Powered by Rock Convert

O refinanciamento de imóvel pode ser uma boa oportunidade para o uso do consumidor, que precisa de uma grande quantia de dinheiro emprestada. Para quem já quitou sua casa, a modalidade traz benefícios como juros mais baixos, até porque os bancos ficam com seu bem como garantia e concedem taxas menores.

Para você que se pergunta quando pode escolher esta opção, a linha de crédito possui uso livre do capital levantado. O que isso quer dizer? O cliente pode usar os valores para quaisquer finalidades e não há nenhum tipo de restrição para a utilização da verba.

No entanto, há alguns cenários em que você deve considerar colocar os recursos liberados no empréstimo.

Quando pedir o Refinanciamento do seu Imóvel

As necessidades de cada pessoa ao procurar um crédito são diversas. No caso do refinanciamento de imóvel, o interessado busca volume maior de empréstimo. Então, seguem os três usos mais comuns para esta linha:

Pagar dívidas mais pesadas

O dinheiro conseguido pode ajudar a colocar sua situação financeira em ordem. Você pode quitar o cartão de crédito, cheque especial ou um financiamento com juros mais altos que comprometiam sua renda. Como benefício, ainda obtém uma boa economia. Além de acabar com seus débitos e contas em atraso, sobra apenas um empréstimo para controlar o pagamento das parcelas e com prazo mais longo.

Investir em projetos profissionais

Os recursos servem para quem tem o sonho de tirar o negócio próprio do papel, se tornar um empreendedor ou quem já tem uma empresa e precisa de investimento para ampliar o estabelecimento, aumentar o estoque e contratar funcionários. O refinanciamento de imóvel pode ser aplicado para pessoas físicas e jurídicas e tem juros mais em conta do que os do empréstimo pessoal.

Reformar, mobiliar e/ou pintar a casa

Ao precisar construir um novo cômodo, aumentar o muro, trocar o portão, comprar móveis e eletrodomésticos, essa modalidade é a solução também. Para conseguir o dinheiro em mãos, você senta com o banco para decidir o prazo adequado de pagamento e não ficar com a renda apertada.

refinanciamento imovel reforma da casa.jpg
O refinanciamento de imóvel pode ajudar a reformar a casa.

A prioridade depende do solicitante do crédito e, com a verba emprestada, o consumidor pode pagar uma festa de casamento, os estudos universitários de um filho, uma grande viagem, entre outros.

Vantagens e condições do Refinanciamento de Imóvel

Os menores juros, as altas quantias liberadas, os maiores prazos de pagamento e as parcelas que cabem no bolso do cliente são os atrativos para o refinanciamento de imóvel. Além disso, vale lembrar o uso livre do empréstimo.

Os consumidores devem ficar atentos para as condições de cada banco na hora de pesquisar e contratar o serviço. Depende da instituição financeira o tipo de imóvel aceito, o valor mínimo da propriedade envolvida, o dinheiro mínimo e máximo emprestados sendo até 60% do total do bem e a média de prazo para pagamento, que pode chegar a 20 anos.

No processo da operação, os imóveis passam por uma avaliação do banco para atestar o seu real valor. Já o interessado passa por uma análise de crédito para saber sua capacidade de pagar as prestações. Sem contar que o solicitante pode comprometer no máximo 30% da renda com o refinanciamento de imóvel.

Custo e riscos do Refinanciamento de Imóvel

Apesar dos juros mais baixos, a operação pode ter outros gastos como os seguros de danos físicos ao imóvel e de morte ou invalidez do requerente. Então, você deve verificar o Custo Efetivo Total antes de finalizar o contrato.

Você precisa também estar alerta aos riscos envolvidos na operação para uso do refinanciamento do seu imóvel. Como a casa é dada ao banco como garantia para o empréstimo, a propriedade pode ser tomada e leiloada pela instituição se as prestações não forem pagas em dia.

Em contrapartida, você pode adiantar parcelas, diminuir o prazo estabelecido anteriormente e quitar totalmente a dívida. É só conversar com a instituição credora.

Esse assunto te trouxe informações valiosas? Você pensa em fazer um empréstimo nessa modalidade? Comente abaixo e nos conte sua experiência.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares