais, mas permanecia postado e visível no YouTube.

Em abril a Empiricus recebeu uma multa do Procon-SP por conta de propaganda enganosa em razão de sua campanha com a funcionária Bettina, o processo se encontra ainda em fase de recursos. Segundo a lei, a punição varia de R$650,00 a R$ 9 milhões, conforme a gravidade da infração.

Fluxo de pagamento – assinantes da Empiricus em 2019

Conar

As medidas tomadas pelo Conar, não têm poder de agirem como leis e nem de determinar possíveis multas, mas pode solicitar a retirada de veiculação de qualquer publicidade e/ou propaganda. O órgão abre os processos a partir de denúncias dos consumidores, autoridades ou anunciantes.

Caso as denúncias procedam, o conselho recomenda a suspensão de exibição da peça em meios de comunicação ou recomenda sua correção. Podendo ou não advertir o anunciante ou a agência. Os casos em geral, possuem prazo de julgamento de até um mês, mas dependendo do grau de infração medido pelo Código Brasileiro de Autorregulação Publicitária, o Conar pode recomendar a sustação imediata.

Redação Juros Baixos

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Share
Published by
Redação Juros Baixos

Recent Posts

Alta da Selic para 11,75%: entenda como isso influencia o mercado imobiliário

Na última quarta-feira, dia 16 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom), doBanco Central,…

2 anos ago

Mercado econômico: por que ele tem tantas oscilações?

O mercado financeiro está em constante mudança e esse é um dos pontos que assusta…

2 anos ago

É seguro contratar crédito online?

Duas em cada três transações bancárias são realizadas por meio de aplicativos de celular, call…

5 anos ago

Fiat busca por mais espaço no Brasil e reitera com investimento bilionário

A dona das marcas Fiat e Jeep, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), anunciou um novo investimento…

5 anos ago

Amazon cria aparelho que reconhece emoções dos usuários

Segundo a Bloomberg, empresa de tecnologia e dados, a Amazon está desenvolvendo um wearable, dispositivo…

5 anos ago

App Buser oferece 10 mil viagens gratuitas

Conhecida como "Uber dos ônibus", o aplicativo Buser vai dar 10 mil viagens gratuitas como…

5 anos ago