Powered by Rock Convert

Seguindo a linha da série de posts “Investindo o meu dinheiro: o guia completo”, venho aqui hoje apresentar-lhes o Banco Sofisa, e sua modalidade de investimento, o Sofisa Direto.

Muito conhecido entre os early adopters de novas formas de investimento, mas ainda pouco conhecido pelo público em geral, o Banco Sofisa Direto foi criado em 2011 pelo tradicional banco brasileiro Banco Sofisa, como sendo uma plataforma online exclusiva para pessoas físicas, apoiada nos princípios da simplicidade e transparência.

O site é de fácil navegação e bem didático. O portfólio de produtos é restrito e os retornos são sempre comparados com os da poupança, facilitando o entendimento.

Ele oferece modalidades de investimento de CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário) com ótimas rentabilidades, sem cobrar taxas nem tarifas para investir, assim como outras iniciativas empreendedoras, além do diferencial da simplicidade para realizar as operações.

Você já ouviu falar de precatórios? O Precatórios Já, do mesmo grupo do Economia com Crédito, trabalha com a venda desses títulos de dívida do governo, que é uma boa forma de investimento. Ou então, se está buscando realizar um empréstimo pessoal, o Juros Baixos, um simulador de empréstimos que traz as diferentes taxas do mercado, pode lhe auxiliar na busca do melhor contrato!

A ideia do Sofisa Direto é muito parecida com a do Nubank, que já foi explicada por mim mesmo em outro post, na redução de custos operacionais pela única e exclusiva presença online.

O Sofisa Direto promete mudar o cenário dos investimentos

Tarifa zero é a nova jogada

O Sofisa Direto oferece a possibilidade de investimento a partir de R$1,00, com isenção de tarifas e taxas de retorno maiores que as oferecidas no mercado.

Os rendimentos do Sofisa Direto não superam em grande número os rendimentos de tesouro direto e renda fixa hoje em dia, mas os 0,3% a 1% cobrados normalmente por taxas anuais de custódia, administração ou corretagem não estão presentes nessa modalidade.

A partir da quantia de R$1,00 você pode investir em uma das quatro modalidades de CDB que o banco oferece, permitindo a escolha do momento da liquidez do seu investimento e as taxas de retorno são baseadas no CDI, além da opção de investir em LCIs ou LCAs.

“O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título privado negociado apenas entre as instituições financeiras, pelo prazo de 1 dia. Sua função é permitir que o dinheiro que circula entre os bancos brasileiros seja rapidamente trocado de acordo com as necessidades de cada um. Os juros resultantes destas operações interbancárias definem a taxa do CDI”.

Caso ainda tenha dúvida sobre as definições das modalidades de investimento, não deixe de conferir o post escrito pelo Lereno explicando o que é e o que significa cada uma delas.

O Sofisa direto oferece as seguintes modalidades:

  • CDB com liquidez diária: a mais simples dentre as quatro, rende 100% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento;
  • CDB com liquidez no vencimento: rende até 110% do CDI e é resgatado automaticamente no vencimento, podendo variar 1 meses a 5 anos;

cdb pos fixado

  • CDB prefixado: é possível saber exatamente quanto receberá no vencimento, podendo variar também de 6 meses a 5 anos;

cdb pre fixado

  • CDB IPCA: possui proteção contra a inflação e rendimento superior aos títulos públicos indexados ao IPCA;

cdb ipca

Caso você queira simular alguns investimentos, clique aqui e simule direto do site do banco!

Os LCIs são interessantes pois, mesmo apresentando taxa de retornos menores, não contam com a tributação do Imposto de Renda, que podem representar entre 15% e 22,5% dos ganhos de quem investe em CDB.

Como pode o Sofisa Direto prometer retornos maiores?

Essa é uma dúvida comum sempre que aparece alguém vendendo um serviço já existente no mercado, mas aparentemente mais interessante. Nós, como verdadeiros brasileiros, temos em mente que quando a esmola é alta, até o santo duvida.

Mas então, como pode um banco, pouco conhecido no cenário nacional, prometer taxas de retorno mais altas que os grandes bancos, por exemplo?

Primeiro, sabe-se que bancos de menor porte prometem retornos mais altos simplesmente pelo fato do investimento apresentar um risco mais alto do que quando feito em um banco de grande porte.

Segundo, como os custos de operação do Sofisa Direto são menores do que dos bancos de grande porte, é possível repassar para os consumidores esse ganho em produtividade, numa forma estratégica de criar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes que possuem estruturas com custos elevados.

Por último, as taxas prometidas pelo Sofisa, por sua vez, podem, sim, ser encontradas em bancos de grande porte como o Banco do Brasil, por exemplo, mas para valores de investimento muito maiores que os exigidos pela Sofisa. No caso, para um investimento de 1 milhão de reais, por exemplo, você poderá conseguir retornos que representam 100% do CDI.

Mas será que ele é confiável?

Essa é uma dúvida que fica na cabeça de todo investidor: será que o meu investimento é confiável?

É importante ter em mente a relação risco x retorno. Eles são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior o retorno, maior será o risco envolvido na operação. O fato do banco ser de pequeno porte representa um risco para quem investe.

Os grandes retornos vêm acompanhados de altos riscos.

Pense numa situação onde uma grande fatia dos investidores queiram fazer a retirada do seu investimento ao mesmo momento, o Banco não teria capital suficiente para fazê-lo e teria que recorrer a terceiros.

Isso é o que chamamos de risco sistêmico. É o risco de todo mundo querer retirar o dinheiro ao mesmo tempo de um banco. Em um banco de maior porte como o Banco do Brasil, a chance de isso acontecer é muito pequena.

O número de investidores é simplesmente absurdamente grande. Uma grande parte querer tirar o dinheiro ao mesmo tempo é quase impossível.

Em um banco menor como o Sofisa, a chance, ainda que pequena, é bem maior que a de um banco do tamanho do Banco do Brasil, o que faz com que o risco do banco seja maior.

É importante, porém, citar o fato que investimentos de até 250 mil reais são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) tornando, portanto, esta uma modalidade de investimento segura, tomando como segurança o fato de que você irá reaver o seu dinheiro caso o banco declare falência.

Mesmo assegurada pelo FGC, o processo para reaver seu dinheiro será burocrático, podendo levar um longo tempo e frustrar alguns de seus sonhos.

A FitchRatings, agência que realiza a classificação de risco de credoras, apresentou em agosto de 2015 um review sobre o Banco Sofisa. As perspectivas são boas, mostrando o banco como uma instituição que vem mostrando crescimento sustentável ao longo dos anos.

Os ratings do banco foram:

  • Rating Nacional de Longo Prazo: ‘A-(bra)’ com perspectiva estável
  • Rating Nacional de Curto Prazo: ‘F2(bra)

Caso queira ver o relatório completo, clique aqui.

O banco possui uma área de FAQs muito esclarecedora. Nela eles explicam mais sobre como o banco funciona, como eles prometem retornos maiores que os fundos de investimentos, CDBs, LCIs, LCA, como abrir uma conta, dentre várias outras coisas. Caso seja curioso, não deixe de dar uma olhada.

O Banco Sofisa, portanto, propõe uma nova forma de realizar o serviço de investimentos, de uma forma bem mais prática e totalmente online, alinhada com as novas tendências.

A facilidade, praticidade e os retornos prometidos são muito atraentes e valem a pena serem conferidos.

Deve-se ter claro que investimentos sempre apresentam um certo tipo de risco e que a melhor forma de os diminuir é diversificando seu portfólio.

Gostou do texto ou existe um tema que gostaria de ler sobre? Deixe um comentário abaixo para que possamos saber 🙂

Powered by Rock Convert
Author

Escrever comentário

Shares