Powered by Rock Convert

Você sabe o que é lucro? O conceito de lucro não é tão simples, apesar de usarmos frases como “Sai no lucro”, quando compramos algo mais barato, ou quando gastamos menos no mês, mas envolve muitas informações. Do ponto de vista econômico, o lucro é benefício de investimento, ou aquilo que acumulamos através de trabalho ou transações financeiras ganhando mais do que foi investido.

Tipos de lucro

Existem três tipos de lucro:

Lucro cessante

É o prejuízo causado pela interrupção de alguma atividade do negócio. É o lucro que ele teria caso algum incidente ocorresse.

Lucro presumido

É uma forma de determinar o lucro apurado, a base desse lucro é IRPJ ( Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, ou seja empresas) além do IRPJ, os impostos pagos no lucro presumido são CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS ( Programa de Interação Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social) conhecido por presumido pelo fato de seu valor ser baseado em um preço pré-fixado ou aproximado

O lucro presumido pode ser aplicado apenas para empresas que: Faturam menos de R$78 milhões por ano, Que não atuam no mercado financeiro, Não usufruir benefícios fiscais, Não ter rendimentos do exterior, Pequenas e Médio porte que fazem prestação de serviço.

Lucro Real

Usado para saber a porcentagem de tributação para a contribuição de imposto de renda de pessoas jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). O Lucro Real é adotado pelo regime tributário para calcular imposto se a empresa não optar por nem um outro tipo.

Existem empresas que são obrigadas a adotar este tipo de lucro: Bancos, empresas corporativas de créditos, financeiras, gestoras de créditos imobiliários, corretoras de câmbio, empresas de seguros e outros semelhantes, empresas ligadas a agronegócio, empresas que recebem isenção ou benefício fiscal, empresas factoring (concessão de crédito a curto prazo para bens ou serviços, para empresas em situações de dificuldade financeira), empresas que possuam lucro ou recebam capital fora do país, sociedades e propósitos específicos que usem modelos Simples Nacional.

Diferenças

Lucro Real e Lucro Presumido, são duas formas diferentes de calcular o pagamento de IRPJ. O Lucro Real usa o valor do lucro líquido obtido pela empresa, já o Lucro Presumido usa um valor que é estabelecido previamente, e não corresponde uma taxa exata real do lucro da empresa naquele período.

Os cálculos dos lucros Real e Presumido:

Para cálculo do Lucro Presumido são usados os valores definidos pela lei ROB (Receita Operacional Bruta) de uma empresa, o valor varia do tipo de serviço que a empresa fornece.

Os valores para IRPJ são:

  • 1,6% para empresas que fazem revenda de combustível ou gás natural
  • 8% para todas as empresas que não se encaixam nas demais categorias
  • 16% empresas que fazem serviços de transporte ou serviços gerais até receita bruta de R$120 mil por ano, esse valor não se encaixa para transporte de carga
  • 32% para empresas que fazem negócios ou serviços de administração, locação de imóveis, moveis, cessão de direitos ou prestação de serviço

Valor para CSLL:

  • 12% Todas as empresas que não se encaixam nas demais categorias
  • 32% empresas que faz negócios ou serviços de administração, locação de imóveis, moveis, cessão de direitos ou prestação de serviço

Para PIS e COFINS são calculados valores mensais:

  • 0,65% para PIS
  • 3% COFINS

Lucro Real

O primeiro passo do cálculo é feito pela contabilidade da empresa, ou seja, saber qual foi o valor do faturamento total naquele período. O período pode ser anual ou trimensal, fica a escolha da empresa.

Depois de saber o valor do faturamento total, devem ser deduzidos os gastos para o funcionamento da empresa, manutenção e salário dos funcionários. Depois desse cálculo, a empresa terá o resultado real de seu lucro, e através dele, o IRPJ será calculado.

Dicas para fazer sua empresa lucrar

Investimento em tecnologia: investir em tecnologia é um gasto que pode ajudar sua empresa se feito corretamente, a tecnologia tem se tornado algo importante e vantajoso para muitos.

Investir no crescimento da empresa: reinvista também na sua empresa, para poder expandi-la e elevar a lucratividade. O dinheiro ganho tem que ser convertido para negócio, para dar um aumento de negociações e também de retorno.

Equipe de qualidade: tenha uma equipe preparada e qualificada para os serviços de sua empresa, invista também nos desenvolvimentos de sua equipe, e a prepare de forma apropriada para desempenho de seus deveres.

Trace metas: tenha uma meta para ser atingida naquele período e do que oferecer para seus clientes, combine a meta com incentivo aos funcionários para que o objetivo seja alcançado.

Fundamentos de Gestão: siga o passo de cada fundamento para todos os processos dos mais simples até os mais complexos, não negligencie nada.

Serviços que mais lucram

E para você que está começando agora no ramo do empreendedorismo, mas não sabe muito bem qual setor está em alta, segue uma lista atualizada dos 10 ramos e negócios que mais estiveram em alta no Brasil:

  • Alimentação e bebidas
  • Vestuários calçados
  • Construção
  • Saúde
  • Educação
  • Serviços pessoais
  • Serviços especializados
  • Informática
  • Vendas e marketing
  • Entretenimento
Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares