A resposta é: Sim!

A Amigo Financeiro é uma correspondente bancária de empréstimos pessoais, fundada em dezembro de 2010. Atua em atividades de cobranças e informações cadastrais, sendo parceira comercial da financeira Lecca.

Segundo o site, ela está presente mais de 200 municípios espalhados pelo território nacional, seja através de lojas próprias ou de parceiros correspondentes, tendo sua matriz no Rio de Janeiro/RJ.

O pagamento do empréstimo pode ser realizado de 3 a 18 cheques. As taxas de juros, porém, não são exibidas no site, e tampouco figuram nas estatísticas do Banco Central. Após preencher a simulação de empréstimo, a empresa entra em contato com você para discutir as possibilidades.

Banco parceiro

A Amigo Financeiro não é uma instituição financeira, mas sim um correspondente bancário da Lecca S/A Crédito, Financiamento e Investimento.

Isso significa que ela é uma vendedora do produto de crédito (empréstimo) da Lecca. Ela é uma correspondente bancária que tem a missão de chegar até você (sendo comissionada por isso), facilitando o caminho dos empréstimos.

A atividade de correspondente bancário é uma atividade regulada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Alguns dados extras

Amigo Serviços Financeiros Ltda

CNPJ: 12.998.246/0001-83

Endereço: Rua Visc. De Inhauma, 77 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-00

Telefone: (21) 3849-7650

E-mail: lojavirtual@amigofinanceiro.com.br

Reputação no Reclame aqui

O Reclame Aqui é um site que conecta consumidores insatisfeitos a empresas, que tentam resolver as reclamações desses consumidores a fim de reaver sua reputação na internet. Através do site, qualquer pessoa pode comparar como as empresas se comportam e se é uma boa ideia fechar negócio com elas.

Assim, é sempre uma boa ideia dar uma passada lá e conferir a reputação da empresa com a qual você pretende contratar empréstimo.

A Amigo Financeiro  ainda não apresenta um índice de reputação no site. Contudo, a única reclamação realizada não foi atendida. Veja só abaixo:

amigo financeiro e confiavel

 

Cuidado com Fraudes!

Se alguém te pedir algum pagamento adiantado para que seu crédito seja liberado… CORRA, É CILADA!

Nenhuma empresa séria solicita depósito para liberação de crédito. Não existe esse negócio de depositar taxas cartoriais ou garantias em dinheiro. Isso é coisa de estelionatário. Se passar por isso, comunique ao banco central (Disque 145).

Porém, é comum que alguns documentos sejam solicitados por diversos sites confiáveis. Alguns deles são:

  • RG ou CNH
  • CPF
  • Comprovante de Residência (com menos de 90 dias)
  • Comprovante de Renda (holerite, contracheque, extrato bancário, etc)
  • Contrato emitido pelo próprio site (nos sites mais evoluídos esse contrato é assinado online, mas os mais atrasados ainda pedem que você imprima, assine, escaneie e mande)

Conclusão

A Amigo Financeiro não é uma fraude! Não chega a ser uma fintech propriamente dita (o site inclusive deixa bastante a desejar) mas ao menos ela está começando a fazer seu canal na internet. Acreditamos que futuramente esses serviços migrem cada vez mais para o meio digital, facilitando a vida de quem quer pegar um empréstimo.

Só tome cuidado para não ser enganado por criminosos que finjam ser da empresa, mandando e-mails suspeitos ou usando sites falsos. Sempre confira se os sites ou e-mails terminam com “@amigofinanceiro.com.br”.

Falando nisso, já usou o nosso simulador de empréstimos? Lá só tem empresa selecionada e confiável: https://jurosbaixos.com.br/

Curtiu a dica de hoje? Fique ligado que tem muito mais! Curta nossa página no facebook e receba as atualizações:

Clica aqui e segue a gente no facebook!

Um abraço!

Author

Economista pela FGV-RJ e assessor de investimentos certificado pela ANBIMA (CPA-20). Apaixonado por educação financeira e microfinanças, é cofundador do Juros Baixos, site de comparação de crédito e portal de educação financeira.

Escrever comentário

Shares