Muita gente acredita que é um desperdício contratar um seguro de vida. Contudo, ao optar por esse contrato, a pessoa está perdendo uma excelente oportunidade, já que esse tipo de apólice não é válido apenas para caso de falecimento. A verdade é que o seguro de vida permite garantir qualidade de vida e segurança em casos de imprevistos.

Talvez essa informação acima, não seja novidade para você. Porém, o que talvez você não saiba é que ele também é um excelente investimento, oferecendo diversos benefícios ainda em vida. Essa ideia de que os somente os dependentes do beneficiário terão acesso ao seguro de vida é extremamente ultrapassada.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para que você conheça, pelo menos, sete benefícios na contratação de um seguro de vida! Confira mais abaixo!

Antes de tudo, o que é um seguro de vida?

seguro de vida é um contrato estabelecido com uma empresa seguradora que protege o beneficiário de inúmeros tipos de sinistros. Dentre todos, o mais conhecido, é o que garante aos beneficiários do contrato um valor financeiro em caso de morte do titular.

Contudo, também há seguros de vida que servem para quando um titular sofre um acidente ou fica inválido, impossibilitando retorno ao trabalho e, consequentemente, ganhar dinheiro que sustente a sua família.

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de seguros de vida, veja os principais logo abaixo: 

  • Seguro de vida individual: como nome é autoexplicativo, o titular é a única pessoa coberta pela apólice;
  • Seguro de vida familiar: nesse caso, a cobertura é estendida para o cônjuge, filhos e outros familiares;
  • Seguro de vida resgatável: a diferença para o do tipo tradicional é que o titular pode escolher um período para pagar pelo seguro de vida. Acabando esse prazo, ele pode resgatar o valor pago durante esse tempo;
  • Seguro de vida em grupo: o seguro é contratado por empresas e é oferecido aos colaboradores que entram na cobertura do serviço. 

A importância do seguro de vida

Uma das maiores importâncias do seguro de vida está na proteção oferecida. Já que ele proporciona, além de maior tranquilidade ao segurado, o amparo financeiro necessário em caso de situações difíceis. Esse problema, por exemplo, pode ser uma doença que afete a sustentar a si mesmo ou a sua família. 

7 benefícios de ter um seguro de vida

Caso você ainda não esteja convencido da importância do seguro de vida, veja outros sete importantes benefícios!

1. Tranquilidade para o segurado

Não é somente pensar em resgatar o dinheiro, mas reflita que ao contratar um seguro de vida, você e seus dependentes não ficarão desamparados no caso de emergências.

Ter tranquilidade e serenidade é extremamente importante em um mundo cada vez mais turbulento, não é mesmo? Então, ao saber que você optou por esse investimento pode minimizar os obstáculos que ficam quando você não puder mais sustentar a sua família.

2. Proteção para a família

A questão fica ainda mais séria quando temos filhos e outros dependentes que podem passar dificuldades, caso não tenham mais o auxílio financeiro que dávamos. Soma-se a essa questão a contratação de serviços funerários até outros custos, como certidões e atualizações de outras documentações.

Além disso, você tem a facilidade de personalizar as coberturas, fazendo uma mescla com outros produtos, como seguro educacional para despesas escolares dos filhos, seguro habitacional para quitação de prestações remanescentes de imóveis.  

Ou seja, mesmo que você compartilhe com seu cônjuge as despesas da família, no caso do falecimento de um dos dois, a renda não será significativamente comprometida. Por isso, que não há nada melhor que ter essa segurança.

3. Cobertura de gastos com medicamentos

Sabia que custos com medicamentos também podem ser reembolsados pelo seguro de vida? Dependendo do produto que for escolhido, há opção de cobertura com despesas farmacêuticas e, também, descontos em medicamentos. Eles só precisam estar dentro de escopo delimitado pelo contrato.

4. Planejamento familiar

A contratação de um seguro de vida permite que o padrão de vida da sua família possa ser mantido por um tempo, até que possam ser reorganizar financeiramente. Além disso, qualquer imprevisto não comprometerá o planejamento familiar realizado com tanto carinho para proteger seus entes queridos.

5. Custo-benefício

Como afirmamos anteriormente, o seguro de vida não traz apenas benefícios à proteção familiar, mas pode ser considerado uma excelente forma de investimento. Por exemplo, se você é empreendedor e está em uma sociedade, todos os sócios devem fazer um seguro de vida, já que no caso de falecimento de um, o outro deve assumir todas as obrigações corporativas e financeiras, tendo o risco de sofrer endividamento. 

Já no caso dos dependentes familiares, estes podem herdar dívidas, como financiamentos e empréstimos. Por isso que, nesses casos, o valor indenizado ajudará a arcar com compromissos como estes sem prejudicar ninguém. 

6. Cobertura de gastos com fatalidades

Como já mencionados acima, todos os custos funerários e outras despesas relacionadas estão cobertas pelo seguro de vida. Ou seja, ainda que seja um momento de profunda tristeza e angústia, não haverá estresse com essas obrigações.

7. Aplicativos de apoio à saúde

O seguro de vida não serve apenas para “morte”. Um dos principais papéis é promover a qualidade de vida e bem-estar aos seus segurados, pensando na prevenção de doenças. Hoje em dia, existem aplicativos de fácil acesso que ajudam a tirar dúvidas ou realização de consultas médicas. Tudo pensando na melhoria de vida de seus clientes e suas famílias.

Quanto custa um seguro de vida?

O valor da mensalidade a ser paga é calculado com base na cobertura escolhida e no seu valor total. Outros fatores a serem considerados são:

  • Idade do segurado;
  • Perfil do titular;
  • Atividades de risco;
  • Cidade onde mora;
  • Entre outros quesitos. 

Por todos estes quesitos não é possível dar um valor exato, vai depender de quem contrata o seguro de vida.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários