Powered by Rock Convert

Qualquer motorista pode se beneficiar dos levantamentos feitos pelas tabelas de preços de mercado. Mas o que é preciso saber sobre elas antes de consultá-las?

A Tabela Molicar já está no mercado há mais de duas décadas. Ela é uma das tabelas de preços de mercado utilizadas pelas seguradoras para calcular valores de indenizações a seus segurados e também para a pesquisa de preços médios de veículos.

Neste artigo, falaremos a respeito da Tabela Molicar e da Tabela Fipe, explicando as diferenças e semelhanças entre elas e também comparando qual é a melhor a ser usada em cada caso.

Tabela Molicar: O que é?

A Molicar é uma empresa independente, não tendo vínculo com nenhuma outra empresa relacionada a automóveis ou a produtos para automóveis.

A tabela surge num contexto em que se viu a necessidade de precificar veículos levando em conta certos detalhes deles para chegar a valores mais exatos e justos, apresentando assim levantamentos bastante próximos da realidade.

As tabelas bem elaboradas e detalhadas, com informações confiáveis, úteis e atualizadas destacam a empresa no mercado desde 1994. Apesar disso, destacamos que a Tabela Molicar não é utilizada pelas seguradoras para calcular indenizações de sinistros.

Para demonstrar os preços reais do mercado, os levantamentos levam em conta valores dos últimos 35 anos e fatores como região do país, quilometragem e itens opcionais.

A Molicar busca ser abrangente, técnica e imparcial visando colaborar verdadeiramente com quaisquer pessoas que queiram usar os dados informados em suas decisões, seus negócios e empresas.

Tabela Molicar: como consultar?

Primeiramente, é preciso acessar o site da Molicar e informar os dados da sua busca, os quais podem ser referentes a carros, motos, caminhões, ônibus e implementos. Qualquer pessoa pode fazer isso, mas o resultado da pesquisa só virá após a realização de um cadastro no site.

Dessa forma, será possível fazer até duas consultas gratuitas. Mas quem precisa ou deseja fazer consultas frequentes pode assinar um dos planos oferecidos com base no número de consultas a serem realizadas.

De fato, as tabelas Molicar e Fipe são interessantes não apenas para pessoas que trabalham com automóveis, mas também para motoristas em busca de bons negócios. Portanto, conhecer um pouco mais a respeito delas e fazer consultas regulares em seus dados pode agregar um valioso conhecimento a respeito do mercado automotivo.

Tabela Fipe: O que é?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), uma instituição privada sem fins lucrativos, é a responsável pela Tabela Fipe de veículos.

Essa é uma tabela de referência de preços de carros novos e usados que leva em conta alguns fatores como: tipo de motor, quilometragem, certos itens opcionais (como airbag e direção hidráulica), marca e modelo do veículo.

A Fipe faz um levantamento do preço médio dos veículos a nível nacional. Como na prática os valores variam em função de múltiplos fatores, a tabela é usada apenas como ponto de partida.

No entanto, as seguradoras no Brasil utilizam os valores da tabela Fipe para calcular indenizações e isso mostra a importância do proprietário saber qual é o valor do seu carro na hora de escolher a melhor opção de seguro.

Tabela Molicar: vantagens

Certamente, as configurações de um modelo de carro podem ser muito diferentes em outro veículo do mesmo modelo. As próprias concessionárias oferecem variadas opções de personalização, como cor, tipos de banco, ar condicionado, tipos de vidro, entre outras.

Essas configurações deveriam ser levadas em conta no momento de calcular o valor do veículo, visto que algumas delas influenciam em chances maiores ou menores de roubo ou acidentes. A presença de trancas automáticas, por exemplo, pode trazer maior proteção em caso de tentativa de furto do veículo.

Comparando as duas tabelas, é claramente perceptível que a Molicar inclui certas particularidades dos veículos em seus levantamentos, criando assim uma base de dados mais assertiva e específica que serve melhor a certos contextos.

Achou o artigo útil? tem alguma dica sobre a Tabela Molicar? fale para nós na seção de comentários!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares