Quer sair do aluguel? Confira as etapas do processo de financiamento imobiliário.

Conheça as etapas para financiar o seu imóvel e sair do aluguel.

Atualmente, o financiamento imobiliário é uma das formas mais acessíveis para que você possa realizar sonho da casa própria. Se você está pensando em sair do aluguel através de um financiamento imobiliário, este texto é para você. Continue lendo e conheça as etapas do processo de financiamento.

1 – Escolha do imóvel, financiamento e simulação

Comece escolhendo o imóvel que pretende financiar. No caso do Minha Casa Minha Vida, é preciso optar por imóveis cadastrados no programa. Em outros bancos, caso você ainda não tenha definido o imóvel, pode-se também enviar proposta para uma carta de crédito. Com o valor do imóvel determinado, é importante que você faça uma simulação do financiamento. Depois disso, fica muito mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adequa à sua realidade.

No Brasil, além dos programas governamentais como Minha Casa Minha Vida, podemos contar com financiamentos oferecidos por bancos públicos e privados. Descubra qual desses cabe no seu bolso e perfil, em seguida, procure conhecer tudo que puder sobre o financiamento.

Powered by Rock Convert

2 – Preenchimento da Proposta On-line

Na maioria dos bancos, todo o procedimento de entrada pode ser feito online. Basta preencher uma proposta. Nessa etapa, preste muita atenção para não faltar nenhuma informação, isso pode atrasar o andamento da sua proposta.

3 – Análises de Crédito e Jurídica

Depois de preencher a proposta online, é hora de enviar a documentação para análise de crédito e jurídica.

Na análise de crédito a instituição credora irá observar se questões como o prazo para pagamento, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido se adequam ao tipo de financiamento que ela oferece. Já na análise jurídica, o que está em avaliação é a documentação enviada.

4 – Avaliação do imóvel e inspeção técnica

A etapa seguinte é de avaliação do imóvel, esse processo existe para garantir que o imóvel está sendo comprado por um valor dentro da faixa de mercado, essa visita deve ser feita por alguém com conhecimento técnico, um engenheiro civil, por exemplo, e é ainda interessante, pois, procura identificar qualquer problema que pode vir a ser uma dor de cabeça para o comprador no futuro.

5 – Assinatura do contrato e registro em cartório

Se a sua proposta de financiamento foi aprovada e não existe nenhum item pendente dos passos anteriores, a empresa credora irá emitir o contrato de financiamento e agendar a data de assinatura. Com o contrato assinado, você deve pagar pelo Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e, em seguida, realizar o registro do contrato de seu imóvel no cartório de registro de imóveis.

6 – Liberação dos Recursos

A etapa final envolve o envio de uma via do contrato registrado para a instituição financiadora, para que ela libere o financiamento. Acertada a parte financeira, só pegar as chaves e aproveitar sua nova casa!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares