Powered by Rock Convert

Uma das opções que o dono de uma empresa possui para expandir seu negócio é optar pela estratégia de transformar o seu empreendimento em uma rede de franquias. As vantagens do sistema de franquias para o franqueador são muitas, entretanto para entrar no mercado de franchising, o empreendedor necessita de alguns cuidados.

Cuidados ao entrar no mercado de franchising

Antes de partir para a expansão dos negócios por meio de uma rede de franqueados, o empreendedor interessado em transformar sua empresa em uma franquia deve ter alguns cuidados com a forma como será feita essa transformação do estabelecimento. Aspectos relacionados à estrutura do negócio são essenciais para conseguir fazer uma boa transação.

Inicialmente, o futuro franqueador deve ter em mente que ele necessita criar métodos de como ensinar os franqueados sobre as operações que são aplicadas pela marca, como o sistema de vendas, fidelização do cliente, operacional, entre outros. Na franchising, todos os estabelecimentos participantes da rede possuem um padrão nas suas operações.

Esse padrão é desenvolvido pelo dono da rede, ou seja, o empreendedor que criou a marca. Entretanto, através disso ele consegue usufruir integralmente das vantagens do sistema de franquias para o franqueador. Porém, ele não deve focar totalmente nos métodos operacionais do negócio, também deve tomar cuidado com os aspectos jurídicos que envolvem o ingresso dos franqueados.

Nos assuntos jurídicos que envolvem o contrato de relacionamento entre o franqueador e o franqueado, é essencial o auxílio de um profissional especializado nessa área, principalmente por conta da legislação que deixa claro as responsabilidade e deveres de ambas as partes do vínculo. Apesar de ser trabalhoso, após finalizar essas tarefas, o franqueador está pronto para criar sua rede.

Powered by Rock Convert

Vantagens do sistema de franquias para o franqueador

Quando finalizar todo o processo de estruturação da franquia, o empreendedor está pronto para iniciar a sua empreitada no mercado de franchising, conseguindo usufruir de várias vantagens que há nesse tipo de negócio, como a troca de conhecimentos entre todos os participantes da rede. Essa troca de know-how entre os participantes da franquia ajuda a aumentar o potencial da marca.

Além dessa troca de conhecimento, o sistema de franquias permite a rede aumentar o seu poder de negociação com os fornecedores que trabalham diretamente com a marca. O crescimento da franquia representa um aumento no poder aquisitivo, sendo possível economizar cada vez mais com os fornecedores, que terão mais estabelecimentos para comercializar os materiais.

Também é importante que o franqueador saiba explicar claramente o papel que cada franqueado terá dentro da rede, conseguindo aumentar os resultados obtidos pela marca. Isso quer dizer que, ao enfatizar o papel de cada empreendedor dentro da franquia, a lucratividade e a rentabilidade serão maiores do que possuir unidades próprias, com um único dono.

Por fim, a maior vantagem do sistema de franquias para o franqueador é a velocidade da expansão da empresa, que será bem maior. Por meio da implantação de uma rede de franchising, o dono da marca consegue expandir bem mais rápido a sua rede, principalmente por conta de o investimento principal para a criação de novas lojas serem por conta dos franqueados.

Powered by Rock Convert

Comentários