Powered by Rock Convert

Você sabia que MEI pode emitir boleto bancário? Isso é algo excelente para o MEI. O boleto bancário costuma ser um meio de pagamento útil e que facilita muito o dia a dia de qualquer negócio. Por isso, muitos empreendimentos aderem a esse meio de pagamento para que seus clientes tenham mais facilidade para fazer negócio e realizar os pagamentos com mais tranquilidade e flexibilidade.

Além disso, o boleto bancário proporciona meios de obter um maior controle das finanças do empreendimento, pois, ele possibilita um maior controle dos valores e prazos de créditos que o mesmo tem para receber.

O boleto bancário é um meio de pagamento muito útil e que garante um melhor controle de recebimentos para o empreendedor.

MEI pode emitir boleto bancário

Sim e isso é excelente para o negócio! Um MEI pode emitir tanto boletos registrados quanto boletos sem registro bancário. Porém, os boletos sem registro bancário trazem pouca segurança ao negócio e também ao cliente, pois, não fornece os dados de quem está pagando e recebendo. Com isso, o controle do pagamento é um pouco menor. Tanto, que há previsão de que, em breve, a  Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) não autorize mais os boletos sem registro bancário.

Com o boleto registrado, antes de gerar um boleto é preciso solicitar a habilitação do serviço no banco responsável pela sua conta corrente. Inclusive, é nesse banco que o dinheiro do pagamento será transferido para você. Depois de ter a funcionalidade liberada, você poderá emitir um documento de boleto de cobrança contendo dados como a Razão social, CNPJ, valores, datas, informações sobre juros, multa e dados do cliente que pagará o boleto.

Como receber um pagamento através de boleto bancário?

Efetuar uma cobrança por meio de um boleto bancário torna o recebimento mais seguro, fácil e rápido. Pois, há todo o trâmite e controle bancário por trás do pagamento. Para que um empreendedor possa emitir boleto de cobrança basta ter uma conta corrente habilitada para esse fim e solicitar esse serviço na agência bancária, pedindo que habilitem o serviço de cobrança por meio de boletos em sua conta corrente.

O funcionamento do boleto de cobrança

O boleto bancário é um título de cobrança de valores provenientes de vendas ou serviços prestados. Ou seja, alguém obtém seu produto ou serviço e paga por isso através da compensação do boleto: ele paga o boleto em uma agência bancária e o banco transfere esse valor para você.

O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou mesmo pela internet ou app de celular. Isso facilita muito o pagamento. Além disso, a emissão do boleto funciona como uma garantia de pagamento para o emissor, pois, caso o sacado não pague, o emissor poderá protestar o pagamento. Mas é um benefício para o sacado também, uma vez que com o boleto, ele ganha alguns dias a mais para pagar, podendo obter o serviço ou produto sem ter o dinheiro na hora.

O funcionamento prático da compensação do boleto funciona assim: o cedente (MEI) emite o boleto e envia para o sacado (cliente). Então, o sacado realiza o pagamento, através do código de barras constante no documento. O banco recebe esse valor e transfere para o emissor.

Benefícios de utilizar o boleto bancário

A utilização do boleto bancário garante vários benefícios como:

  • Todo o trâmite é realizado pelo banco, garantindo mais segurança e controle financeiro;
  • O cliente ganha alguns dias a mais para efetuar o pagamento;
  • Há clientes que preferem fazer negócio com empreendimentos que trabalham com boleto bancário, pois, passa mais credibilidade. Assim há o aumento da carteira de clientes;
  • Caso haja atraso no pagamento, pode haver a cobrança de juros automaticamente. Assim, o emissor não fica no prejuízo por receber e atraso, e a cobrança de juros ainda causa uma garantia a mais de pagamento até a data de vencimento.

Assim, fica fácil entender porque o boleto de cobrança é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas.

O pagamento do boleto bancário pode ser efetuado por diversos canais, o que facilita muito o pagamento.

Aproveite essa forma de pagamento e trabalhe com ela para aprimorar ainda mais o seu negócio! Você poderá oferecer mais uma forma de pagamento para atrair clientes, além de poder estender o prazo de pagamento para eles, dando mais flexibilidade ao pagamento e ao mesmo tempo, tendo segurança de que você receberá o valor.

Mas lembre-se da importância de optar pelos boletos registrados, a fim de garantir mais segurança nos trâmites de pagamento. Assim você ficará tranquilo. Se você gostou do artigo e das dicas, não esqueça de deixar aqui os seus comentários, dicas e sugestões. Conte-nos se você utiliza ou pretende utilizar o boleto de cobrança no seu empreendimento.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares