Se você já fez alguma viagem longa de carro, então deve saber da importância de ter um dinheiro separado consigo nas estradas. Afinal, dependendo da rota, existirá a necessidade de pagar um pedágio no caminho.

Ainda assim, é importante lembrar que os tempos mudaram! Hoje em dia, juntar os trocados espalhados pelo carro já deixou de ser a única forma de lidar com essa situação.

Atualmente, também é possível fazer pagamentos de pedágio via cartão, aplicativo ou tag para pagamento automático.

Inclusive, essa última alternativa vem apresentando cada vez mais ofertas por empresas, sejam startups, companhias especializadas, bancos ou fintechs por meio de parcerias. Com tamanha concorrência, as Tags de Pedágio vêm buscando se destacar pela economia que podem proporcionar, bem como pelos benefícios adicionais.

Por isso, acompanhe a seguir quais são as Tag Pedágio Grátis que apresentam o melhor custo-benefício.

Como uma Tag de Pedágio funciona?

No geral, o funcionamento de uma tag de pedágio é padronizado. Basicamente, o pagamento ocorre por meio de um adesivo — também chamado de tag — que possui uma tecnologia que permite a identificação do veículo pelos sensores instalados nas pistas de cobrança automática dos pedágios em rodovias e estradas.

Além disso, também é possível fazer uso das tags em estacionamentos de shoppings, aeroportos, hospitais, parques, entre outros, bem como postos, lava-rápido, drive-thru e mais.

Quais são as principais Tags atualmente?

Em resumo, as principais Tags para pagamento automático de pedágio são as seguintes:

Comparação: qual Tag de Pedágio está melhor avaliada?

Além de considerar a relevância e popularidade das Tags escolhidas, as empresas selecionadas possuem avaliação no Reclame Aqui, bem como notas nas distribuidoras dos aplicativos.

Assim, podemos conferir quais são as opções que estão mais bem avaliadas do ponto de vista de quem já utiliza o serviço. Vamos acompanhar a seguir qual é a avaliação de cada companhia.

Avaliação no Reclame Aqui

De acordo com os perfis do Reclame Aqui, a ConectCar e a Veloe possuem a melhor nota na categoria “geral”. Ao mesmo tempo, as empresas se alternam entre as melhores avaliações nas demais categorias “12 meses” e “6 meses”.

Além disso, todas as notas de ambas as empresas apresentam o selo RA1000, o que significa que elas receberam um reconhecimento pelos excelentes índices de atendimento no período.

No caso do Itaú Tag, há um detalhe: o adesivo é feito em parceria com a ConectCar. Por isso, não há uma página própria no Reclame Aqui e a nota é a mesma da empresa parceira.

Ademais, outras empresas que possuem uma ótima avaliação no RA são: Zul Digital e Sem Parar.

Em síntese, o ranking das empresas de Tag para pagamento de pedágio com base na categoria geral é o seguinte:

Empresa Reclame Aqui – Geral Reclame Aqui – 12 Meses Reclame Aqui – 6 Meses
ConectCar 8,4* 8,5* 8,4*
Itaú Tag** 8,4 8,5 8,4
Veloe 8,4* 8,4* 8,5*
Zul Digital 8,2 8,3 8,5
Sem Parar 8,0 8,2 8,3
Santander Tag** 8,0 8,2 8,3
Inter Pass*** 7,9 7,8 7,9
Move Mais 7,9 6,4 6,8
C6 Tag*** 7,1 6,8 6,8

A respeito desse ranking, é necessário fazer algumas observações:

  • *Em primeiro lugar, as notas atribuídas para as empresas ConectCar e Veloe renderam a indicação ao RA1000.
  • **Em seguida, é preciso saber que as tags dos bancos Itaú e Santander funcionam via parceria. Assim, a nota do Reclame Aqui do Itaú Tag é a mesma da ConectCar. Enquanto isso, o Santander Tag considera as notas atribuídas ao Sem Parar.
  • No caso do Inter Pass e C6 Tag, não há uma página específica para a Tag. Por isso, as notas escolhidas se referem ao serviço como um todo do Banco Inter e C6 Bank.

Avaliação do Aplicativo

Considerando as avaliações nas plataformas que distribuem os aplicativos (App Store para iOS e Google Play para Android), temos uma unanimidade na liderança.

Com a melhor nota para ambos os sistemas, o Zul Digital lidera o ranking em ambos os casos. Em seguida, aparece o Inter Pass, do Banco Inter, também para os dois sistemas.

Em comum, ambos os aplicativos buscam ter um perfil de “super app”. Em outras palavras, o objetivo é unir todos os produtos e serviços em uma única plataforma. Assim, o Zul Digital oferece outras soluções voltadas para veículos. O Inter, por outro lado, conta com mais soluções financeiras em seu aplicativo.

Empresa Google Play
Zul Digital 4,5
Inter Pass* 4,5
Santander Tag** 4,2
Sem Parar 4,2
ConectCar 3,9
Itaú Tag** 3,9
C6 Tag* 3,7
Move Mais 3,4
Veloe 3,3
Empresa App Store
Zul Digital 4,9
Inter Pass* 4,8
C6 Tag* 4,7
Veloe 4,5
Santander Tag** 4,4
Sem Parar 4,4
ConectCar 4,3
Itaú Tag** 4,3
Move Mais 1,5

As observações a respeito desse ranking são as seguintes:

  • *Os serviços de adesivo do Inter Pass e C6 Tag fazem parte dos super apps dos bancos Inter e C6 Bank. Portanto, a nota considera todos os serviços e não apenas a experiência com a Tag.
  • **A respeito das tags dos bancos Itaú e Santander, elas não possuem app próprio e funcionam pela plataforma dos parceiros. Assim, a nota do Itaú Tag é a mesma da ConectCar. Enquanto isso, o Santander Tag considera as notas atribuídas ao Sem Parar.

Benefícios

Falando sobre os benefícios das Tags, um dos destaques são as isenções de cobrança que elas oferecem. 

Por exemplo, as empresas Zul Digital, Move Mais e C6 Tag não fazem cobrança de mensalidade, sendo um benefício sem prazo de validade.

Enquanto isso, a ConectCar e o Sem Parar contam com um de seus respectivos planos básicos sem cobrança de mensalidade. Para os demais planos, é possível ter uma isenção por um período limitado (12 meses com a ConectCar e 6 meses com o Sem Parar).

Também oferecendo um benefício por tempo limitado, a Veloe não cobra mensalidade por 12 meses, enquanto o Inter Pass está promovendo uma gratuidade até março de 2022.

No caso do Itaú Tag e Santander Tag, por sua vez, o benefício depende de uma condição. Caso o cartão de crédito do banco esteja cadastrado como a forma de pagamento, as vantagens são liberadas. Sobre o Itaú Tag, o benefício é a isenção de mensalidade enquanto o cartão estiver cadastrado. Com o Santander Tag, por outro lado, não há cobrança de mensalidade por 6 meses.

Conclusão

Certamente, a melhor opção depende de quais critérios serão sua prioridade. Ainda assim, é possível trazer destaques com o que encontramos.

Conforme as notas do Reclame Aqui, os serviços com melhor avaliação foram das empresas ConectCar, Veloe e Zul Digital.

Enquanto isso, as avaliações dos apps trouxeram como destaque o Zul Digital e Sem Parar.

Observando os benefícios, as empresas que não possuem cobrança de mensalidade são: Zul Digital, ConectCar, Move Mais, Sem Parar e C6 Tag. As demais, possuem isenção por tempo limitado ou condições adicionais.

Por fim, caso você queira saber mais detalhes sobre todas essas Tags, como quais veículos que elas atendem, como solicitar, entre outros, basta acessar aqui.

Texto escrito por Victor Rodrigues

Redator no Guia do Investidor e formado em Economia pela PUC-SP.

Comentários