compare cartoes de creditoPowered by Rock Convert

Viajar é uma das paixões de muitas pessoas. Depois de dias corridos e carregados de tarefas nada como tirar um tempo para descansar. Entre um dos gastos inclusos em uma viagem estão os gastos com as passagens, que podem ser uma preocupação a menos caso seu cartão de crédito possua programa de milhagem.

Os cartões de crédito que possuem milhas cobram anuidade. Então a dúvida é se vale a pena pegar um cartão com milhagem, mas que possui a cobrança da anuidade. Para responder suas perguntas se esse é um bom negócio fique atento aos tópicos a seguir.

O que é milhagem?

As milhas são um programa de fidelidade dos cartões. Conforme é gasto no cartão as milhas são juntadas até atingir uma determinada quantidade que pode ser trocada por passagens aéreas.

O que é anuidade?

Anuidade é uma taxa de serviço que as empresas de cartão cobram. Seria uma taxa para manter o cartão. A anuidade tem um valor estabelecido, mas quando você liga no banco e negocia com os funcionários é possível diminuir o valor pago na anuidade. A maneira de pagar é parcelada durante o ano ou de uma vez o valor total ao final do ano

Compensa pagar anuidade para juntar milhas?

A resposta para essa pergunta vai mudar de pessoa para pessoa. Isso porque para saber se no seu caso compensa é necessário fazer algumas contas. Primeiro de tudo é essencial saber o quanto é gasto no cartão de crédito, em média, por mês. Após feita essa conta já é possível ter uma noção da quantidade de milhas que são acumuladas durante o ano. A conta feita é que 1 milha equivale a 1 dólar, então quanto mais baixo estiver o dólar mais milhas você irá juntar.

Vamos arredondar o dólar para R$4,00, a cada R$4,00 gastos no cartão é acumulado uma milha. Porém as milhas possuem data de validade, elas costumam vencer entre um ou dois anos. Para trocar por passagens aéreas é necessário atingir um determinado valor de milhagem, mas se após observar a sua rotina de gastos você perceber que não consegue juntar milhas e elas inspiram antes de serem trocadas, não vale a pena.

Isso porque você está pagando uma anuidade para ter um benefício de milhagem, mas os seus gastos não são compatíveis com isso, não são suficientes para trazer benefício e, pelo contrário, está trazendo prejuízo. O preço da anuidade também conta, o valor de retorno deve ser maior que o pago na anuidade. Para ter o lucro, já que a anuidade de cartões com milhagem costuma ser mais elevadas.

Outra alternativa

Se você fez as contas e percebeu que os gastos estão com um retorno bom das milhas e elas estão sendo resgatadas, ótimo. Mas se na sua situação não compensa, no mercado há diversos cartões disponíveis, sem anuidade, mas com programa de troca de pontos que podem ser trocados por produtos e experiências. Em alguns casos até por passagens e milhas, mas esses valores costumam ser altos, se o foco é realmente juntar milha é necessário um cartão mais especializado nisso. Mas não se esqueça de negociar e fazer as contas para se certificar de que está fazendo um bom negócio.

Powered by Rock Convert

Comentários