Powered by Rock Convert

Garantia estendida é uma opção comum oferecida pelo vendedor em lojas durante uma venda de produtos, como eletroeletrônicos. De maneira geral, optar pelo adicional significa prolongar a garantia de fábrica do produto.

Mas para não cair em ciladas, o Juros Baixos fez um guia rápido para ajudá-lo a entender mais sobre este tipo de garantia, o que cobre e se vale mesmo a pena contratar. Confira!

Garantia Estendida. O que é?

Este tipo de garantia é conhecido como um seguro adicional que é possível contratar para prolongar a proteção de produtos. Em geral, é oferecido por vendedores, no final da compra, em produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e eletroportáteis.

Depois do vencimento da garantia do produto, assegurada pelo fabricante ou pela loja, a contratação deste recurso confere ao consumidor o direito de ressarcimento de prejuízos, em caso de sinistros, por exemplo.

Como funciona?

A garantia estendida funciona como qualquer outra modalidade de seguro, ou seja, por meio da contratação de seguro na apólice. Portanto, antes de pagar pelo valor do adicional, é importante ficar atento:

  • A cobertura da garantia estendida está descrita na apólice, durante a contratação.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) ainda faz o alerta: a aquisição deste tipo de garantia é opcional! Ou seja, não deve ser uma condição para a compra.

  • Caso contrário, a prática seria configurada como venda casada.

Outra ponto importante: o consumidor tem o direito de desistir do seguro garantia estendida em até sete dias após a contratação….

Powered by Rock Convert

Modalidades de garantia estendida

Existem no mercado três tipos diferentes de garantia estendida. Conheça mais sobre cada uma das modalidades oferecidas:

  • Extensão de garantia original: é a modalidade que oferece todas as garantias e exclusões feitas pelo fabricante;
  • Extensão de garantia original ampliada: um serviço com maior cobertura, já que no pacote há tudo que fabricante oferece, ainda com alguns adicionais.
  • Extensão de garantia reduzida: neste caso, a cobertura é menor que a oferecida pelo fabricante. É um tipo de seguro, geralmente, contratado durante a compra de veículos e bens que só possuem a garantia legal, ou seja, uma proteção prevista em lei que assegura qualquer item comprado em território nacional

Contratação da garantia estendida

A forma mais comum de contratação da garantia estendida é por meio de representantes ou vendedores das lojas. Mas além dos intermediários, contratar a garantia estendida pode ser feito por meio de uma seguradora.

Optar pela contratação com a ajuda de um corretor é o mais indicado, já que é responsável por comercializar o serviço e conhece os benefícios e as vantagens para cada usuário.

É possível também adquirir a garantia, além da oferecida pelo fabricante, pela internet. Alguns sites disponibilizam esta opção na hora da compra.

Duração e custo

  • A vigência de contratação da garantia estendida também pode ser uma escolha do consumidor. Geralmente varia de 12 a 36 meses. Lembrando que este serviço apenas começa a valer após o fim do prazo da garantia do fabricante.

Já o valor da garantia estendida varia de acordo com a seguradora, pois não há uma regulamentação de mercado, com preço mínimo ou fixo. O mais comum é encontrar valores que variam de 9,5% a 20,13% sobre o valor do produto.

Vale a pena contratar?

Agora que já conhece sobre a garantia, confira uma lista de vantagens e desvantagens na hora de contratar o serviço:

Vantagens:

  • Produto protegido por mais tempo, além do garantido pelo fabricante;
  • Consumidor tem o reembolso ou um novo produto, no caso de sinistro;
  • Vale mais a pena do que pagar pelo conserto;
  • Serviço ainda cobre reparos do produto, se necessário.

Desvantagens

  • Garantia cobre apenas em caso de defeito de fabricação;
  • Não cobre roubo ou furto e mal uso;
  • Vale mais a pena contratar no caso de produtos que são bastante utilizados, no caso de computadores, que funcionam por mais tempo.

Portanto, faça uma avaliação sobre o custo-benefício para o tipo de produto que vai adquirir. Lembre-se que sempre haverá a cobertura para garantia legal e contratual, mas, em alguns casos, vale a pena investir na garantia estendida para assegurar mais proteção ao produto de maior valor. Aproveite as dicas e faça uma boa avaliação.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário